Aprenda a limpar o rosto: Evite erros comuns

Diariamente, as obrigações nos levam a sair de casa logo cedo, ficamos o dia inteiro à mercê de males “invisíveis” como poeira, fumaça, germes, bactérias e, também, a companheira de todos os dias, a maquiagem. Todas essas agressões fazem muito mal à cútis e prejudicam a pele em todos os sentidos, por isso, surge importância do tão falado ritual de cuidados com a pele. É ele quem garante vida longa ao rostinho bonito que, infelizmente, não vai escapar dos efeitos do tempo.

Então vamos começar indo diretamente ao ponto: pare de se sabotar! É simples, faça o que tem que ser feito diariamente, mas não de qualquer maneira. O fato de parecer simples, não significa que realmente é. Para que você não permaneça no erro, nós vamos te ajudar a se livrar das falhas mais comuns cometidas na limpeza da pele e, muitas vezes, soa tão bobas que a gente nem percebe.

Aprenda a limpar o rosto: Evite erros comuns
Aprenda a limpar o rosto: Evite erros comuns

Mesmo que você seja uma expert no processo de limpeza facial, não custa nada conferir os pequenos deslizes que podem causar problemas no futuro. Afinal, todo conhecimento é válido. Mas se você tiver a intenção de otimizar o seu tempo e alcançar os efeitos almejados, uma boa forma de começar é se livrando dos erros desde o início.

Erros comuns

Quase imperceptível

É tão comum chegar à cuba do banheiro, abrir a torneira e levar as mãos diretamente ao rosto não é? Pois bem, é aí que mora o perigo. Esse simples ato, que de tão comum até parece bobo, espalha as bactérias e os germes acumulados nas mãos por toda a sua linda face. Comece certo lavando suas mãos, primeiramente com água em abundância e depois com o auxilio do sabão.

Qual o seu tipo de pele?

Se o cabelo é oleoso agente usa um tipo de xampu, se é seco há um outro mais indicado e com a pele você também age assim? Há diferentes tipos de pele, cada uma com suas características especiais, respeitar essa regra vai garantir todo o sucesso do visual, caso contrário, apele certamente vai corresponder negativamente a isso. Portanto, não pense que pode lavar o rosto com o produto de limpeza da sua mãe. Neste caso o fator mais agravante é a diferença de idade, que também é um grande perigo!

Não economize na hora de comprar seus produtos de limpeza com a pele, não é preciso esbanjar, mas ao menos invista em que vá de encontro às suas necessidades. A versão em gel, mais leve e co poucos aditivos hidratantes é indicada para a pele oleosa. As secas já necessitam de uma hidratação mais intensa, enquanto as peles normais se adéquam bem aos produtos neutros.

Temperatura da água

Acha que não tem nada haver? Engana-se quem pensa assim, é claro que, em dias mais frios é difícil se abdicar do aconchego que uma boa ducha de água quente proporciona, mas é necessário, pois essa é uma das formas de manter a saúde da pele.

A água morna também não é a melhor indicação para lavar o rosto, tanto uma como a outra ressecam a pele e proliferam as glândulas sebáceas ocasionando a acne. Para facilitar a tarefa, não leve seus produtinhos para o chuveiro, assim você não vai ser tentada a se render à água quente. A água fria além de muito saudável é excelente para a pele oleosa.

Menos é mais

Alguns produtos são altamente concentrados e precisam ser administrados na quantidade correta para não causar dano. Lembre-se que aplicar um volume maior do que o indicado não implicará em melhores benefícios, mas pode obstruir os poros. Cada produto tem uma forma diferente de aplicação, leia o rótulo atentamente e siga todos os passos para que os resultados sejam satisfatórios. Enxágue o rosto

A água por si só já é uma rica fonte de saúde, por isso, use-a a seu favor. Após remover a maquiagem e realizar toda a limpeza da pele, é superimportante lavar o rosto com água fria em abundância, já que os resquícios de produto, por mais que ele seja de qualidade, prejudicam quando ficam por mais tempo sob a cútis. Ao enxaguar, tenha certeza de que o rosto está limpo leve e solto, pronto para outra!

Pegue leve na toalha

Depois de todo o ritual de higienização da pele, não queremos estragar todo o trabalho né? Para isso, seja delicada no momento em que for enxugar o rosto já que a grande sensibilidade desta área faz com que os movimentos bruscos causem danos à pele. Se preferir, use lenços desenvolvidos especialmente para essa função, seu tecido macio cuida da sua querida pele.

