in

Quais as Causas das Varizes?

São muitas as causas das varizes, mas a determinante é a predisposição familiar. Assim, se os avós, pais e tios têm varizes, a tendência é que os filhos, netos e bisnetos também tenham.

Além do fator genético, o sexo também é determinante, já que as mulheres são muito mais atingidas do que os homens, em média 3 vezes mais. A razão dessa predominância é hormonal, já que os hormônios femininos reduzem a força das ”paredes” das  veias, o que, consequentemente, enfraquece os vasos.

A questão hormonal também é a causa do surgimento de varizes durante a gestação.

De modo geral, a idade também influencia no aparecimento das varizes, e quanto mais o tempo passa, a idade chega e a produção de colágeno diminui, a coisa piora, pois com menos colágeno as veias tendem a se dilatar mais facilmente.

Fora os fatores naturais, temos os hábitos, que influenciam demais no surgimento das benditas. Mas que hábitos são esses? Permanecer muito tempo na mesma posição é um deles, já que quem não se movimenta acaba prejudicando a circulação do sangue na parte inferior do corpo.

Captura de tela inteira 08042013 210648

Sim, quem fica muito tempo em pé tende a sofrer mais com o problema, mas se a pessoa passa muito tempo sentada, o problema é o mesmo, porque o que determina é a presença ou não de movimento, e não a posição em que a pessoa fica.

Sedentarismo, excesso de peso e intestino preso também fazem parte das possíveis causas das varizes.

Como a circulação é essencial para que as varizes não deem as caras, é preciso melhorar a circulação do sangue e isso se faz movimentando os músculos. Mesmo que esteja no trabalho, mesmo que precise permanecer sentada por 10 horas, você precisa parar de hora em hora e “esticar as pernas”.

O uso de meias elásticas, daquelas de compressão, também é uma saída viável pois elas pressionam tanto o pé quanto os tornozelos, o que auxilia o sangue a subir para o coração. O único problema da meia, além da questão  estética, é que ela esquenta bastante, o que é um problema para quem mora em um país tropical, como o nosso.

Há quem sustente, ainda, que o uso de salto alto seja fator de causa ou agravamento das varizes, mas esse é um assunto controverso. É fato que, dependendo do tamanho do salto, o sangue pode ficar retido na região da panturrilha, mas o pé reto também “pede” mais força dos músculos na hora de bombear o sangue, então, o que vigora é que saltos de dois centímetros (só uso de 10, porque eu sou um “tamborete” e só com salto alto eu consigo chegar numa altura aceitável!), em média, não interferem no problema.

Muita gente fala em remédios para evitar o surgimento das varizes, mas isso não passa de mito, porque os remédios que existem agem somente no controle e melhora dos sintomas, aliviando as dores e o inchaço, mas não possuem o poder de prevenção.

No próximo post (AQUI), a gente conversa sobre os tratamentos possíveis!

Beijos

Ju Lopes

Rate this post

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

Varizes: O Que é e Como Prevenir

Quais os Tratamentos Contras as Varizes e Vasinhos?