
Um dos ativos mais interessantes e versáteis para a pele é o ácido hialurônico que pode ser de uso tópico ou injetável, tendo, de acordo com o uso funções diferentes.
# Esse ácido tem a propriedade de atrair e de reter a água, o que garante que a pele fique mais firme, hidratada e mais viçosa.
# Se usados topicamente, ele age como um ótimo hidratante, que vai simplesmente hidratar a pele, mas sem preencher rugas e linhas como afirmam alguns.
# Pra preencher rugas e marcas de expressão, o ácido hialurônico deve ser injetado na pele, proporcionando um efeito natural, já que o nosso organismo produz esse ácido, que começa a ter a produção reduzida a partir dos 25 anos.

Ácido hialurônico uso tópico
O uso tópico do ácido hialurônico, ou seja, em cremes e séruns, aumenta bastante a hidratação da pele, já que auxiliam na retenção da água, ajudando a reduzir aquelas linhas mais finas e superficiais, que são fruto do ressecamento da pele, principalmente. Sua ação aqui não é de preenchimento, é dizer, ele não vai preencher linhas ou rugas.
Pra que penetre mais profundamente na pele, o ácido hialurônico vem aparecendo nas composições na forma microionizada, mas também aparece, na mesma fórmula, com moléculas maiores para que possa permanecer na superfície e impedir a perda de água.
Produtos que, além do ácido hialurônico, contenham ativos antioxidantes, como a vitamina E e a vitamina C, são ainda melhores, já que potencializam os resultados.
Ácido hialurônico uso oral
Uma novidade quente, que ainda não chegou ao Brasil, é o ácido hialurônico de uso oral, em forma de cápsulas. Pra quem se interessou, nas farmácias de manipulação já é possível manipular, mas é preciso passar por um dermatologista pra que ele prescreva a quantidade ideal, que, via de regra, varia de 100 a 300 mg.

Ácido hialurônico Injetável
Aqui é onde dá pra notar com mais força o poder do ácido hialurônico, pois ele consegue preencher bigode chinês, linhas ao redor dos olhos, dos lábios e também regiões que perderam massa, como as bochechas, a boca e as olheiras, por exemplo.
A concentração do gel preenchedor é variável e vai depender do efeito a que se quer chegar. O procedimento não é doloroso, mas após a aplicação e nos dias seguintes a região tende a ficar inchada, sendo necessário evitar a exposição solar durante o período.
Após três dias da realização do procedimento é possível notar os resultados, que duram até um ano.
É interessante ressaltar que o ácido hialurônico também trata a celulite e as cicatrizes de acne.
No caso da celulite, o paciente é anestesiado (anestesia local) e uma agulha é introduzida na região para deslocar as fibroses, e aí preenche-se o espaço faltante com o ácido hialurônico. Apesar de ser um procedimento mais agressivo, é rápido e o paciente é liberado no mesmo dia, mas a região fica inchada por até cinco dias.
No caso da acne, preenche-se as cicatrizes com o ácido hialurônico pra uniformizar a pele.
Agora é só analisar qual melhor opção para o seu caso e se jogar!