Categories: Beleza

Especial: Saga desmistificando o mundo da beleza

São tantas opiniões diferentes que se torna até difícil saber em quem, e no que realmente se deve acreditar. Por conta desse cenário de incertezas, para ajudá-la na hora de diferenciar verdade de meras estórias que o povo conta, selecionamos algumas das dúvidas mais recorrentes para esclarecer, de uma vez por todas, essa onda de achismos.

Todo o conteúdo foi desenvolvido com base em pesquisas e opiniões de especialistas da área de beleza, estética e dermatológica. Assim, descobriremos o que de fato é verdade daquilo que escutamos em salões, na academia ou num papo com as amigas. Afinal, quem nunca experimentou aquela receita caseira que a amiga da prima da sua mãe te ensinou? Então, não perca mais tempos com mitos e venha com a gente desvendar esses mistérios do mundo da beleza.

Especial: Saga desmistificando o mundo da beleza

Tirar a sobrancelha com cera deixa as pálpebras flácidas?

Assuntos nesse artigo

Esse é o típico tema que rende muitas opiniões divergentes, isso faz com que a maioria das mulheres fique na dúvida na hora de modelar as sobrancelhas, por isso trouxemos alguns pontos de vista para explanar melhor sobre os argumentos mais relevantes relacionados ao fato.

Algumas pessoas afirmam que pelo fato da pele próxima à sobrancelha ser mais delicada e ainda possuir espessura mais fina, o processo de depilação faria com que essa pele se tornasse flácida por conta dos movimentos repetitivos. Essa afirmação está equivocada, não passa de um mito.

A grande maioria dos especialistas sustenta a mesma opinião, ou seja, analisam o tecido da pele, desta forma conseguem chegar a respostas mais concretas, fundamentadas em conceitos médicos. Eles certificam que a depilação com cera não gera flacidez,isso acontece tanto no buço, quanto nas sobrancelhas.

Verdadeira explicação:

o movimento que retira os pelos não é capaz de chegar aos tecidos mais profundos da pele, pois ele é superficial. Já a flacidez, geralmente é ocasionada pelo enfraquecimento das fibras de elastina e colágeno, essas não sofrem agressão no decorrer da depilação. O mesmo vale para as demais partes do corpo, como pernas, virilha e braços.

É certo afirmar que, em algumas pessoas, a cera quente pode ocasionar certa irritação ou inchaço. Isso acontece porque há tipos de peles mais sensíveis que outras. Portanto, as reações se diferem de organismo para organismo. Um fator importante é a qualificação do profissional que irá realizar a depilação, nessas horas não é bom se arriscar, prefira sempre as clínicas específicas ou faça como de costume.

Outro motivo pelo qual a técnica não é bem vista por uma parte dos profissionais, se dá pela grande chance de acontecerem erros, como por exemplo, tirar uma quantidade maior de pelos que não deveria e, assim, acabar deformando o formato. Além disso, a má utilização pode causar manchas. Por isso, se aventurar ao depilar com a amiga é uma demonstração de muita confiança ou até mesmo um ato de coragem, já que a sobrancelha é uma parte do corpo difícil de esconder.

Mesmo em meio à atmosfera de incerteza que ronda a depilação dos pelos com cera quente, até agora, as pesquisas demonstram que esse método é o segundo mais utilizado entre as mulheres para depilação de várias regiões do corpo, perdendo apenas para a famosa lâmina.

Banho demais faz mal à pele?

Banho demais faz mal à pele?

Verdade pura!

Essa informação é do tipo que tem cara de mentira, mas não é. A água propriamente dita não prejudica a pele. O que faz mal é usar produtos de limpeza da pele em excesso, a exemplo do sabonete. Ele remove um tipo de barreira de proteção, ou seja, retira a oleosidade que é indispensável para manter a pele saudável. As consequências do ressecamento se intensificam quando a estação é seca, como a que vem por aí.

A exposição ao sol causa flacidez?

