Dicas Caseiras Para Pele!

Cada dia surgem cosméticos novos, com funções novas, e se formos comprar tudo o que é lançado, declaramos falência, sobretudo porque lançamentos costumam custar bem caro e superpesar no bolso, não é mesmo? No mais, não raras vezes compramos sem saber direito se aquilo é ou não indicado para a nossa pele, para o nosso cabelo, e se vai funcionar para o que a gente quer, do jeito que a gente quer, o que pode resultar em problemas.

Se comprar tudo o que queremos não é uma boa ideia para o bolso e para a beleza, utilizar receitinhas caseiras pode ser, em muitos casos, a solução ideal!

Gelo: Para Fazer o Make Durar Mais!

Até uns poucos anos atrás, ninguém ouvia falar em primer, que hoje é um item indispensável de maquiagem, já que fixa melhor a maquiagem, aumenta a sua durabilidade, reduz visualmente o tamanho dos poros, controla a oleosidade e deixa a pele mais uniforme.

Captura de tela inteira 14072013 191327

As meninas de pele mista e oleosa, bem como as de pele madura, são as que mais sofrem com os poros dilatados, sobretudo no nariz, nas bochechas e na testa (zona T), que são as áreas onde existe uma maior concentração de sebo.

Para disfarçar os poros, o primer é uma das melhores opções, e no mercado existem diversos tipos diferentes, mas existe um truque caseiro que ajuda a minimizar os poros e a aumentar a durabilidade da maquiagem: o gelo!

O gelo já é usado faz tempo por muita gente justamente pra aumentar a durabilidade da make, mas também pra desinchar o rosto (e os olhos!), visto que é um vasoconstritor poderoso, que reduz o inchaço, reduz os vasos e o diâmetro dos poros.

Quando o diâmetro dos poros é reduzido, mesmo que temporariamente, a oleosidade também acaba sendo reduzida e a maquiagem dura mais. Claro que o efeito não é igual ao de um primer, mas quebra o galho nos momentos de aperto e não custa nada!

Basta fazer uma compressa com gelo e aplicar na pele, deixando agir por 2 minutos e remover depois!

Olheiras? Disfarce-as Já!

As olheiras são super difíceis de serem tratadas, e a grande maioria dos produtos disponíveis para, supostamente, tratá-las, não passa de engodo. A questão é que as olheiras podem ter diversas origens, diversas causas, então não existe um produto que consiga tratar todos os tipos de olheiras.

Contudo, se as olheiras forem causadas pela dilatação dos vasos, que é o mais comum, produtos ou técnicas que ajudem a estimular a circulação e reverter o processo de vasodilatação mostram-se eficazes para reduzir o escurecimento na região. Uma dessas “técnicas”, que é caseira, é o uso de uma colher gelada nas olheiras. Parece maluquice, mas o fato é que isso acaba gerando a famosa vasoconstrição, que reduz o acúmulo de sangue na região a ser tratada, reduzindo as olheiras.

Captura de tela inteira 09082013 171500

O cuidado aqui é não utilizar uma colher muito gelada, pois isso pode causar queimaduras na pele. O certo é colocar a colher no congelador antes de ir dormir e retirá-la de lá de manhã, deixando-a em temperatura ambiente por, em média, 15 minutos antes de aplicá-la na pele, verifique antes se o “frio” é suportável.

Substitutos para a Água Termal

Eu sou LOUCA por água termal, uso todos os dias, várias vezes ao dia, e é o que me salva nesse calor infernal daqui. Acalma minha pele, que é muito sensível por causa do ácido retinóico, e alivia muito as brotoejas, refrescando e tirando o ardor. Pra acalmar a pele não conheço nada melhor!

E sim, a água termal é diferente da água da torneira, embora minha mãe jure que não e fique indignada em me ver “pagando caro por um tubo de água”! É que a água termal é retirada de fontes subterrâneas, e contém muitas substâncias benéficas para a pele, como sais minerais, principalmente zinco, selênio e cálcio. No mais, hidrata e protege a pele, sendo muito indicada para quando a pele está mais sensível, avermelhada ou após procedimentos estéticos.

De ruim mesmo só o preço, que costuma ser alto levando-se em conta que é uma “água”. Mesmo não tendo o que substitua verdadeiramente a água termal, existem algumas coisas que simulam o seu efeito, e uma dessas coisas é o soro fisiológico, preferencialmente resfriado. O soro fisiológico contém água destilado e sódio, ajudando a hidratar a pele, e nesse ponto ele é semelhante a água termal, contudo, não possui o efeito calmante.

