Entre as opções de atividades aeróbicas disponíveis nas academias, está o ballet fitness, que consiste em uma espécie de dança misturada com exercícios físicos. A modalidade de atividade aeróbica, que está disponível nas academias mais modernas, principalmente naquelas que são frequentadas apenas por mulheres, possui como objetivo melhorar a agilidade, a flexibilidade, a força, a memória, a postura, a resistência, a respiração e o equilíbrio, além de tonificar os músculos e queimar calorias, de modo que você possa perder peso, perder gordura localizada ou ganhar massa magra, conforme os seus objetivos. Mas, do que exatamente se trata o ballet fitness?
Quem pode fazer?
Quem pretende realizar o ballet fitness, não precisa ter a mesma habilidade de uma dançarina de ballet clássico, pois se trata de uma atividade aeróbica que não requer o mesmo esforço. No entanto, requer concentração e disciplina para aprender os passos corretamente. Além da parte de dança em forma de ginástica, o ballet fitness conta ainda com exercícios físicos, como, por exemplo, as abdominais, as flexões, os agachamentos e os alongamentos, que são essenciais para relaxar o corpo e também evitar lesões, além de preparar os músculos para a atividade aeróbica. As repetições e o tempo de sustentação são fundamentais.
Gasto calórico por aula de ballet fitness
Com gasto calórico de 1500 calorias, a cada hora de aula, o ballet fitness é uma opção também para quem não gosta de fazer musculação, pois define os músculos da mesma forma, evitando assim a flacidez e resultando no corpo perfeito. Apesar de ter uma intensidade menor do que a corrida, o ballet fitness cansa menos, mas queima mais calorias e consequentemente mais gordura. Feita da forma correta e sem faltar nas aulas, a atividade aeróbica começa a apresentar resultados após um mês de treinos. Como não se trata do ballet clássico, dito anteriormente, qualquer pessoa pode praticar ballet fitness.
A única diferença é que quem já possui experiência com dança vai buscar os movimentos mais rapidamente, ao passo que quem é iniciante vai começar com dúvidas. Mas, isso não é motivo para você se sentir inferior, pois é normal. Nos primeiros dias de aulas, o esforço e as dúvidas serão maiores. Com o tempo, elas vão diminuindo e você passará a se cansar menos com os treinos também. Encare as dificuldades iniciais como um desafio e depois basta superá-las uma a uma. O ballet fitness não só fará bem para o seu corpo, mas também para a sua mente.
Para quem está em dúvida se pode ou não se pode praticar a atividade aeróbica em questão, o ballet fitness não é recomendado para quem possui alguma lesão, devendo conversar com um médico e receber autorização para poder participar das aulas. É importante não ocultar alguma lesão ou alguma doença, pois isso pode te prejudicar a curto, médio e longo prazo, já que, o que é temporário e pode ser tratado, pode acabar virando algo que não dá pra reverter depois. Mesmo que você desconheça qualquer problema de saúde, faça a avaliação física da academia e faça um check-up da mesma forma.
Vale lembrar que para alcançar os resultados desejados com o ballet fitness, é preciso aliar, em conjunto, uma refeição saudável, que consiste em aliar carboidratos, gorduras e proteína em porções controladas, evitando o açúcar. De nada adianta fazer um treino e querer resultado se a alimentação é ruim. Existem horários mais adequados dentro do dia para se comer cada categoria de alimento em porções controladas. Pela manhã, o organismo digere as coisas mais rápido e você precisa de energia, motivo pelo qual carboidratos saudáveis são desejados. No jantar, ocorre tudo ao contrário, então as proteínas são melhores neste período.