Todo tipo de pele exige cuidados específicos, já que cada uma tem suas particularidades, mas a pele oleosa costuma ser bem “trabalhosa”, por assim dizer, porque lidar com o “brilho” não é lá muito fácil, já que a maquiagem não segura, tudo pesa, os poros ficam dilatados, a pele fica grossa e várias outras coisas.
Confiram abaixo algumas dicas que podem ajudar a cuidar desse tipo de pele:
1. Lave do Jeito certo!
Pra quem gosta de lavar a pele a todo momento, aqui vai uma dica: esse hábito piora muito a oleosidade, já que estimula a pele a produzir cada vez mais sebo, pois a cada vez que a pele é lavada, remove-se a proteção natural, então a pele vai produzir sebo pra proteger a pele, e isso acaba saindo do controle. O certo é lavar a pele duas vezes ao dia: de manhã e de noite.
A água não deve ser muito quente nem muito fria, já que a água quente remove a oleosidade natural, o que induz a uma maior produção de sebo. O ideal, assim, é que a água esteja em temperatura ambiente.
Escolha um sabonete com ativos que ajudem a controlar a produção do sebo, e aplique o sabonete em movimentos circulares, massageando o rosto, pois isso estimula a circulação sanguínea.
Após enxaguar o rosto, não esfreguem a pele com toalha, já que essa fricção aumenta a produção de glândulas sebáceas, o que significa ainda mais oleosidade.
2.Tonifique!
O tônico será usado para complementar a limpeza feita pelo sabonete e tonificar a pele, além de prepará-la para o uso do creme facial. Quase ninguém aposta nele, porque acreditam ser dispensável, mas não é, porque a lavagem deixa a pele com um pH ácido, e é o tônico que regula o pH da pele.
Evitem os tônicos com álcool, que pioram a oleosidade, já que causam o efeito rebote, e opte pelas versões adstringentes, que ajudam a controlar a oleosidade e evitam a obstrução dos poros.
3. Hidrate
Quem tem pele oleosa não tem o costume de hidratar a pele, já que existe o mito de que pele oleosa não precisa de hidratação. Precisa sim, porque a hidratação da pele é medida pela quantidade de água no interior da célula e não pela quantidade de óleo.
Quem tem pele oleosa deve sim hidratar a pele duas vezes ao dia, mas optando por hidratantes específicos, com textura leve e fórmula livre de óleo. Mais que isso, é preciso que além de não ter óleo, a fórmula contenha ativos que ajudam a controlar a produção de sebo, tratando, assim, a oleosidade da pele.
Prefira sempre os hidratantes não comedogênico, pois esses são os que não obstruem os poros.
4. Proteja!
Toda pele precisa de proteção, e as regras aqui são as mesmas do hidratante:
- Escolha um produto específico para peles oleosa.
- Opte pelas versões oil free
- Prefira os protetores de textura mais leve, em sérum, em gel ou em gel creme
- Reaplique o filtro solar ao menos duas vezes ao dia
As dicas são simples, mas é a rotina de tratamento que faz a diferença!