Além do soro fisiológico, temos também a água de coco, que é rica em vários minerais, inclusive cálcio, magnésio e fósforo, que hidratam a pele e repõem os minerais que foram perdidos. A parte ruim é que a água de coco é “pegajosa”  na pele e deve ser “lavada” um pouco depois do uso, senão o rosto fica grudento. A água de coco não acalma a pele como a água termal e também não consegue penetrar na pele, mas, em momentos de agonia, como na praia, por exemplo, ajuda.

Captura de tela inteira 29072013 195829

Pra acalmar a pele temos o chá de camomila e o óleo essencial de lavanda. Quando a pele estiver irritada, aplicar uma compressa ou borrifar chá de camomila no local da irritação ajuda a acalmar a pele, aliviando a irritação. Esse chá possui ação anti inflamatória, e deve sem aplicado na pele preferencialmente frio. Quando a pele está queimada do sol ele também ajuda muito!

Além do chá de camomila, temos o óleo essencial de lavanda, que é um dos melhores calmantes que já usei na vida! Quando a pele estiver irritada, misture em um borrifador 50 ml de soro fisiológico e 15 gotas de óleo essencial de lavanda. Essa mistura pode ser aplicada diretamente na pele e produz alívio imediato, melhorando a vermelhidão, o queimor e o ardor da pele.

Outro “poder” do chá de camomila é o de desinchar os olhos. Basta aplicar um algodão com chá de camomila gelado sobre os olhos e deixar agir por quinze minutos para que  o inchaço seja reduzido. Assim como o chá de camomila, as rodelas pepino geladas também melhoram o inchaço!

Sabonete Neutro é Vida!

Eu adoro sabonete, e tenho um monte pra pele, porque nunca resisto, embora só use um de cada vez. É que quem tem pelo oleosa bem sabe como é… Qualquer promessa de menos brilho e oleosidade controlada a gente corre logo atrás!

Só que essa mistura de produtos, que volta e meia a gente compra sem saber se é mesmo indicado pro nosso tipo de pele, pode acabar causando problemas e piorando ainda mais o estado geral da pele! O ideal é que, sempre, um dermatologista oriente o uso de acordo com o nosso tipo de pele. Quando isso não for possível, pra não correr o risco de danificar a pele, de causar ressecamento ou de piorar a oleosidade, opte por um sabonete neutro, ou mesmo um sabonete infantil, que limpa sem agredir e mantém o mesmo pH da pele.

Capturas de tela50

Esse tipo de sabonete, quando líquido, serve também pra remover a maquiagem, e é uma ótima opção para a maquiagem dos olhos, sobretudo pra quem tem blefarite, que deve sempre usar esse tipo de produto pra limpar as pálpebras.

O Que é Básico!

1- O básico se chama alimentação e não tem pra onde correr! Não adianta investir em cremes maravilhosos se você não cuida da sua alimentação, porque é ela quem vai garantir o viço e a beleza da pele, não tem jeito! É preciso se alimentar para alimentar a pele com os nutrientes que ela precisa, como vitaminas, minerais e antioxidantes.

Ingerir boas quantidades de vitamina C, vitamina E e vitamina A diariamente é garantir antioxidantes para combater os radicais livres, que causam o envelhecimento, e permitir que a pele fique protegida e nutrida.

2- O melhor hidratante do mundo é a água. Nada, nenhum creme é melhor que ela, e isso quem me explicou foi a minha dermatologista, porque em média, 80% da hidratação é interna. Se o seu organismo não estiver hidratado, não existe nenhum creme que dê jeito! Por isso, tome bastante água por dia e não deixe que o seu organismo fique desidratado, senão a pele sofre, fica ressecada, sem viço, sem elasticidade e sem vida.

No mais, a correta absorção dos nutrientes só acontece quando o organismo está equilibrado, e isso depende da água. E sem água as toxinas não são eliminadas, e o acúmulo de toxinas reflete na pele de forma bastante negativa.

3- Limpe a pele corretamente! Gente, eu sou muito mais investir em um bom sabonete facial do que no melhor hidratante, porque se a pele não estiver limpa da maneira correta, não adianta usar creme nenhum, porque os ativos não vão conseguir penetrar na pele e não serão absorvidos corretamente.

4- Protetor solar sempre! Todo mundo já sabe que 80% do envelhecimento é causado pelos raios solares, então, usar o que for na pele e não passar protetor solar, nas quantidades adequadas e da forma correta, é jogar dinheiro fora!

E não é qualquer protetor solar não, tem que ser um que proteja bem dos raios UVA, que são os responsáveis pelo envelhecimento!

Beijos

Ju Lopes

ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Deixe seu comentário

Comentários