Dúvidas sobre peles oleosas e com acne

Seguindo o post anterior…

7-      Quais cuidados essenciais com a pele com acne e/ou oleosa?

Pra começar é preciso higienizar a pele com um produto específico para esse tipo de pele, de preferência com ativos que ajudem a controlar o excesso de oleosidade. Tonificar a pele com tônicos adstringentes isentos de álcool também é importante, para finalizar corretamente a limpeza e equilibrar o pH da pele. Os hidratantes devem ser oil free e conter ativos que controlem a oleosidade. Contudo, vale lembrar, todos os produtos devem ser indicados por um dermatologista pois só ele, na análise de cada caso, saberá o que é melhor para cada pele.

Quase sempre são indicados ácidos, sobretudo o retinóico, mas também o ácido azeláico, dentre outros.

É muito importante que esses cuidados tidos como básicos sejam seguidos, pois eles são o básico do básico para manter o problema sob controle.

8-      Quais os principais tratamentos para a acne?

Os tratamentos para a acne são muitos e incluem produtos de uso tópico, oral, laser e demais tecnologias, e a indicação de um ou outro depende do tipo e da gravidade do quadro de acne.

Captura de tela inteira 23032013 075448

A acne de grau I, a mais leve, é tratada com produtos de uso  tópico, com sabonetes, loções e géis que contenham ativos que diminuem e regulem a produção de sebo e, de quebra, atuem na regularização da queratinização folicular,  como o adapaleno e a tretinoina tópica (ácido retinóico).

Na acne de grau II muitas vezes associa-se os tratamentos indicados para a acne de grau I com antibióticos tópicos, como, eritromicina e peróxido de benzoíla, por exemplo. Aqui, às vezes, pode-se usar, também, a tetracilina e derivados, que são antibióticos que ajudam bastante no controle do quadro.

Nos quadros e graus mais graves, além dos tratamentos já descritos, pode-se fazer uso, e quase sempre se faz de Isotretinoina oral, que é bastante controlado sendo contraindicado em diversos casos. Aqui, o acompanhamento médico é absolutamente essencial!

9-      Existem tratamentos para as manchas e cicatrizes deixadas pela acne?

As manchas são muito comuns nos casos de acne, e podem ocorrer mesmo que as espinhas não sejam “espremidas” ou cutucadas, pois derivam da hiperpigmentação pós-inflamatória. Já as cicatrizes geralmente ocorrem nos casos mais graves de acne, e atingem mais homens que mulheres.

Para as manchas pode-se usar despigmentantes tópicos, como a hidroquinona, o mais usado, geralmente associado ao ácido glicólico ou a tretinoina. Pode-se, em consultório dermatológico, fazer, com o intuito de clarear as manchas, peelings químicos, feitos com ácidos.

Quanto às cicatrizes, depende do tipo. Pode-se fazer uso de peelings médios e profundos, lasers não ablativos, dermabrasão e laser ablativos, por exemplo. Contudo, vale ressaltar, que o tratamento é individualizado e o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para  outra, e há casos em que determinadas cicatrizes não respondem a nenhum tipo de tratamento.

Na próxima semana tem um post super completo com os tratamentos mais modernos  para tratar tanto as manchas quando às cicatrizes de acne, bem como dicas quentíssimas pra vocês!

Beijos

Ju Lopes

Dúvidas sobre peles oleosas e com acne
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

1 Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.