in

Controle a Oleosidade da Pele Já!

Convivendo desde sempre com uma pele extremamente oleosa, eu bem sei o quanto ela dá trabalho!

O excesso de brilho incomoda,  não deixa a make durar e causa um certo constrangimento, e isso sem falar na dificuldade que é encontrar bons produtos que realmente controlem a oleosidade da pele.

O grande problema é que são muitas as coisas, coisas que a gente nem imagina, que podem piorar essa oleosidade, como o corte do cabelo e a maquiagem que usamos, por exemplo.

Maquiagem pra pele oleosa precisa ser, sempre, oil free, ou seja, livre de óleo. As maquiagens minerais são boas pedidas, já que o risco delas entupirem os poros e piorar a situação é bem menor. Um cuidado a ser tomado aqui é com o pó, que é um produto bastante usado pelas mulheres de pele oleosa para esconder o brilho da face. É que ele pode acabar entupindo os poros, sobretudo se a limpeza da pele e a remoção da maquiagem não forem feitas de maneira correta.

pele1

A maquiagem precisa ser removida diariamente com produtos isentos de óleo e, em seguida, a pele precisa ser higienizada com produtos livres de álcool e adstringentes, pra controlar a produção de sebo.

Quando, por algum motivo, não for possível limpar a pele como se deve e remover a maquiagem corretamente, lance mão dos lenços umedecidos, que não devem ser utilizados com muita frequência, mas que, em momentos de emergência, quebram o maior galho.

Antes de dormir, após remover a maquiagem e higienizar a pele, aplique algum produto específico de tratamento, preferencialmente receitado por um dermatologista. A noite é o momento certo de usar ácidos, como o retinoico, por exemplo, que melhora a oleosidade e reduz a aparência dilatada dos poros.

O hidratante usado durante o dia precisa ser isento de óleo e ter textura leve, em gel, sérum ou loção, e o filtro solar, que é de essencial importância, também.

SAIBA MAIS: Duvidas sobre hidratantes faciais.

Na hora do banho, evite água muito quente, banhos demorados e sabonetes muito cremosos e hidratantes. A água quente ressecada a pele e causa o efeito rebote, fazendo com que a pele produza ainda mais sebo e fique ainda mais oleosa. Melhor evitar!

Quanto ao sabonete, evite usar no rosto o mesmo produto que você usa no corpo, já que eles possuem funções diferentes.

Outra coisa muito importante, e que pouca gente presta a devida atenção, é o corte de cabelo. Franjas que “caem” no rosto devem ser evitadas, vez que a oleosidade do couro cabeludo acaba “descendo” para o rosto e a franja abafa a testa, o que piora a oleosidade. Assim, evite cortes que deixem os fios em contato direto com o rosto.

SAIBA MAIS: Franjas, a nova hair trend de inverno.

O uso do ar condicionado é, também, problemático, vez que ele resseca a pele. E isso não é bom? Não, pois esse ressecamento faz com que o organismo produza ainda mais sebo e deixe a pele ainda mais oleosa, o que é um problema.

Dá pra ver que cuidar da pele oleosa não é nenhum bicho de sete cabeças, não é mesmo? Basta tomar alguns cuidados básicos!

Beijos

Ju Lopes

Rate this post

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

Leave-In Spray: Por Um Finalizador Mais Leve

Como Evitar as Alergias de Inverno?