Nunca durma com maquiagem
Nunca durma com maquiagem

Retire T-O-D-A a maquiagem

Eu sei que talvez você possa estar cansada de ouvir essa recomendação, mas essa insistência fatídica é bastante necessária se levarmos em conta o que a não execução dessa tarefa pode causar na sua pele. E mesmo diante desse fato, acredita que o cansaço e a preguiça vencem muitas vezes essa guerra? Bom, se você se identifica com essa situação, está mais que na hora de mudar os hábitos, não é mesmo?

Se comprometa com você mesma hoje, o que acontece na maioria das vezes é que, como os resultados maléficos não são imediatos, aparentemente está tudo certo. Mas, infelizmente, vou te dar uma notícia ruim, porém necessária: as conseqüências virão e geralmente em curto prazo. Como não temos como voltar no tempo, é melhor colocar em prática tudo o que aprendeu. Talvez, pensar nessa argumentação a ajude a mudar de atitude de uma vez por todas.

Comece pelo uso do demaquilante, ele remove os excessos dos produtos utilizados no rosto. Para os olhos, o mais recomendado é o bifásico, aquele mais oleoso. Sua textura permite retirar a máscara de cílios, por exemplo, sem prejudicar os amados. Perceba que, como dito acima, ele só remove uma quantidade da maquiagem, por isso, esses passos são sempre seguidos de uma limpeza mais profunda da pele.

Depois de ter aprendido o que não se deve fazer e como proceder de uma maneira diferente. Agora, vamos ensiná-la as formas corretas de aplicação de outros processos de limpeza e como potencializá-los.

A esfoliação resgata a luminosidade da pele com a remoção das células mortas
A esfoliação resgata a luminosidade da pele com a remoção das células mortas

Esfoliação

Seu uso é recomendado duas vezes por semana. A pele mais sensível pode sofrer escoriações ou irritações mais facilmente, por isso, faça o processo que resgata a luminosidade da pele com a remoção das células mortas somente uma vez na semana. Não há nenhum mistério na aplicação, passe com as próprias pontas dos dedos em movimentos circulares e suaves por todo o rosto. Além de promover a renovação da pele, ela também expulsa aqueles pontinhos pretos que geralmente aparecem no nariz e nas regiões próximas a ele.

Dica: Para potencializar o efeito do esfoliante na pele, pegue uma bolinha de algodão e a envolva com gase, pressione-a massageando toda a extensão da face.

Sabia que há uma maneira correta para remover o esfoliante?

Sim, essa é uma novidade para algumas. Se você retirava somente com água, de modo aleatório, saiba que há uma forma mais indicada para isso. Com o auxílio de duas gases, uma em cada lateral do nariz, faça movimentos sempre de dentro para fora removendo todo o produto da cútis. Use um sabonete apropriado para sua pele, assim como ensinamos acima, após isso, use e abuse da água, que é o líquido indispensável na remoção dos vestígios de produtos. Depois é só acariciar a pele com uma toalha macia.

Creme hidratante

É ele quem garante a maciez, o brilho e o toque aveludado da pele. Aplique com as pontas dos dedos espalhando por todo o rosto, massageie sempre em direção à testa, assim o produto é melhor ativado.

Dê tchau a flacidez no pescoço

Certo: Quando o creme está em contato com a pele seus efeitos são inquestionáveis, porém, é possível maximizar sua ação com as técnicas específicas desenvolvidas para cada região. No pescoço, as duas mãos devem estar direcionadas para baixo, esse movimento faz com que a flacidez demore um pouco mais a aparecer e também melhora a circulação sanguínea.

Errado: Nunca realize a técnica no pescoço com os movimentos contrários, ou seja, pra cima. Dessa forma ao invés de lutar contra o envelhecimento, acontece justamente ao contrário, esses gestos podem levar embora a juventude da pele, antecedendo o aparecimento do envelhecimento no tecido.

Logo após realizar todo o passo a passo do ritual de beleza feminino, é possível notar quase que imediatamente, uma melhora visível na pele. Tanto na textura aveludada, quanto na luminosidade proporcionada com o clareamento da pele do rosto, principalmente na área dos olhos.

Você sabia?

Já ouvir falar que não se pode passar protetor solar comum na região dos olhos? Por ser específico para a pele do rosto, seu uso não é indicado. Com certeza vale à pena investir em um protetor formulado para os olhos, que além de livrar dos raios solares ainda garante o tratamento da área.

Aprenda a limpar o rosto: Evite erros comuns
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kemilly Bertini

Jornalista, comunicativa, pura energia. Apaixonada pelo universo feminino, dar dicas sobre beleza, moda, cabelos, maquiagem sempre foi seu maior hobby e ajudar mulheres a descobrirem a melhor versão de si mesmas é um dos seus prazeres.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.