Quais as Causas das Varizes?

São muitas as causas das varizes, mas a determinante é a predisposição familiar. Assim, se os avós, pais e tios têm varizes, a tendência é que os filhos, netos e bisnetos também tenham.

Além do fator genético, o sexo também é determinante, já que as mulheres são muito mais atingidas do que os homens, em média 3 vezes mais. A razão dessa predominância é hormonal, já que os hormônios femininos reduzem a força das ”paredes” das  veias, o que, consequentemente, enfraquece os vasos.

A questão hormonal também é a causa do surgimento de varizes durante a gestação.

De modo geral, a idade também influencia no aparecimento das varizes, e quanto mais o tempo passa, a idade chega e a produção de colágeno diminui, a coisa piora, pois com menos colágeno as veias tendem a se dilatar mais facilmente.

Fora os fatores naturais, temos os hábitos, que influenciam demais no surgimento das benditas. Mas que hábitos são esses? Permanecer muito tempo na mesma posição é um deles, já que quem não se movimenta acaba prejudicando a circulação do sangue na parte inferior do corpo.

Captura de tela inteira 08042013 210648

Sim, quem fica muito tempo em pé tende a sofrer mais com o problema, mas se a pessoa passa muito tempo sentada, o problema é o mesmo, porque o que determina é a presença ou não de movimento, e não a posição em que a pessoa fica.

Sedentarismo, excesso de peso e intestino preso também fazem parte das possíveis causas das varizes.

Como a circulação é essencial para que as varizes não deem as caras, é preciso melhorar a circulação do sangue e isso se faz movimentando os músculos. Mesmo que esteja no trabalho, mesmo que precise permanecer sentada por 10 horas, você precisa parar de hora em hora e “esticar as pernas”.

O uso de meias elásticas, daquelas de compressão, também é uma saída viável pois elas pressionam tanto o pé quanto os tornozelos, o que auxilia o sangue a subir para o coração. O único problema da meia, além da questão  estética, é que ela esquenta bastante, o que é um problema para quem mora em um país tropical, como o nosso.

Há quem sustente, ainda, que o uso de salto alto seja fator de causa ou agravamento das varizes, mas esse é um assunto controverso. É fato que, dependendo do tamanho do salto, o sangue pode ficar retido na região da panturrilha, mas o pé reto também “pede” mais força dos músculos na hora de bombear o sangue, então, o que vigora é que saltos de dois centímetros (só uso de 10, porque eu sou um “tamborete” e só com salto alto eu consigo chegar numa altura aceitável!), em média, não interferem no problema.

Muita gente fala em remédios para evitar o surgimento das varizes, mas isso não passa de mito, porque os remédios que existem agem somente no controle e melhora dos sintomas, aliviando as dores e o inchaço, mas não possuem o poder de prevenção.

No próximo post (AQUI), a gente conversa sobre os tratamentos possíveis!

Beijos

Ju Lopes

Quais as Causas das Varizes?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.