Verdade

O sol é o grande inimigo de uma pele jovem, justamente pelo fato de ser o motivo da maioria dos casos de envelhecimento precoce. Seus raios solares geram flacidez, sardas, manchas, insolações, queimaduras e rugas.

O refrigerante é culpado pelo aparecimento de celulite

O refrigerante é culpado pelo aparecimento de celulite?

Mito

Nesse caso ele totalmente inocente. O que ele faz e, muito bem, é engordar! Logo, entende-se que, se ele aumenta a quantidade de gordura no corpo, essa nova gordura gera a celulite. De fato, o refrigerante não causa celulite, mas contribui para que ela apareça.

Alimentos industrializados causam celulite?

Verdade.

Na maioria dos casos, alimentos como esses possuem conservantes e uma alta concentração de sódio. Isso desencadeia a retenção de líquido que acaba agravando o aspecto na pele.

O trauma dos adolescentes e, infelizmente de alguns adultos que também são atingidos por ela: as espinhas.

Chocolate favorece o aparecimento de espinhas?

Depende

Essa resposta até tranquiliza um pouco as chocólatras de plantão, não é mesmo?
As pessoas que já sofrem com a pele acneica têm maior probabilidade de adquirir novas espinhas e cravos se alimentação for desregrada. Os alimentos gordurosos são o motivo da proliferação, já que eles produzem mais sebo na pele. Portanto não é só o chocolate que pode gerar essas consequências maléficas. Já para aqueles que não são acometidos pela acne, podem comer à vontade. Espinhas não vão aparecer, mas como vimos acima, ele engorda. Então, é bom não exagerar na comilança.

Cosméticos em excesso podem prejudicar a pele e causar espinhas?

Mais ou menos

Os cosméticos de forma genérica não estão relacionados ao desenvolvimento de espinhas. Porém, se sua pele já é oleosa e você ainda usa maquiagens muito hidratantes ou cremosas, estes fatores realmente podem agravar o estado da acne. O importante é retirar toda a maquiagem antes de dormir, limpar, tonificar e hidratar com produtos específicos para o seu tipo de pele. O ideal nesses casos, é optar por maquiagens livres de óleos.

Apertar cravos e espinhas causa cicatrizes?

Verdade, essa atitude mancha a pele!

Tem gente que adora espremer, parece até que é uma coisa prazerosa, mas além desse, existem outros motivos que acarretam essas cicatrizes. É como se fosse uma pré-disposição genética, mesmo que não se tenha o hábito de espremer a pele fica marcada. Entretanto, fora as exceções, as cicatrizes aparecem por conta da tentativa de retirar os cravos com a própria mão. É nada mais, nada menos que marcas geradas com o atrito entre unhas e pele. Para evitar as lesões, use produtos secativos, há uma variedade que agrada a todos os bolsos e gostos.

Mitos e verdades relacionadas à pele e a ação do sol

Filtro solar diário só é necessário no rosto?

Mito

Se as outras partes do corpo também são expostas ao sol diariamente ou quase sempre, é claro que há necessidade de usar o protetor. Tanto no rosto como na região do colo, ombros, braços e mãos.

A pele negra não precisa de filtro solar

Mito

Este tipo de pele realmente se difere dos outros por ter maior quantidade de melanina no organismo. Porém, isso não quer dizer que as morenas estejam dispensadas de se proteger do sol. Usa um produto de proteção é sempre indispensável.

Após um dia de sol a pele não precisa mais ser protegida

Mito

Mesmo com a mudança temporária da cor da pele, o sol continua a lançar seus raios ultravioletas pelo corpo. Então o organismo o absorve da mesma forma que antes, não há mudança.

Tomar sol envelhece?

Verdade

O sol é quase sempre o malvado da história quando se trata de assuntos relacionados à pele, pois ele elimina as fibras de colágeno que a sustentam e com isso potencializa seu envelhecimento. Mas os efeitos não são imediatos, uma vez que o corpo armazena esses malefícios e os resultados só aparecem ao passar do tempo. É um mal silencioso e, na luta contra ele, é ultra recomendado usar o protetor solar. O processo funciona assim: os raios alcançam os tecidos mais profundos da pele fazendo com que eles modifiquem o DNA das células. Daí surgem as lesões, o envelhecimento precoce e chegando até o temido câncer de pele.

