Muita gente pergunta se pode ou não continuar utilizando ácidos no verão, sobretudo o retinóico, que é mais potente.
A resposta mais coerente para essa pergunta é DEPENDE.
Depende da sua pele, depende do seu estilo de vida e depende mais ainda do seu comprometimento.
Estilo de vida conta muito porque, por exemplo, um salva-vidas, que passa o dia inteiro na praia, não é a pessoa mais indicada para usar ácido no verão, mesmo se entupindo de filtro solar, já que a exposição é muito mais intensa, ao contrário de um médico, que passa o dia no hospital.
Quem quer usar ácido no verão tem que saber que qualquer deslize pode ser fatal, porque a pele mancha mesmo, e pra valer, já que a grande maioria dos ácidos são fotossensíveis, o que significa que, em contato com a luz solar, eles estimulam a produção de melanina.
Então, se você tiver disciplina pra lavar bastante o rosto pela manhã, sem deixar nenhum resquício de produto, aplicar corretamente o filtro solar e reaplicá-lo nos horários determinados, dá sim pra usar o ácido, se o seu dermatologista determinar.
Além disso, vale reduzir a concentração do ácido utilizado ou então substituí-lo por uma versão menos ou não fotossensível, como o ácido glicólico e o ácido kójico.
Vale lembrar que em casos de exposição solar intensa, quando, por exemplo, passamos o final de semana torrando na praia, o uso do ácido deve ser suspenso por questões de segurança.
Beijos
Ju Lopes