Tomar sol faz a acne melhorar

Mentira deslavada!

As pessoas têm a impressão que há uma melhora porque aparentemente isso realmente acontece, o sol meio que causa um efeito ilusório por alguns instantes, mas depois as consequências aparecem. A pele fica avermelhada, com espinhas mais aparentes, além do aumento significativo da inflamação, essas reações ocorrem por conta da estimulação das glândulas sebáceas. Como dito, na presença do sol, nunca hesite em usar o protetor solar, sempre atento ao horário recomendado para a exposição a ele, que é até às 10h da manhã. Mas nada de se estirar e esquecer a vida, pois todo o cuidado é pouco. Enfim, o sol só piora a situação!

Depois daquele bronzeado é bom tomar banho gelado?

Verdade

Ao contrário das consequências do banho quente, entre elas o ressecamento da pele, uma ducha fria faz muito bem. A água fria faz com que os vasos sanguíneos se contraiam e assim, mantenham o bronzeado. Além disso, uma boa ducha fria possui efeitos anti-inflamatório e calmante.

Os alimentos ajudam na hora de se bronzear

Sim, é verdade.

Além de formar uma barreira protetora contra os raios solares, os alimentos como mamão abóbora e cenoura transmitem pigmentos à pele. Além disso, ainda auxiliam no escurecimento, deixando-a mais bronzeada.

Banhos muito quentes podem aumentar a oleosidade da pele?

Verdade.

Pessoas propensas à oleosidade precisam se manter longe da água quente, já que ela retira muito da oleosidade natural da pele e, com isso, o organismo reage com a produção de mais sebo. Portanto, sempre controle a temperatura entre morna e fria.

Mitos e verdades sobre os produtos de maquiagem

Produtos de maquiagem abertos vencem mais rápido?

Verdade.
Quando está aberto o ar entra em contato com o produto causando uma possível alteração nos elementos da formulação. Este cenário é propício para a proliferação de fungos por conta da interferência da umidade e temperatura do ar. É recomendado se desfazer de qualquer maquiagem que apresentar sinais de mudanças, seja no cheiro ou na textura, pois isso caracteriza o risco de irritações, alergias e reações mais graves no futuro.

A base com hidratante substitui o hidratante para o rosto?

Mito.
A base acompanhada de hidratante é ideal para pessoas com pele normal ou seca. As donas de peles oleosas podem correr delas e optar por versões sem óleo.

Spray fixador de cabelo serve para fixar maquiagem?

Mito.

E porque serviria, está escrito em algum lugar que ele é multiuso?

Essa se encaixa na categoria estórias que o povo conta! Há uma infinidade de produtos para segurar a maquiagem e fazê-la durar mais. Seja livre e escolha a embalagem mais bonita, o mais cheiroso e, de preferência, um bom spray. Pense bem, cabelo e pele são duas coisas completamente diferentes, o que os une é o fato de estarem no mesmo corpo, e nada mais. Portanto, cada um tem função e fórmulas específicas. Se a moda pega, logo começariam a lavar o rosto com xampu.

Usar rímel todos os dias pode deixar os cílios fragilizados

Não, isso é lenda.

A máscara de cílios, assim como qualquer outro item de maquiagem de qualidade, não estraga, fragiliza ou danifica. O que prejudica é não retirá-los corretamente ou dormir maquiada. Se o cansaço estiver maior que a sua força de vontade, deixe sempre à mão os lenços demaquilantes. Ao remover o rímel, principalmente quando ele é a prova d’água, não faça movimentos bruscos a fim de não arrancar ou danificar seus cílios.

Usar curvex quebra os cílios?

Mentira.

Apesar de no primeiro contato algumas pessoas se assustarem, ele é um grande auxílio para realçar o olhar, curvar os queridos cílios e torná-los maiores. A única forma de comprometer a saúde dele é usar de incorretamente, mas como os movimentos são leves e suaves não causa dano algum. O curvex deve ser sempre utilizado antes do rímel.

Maquiagem com proteção solar substitui o protetor?

Uma grande mentira.

Mesmo que o produto contenha FPS em sua composição, para que ele realmente protegesse o rosto, seria preciso uma quantidade considerável de base, o que acarretaria no efeito massa corrida. É bacana usar maquiagens com protetor solar para auxiliar a primeira fonte de proteção e nunca substituí-la. O volume recomendado para aplicação do protetor no rosto e pescoço é de 2 mg/cm². Essa medida equivale a uma colher de chá, lembre-se que não vale economizar na hora de proteger a pele contra os efeitos nocivos do sol. Esqueça aquela conversa de que uma gotinha basta porque o protetor rende muito, é pura conversa fiada!

Esclareça suas dúvidas sobre procedimentos de beleza relacionados aos pés e as mãos

Gelatina ajuda a deixar as unhas fortes?

Esse é mais um dos assuntos que tem cara de faz de conta, mas é verdade comprovada!

A gelatina é super rica em proteínas que ajudam na reposição do cálcio nas unhas. A versão colorida, velha conhecida das sobremesas é altamente eficaz, pois está cheia delas. É recomendado comer todas as semanas para ajuda a melhorar o aspecto das unhas. Mas se elas estiverem em estado de calamidade, prefira a fórmula em capsulas que é acompanhada de cálcio e vitaminas e oferece um resultado mais rápido. Um dos segredos da gelatina é o colágeno, pois ele aumenta a espessura das unhas e ainda promete bons efeitos nos cabelos.

Esmalte escuro deixa as unhas mais espessas

O maior mito de todos os tempos, mas ainda tem gente que acredita piamente nessa estorinha.

O pigmento que colore o esmalte não tem relação nenhuma com o fortalecimento das unhas, por ser uma substância insolúvel. Então esqueça tudo o que você já ouviu sobre isso e cuide das suas unhas, isso sim fará com que ela se torne mais saudável.

Polir a camada superficial da unha é prejudica na saúde dela.

É relativo

Depende da forma e da intensidade desse procedimento. Polir levemente apenas para retirar resíduos de produtos, células mortas e impurezas é super válido. Mas se a intenção for nivelar, o risco de exagerar é grande e, dessa maneira, a unha pode ficar muito fragilizada com o método de desgaste. Se mesmo assim, você ainda achar necessário, realize a técnica de polimento somente uma vez ao mês.

É verdade que é preciso alternar entre cores escuras e claras para não manchar a unha?

É bem verdade.

Usar esmaltes com tons escuros ininterruptamente faz com que as unhas também se pigmentem gradualmente. Então, reveze entre a intensidade de cores, aproveite para conhecer esmaltes novos.

Lixar a sola dos pés faz com que eles fiquem mais grossos.

Verdade

Por mais que se saiba disso há um tempo considerável, muitos estabelecimentos de beleza ainda utilizam a técnica com objetivo de afinar a pele. O ato de lixar faz com que nosso organismo reaja como se tratasse de uma ameaça. E na realidade é isso mesmo que acontece. Diante disso, o corpo desenvolve um tecido ainda mais denso no intuito de se proteger, por isso lixar engrossa ainda mais a pele dos pés.

E lixar os calos vai fazer com que eles desapareçam?

Não mesmo!

O calo é o resultado do atrito constante entre a pele e outra superfície como o sapato ou o chão. Para que ele desapareça, é preciso investigar o motivo pelo o qual ele está alojado. Entre as alternativas, estão os calçados apertados que agridem a pele. Portanto, o calo é uma forma de defesa do organismo, para evitá-lo basta realizar os cuidados corretos para seus pés.

Retirar cutículas pode danificar a unha.

Sim senhora, é verdade.

Esse é um hábito das brasileiras, as europeias e americanas só afastam as cutículas e evitam retirá-las. Elas exercem uma função protetora contra bactérias e fungos e ao serem removidas, as unhas se tornam um alvo fácil, suscetível a possíveis infecções. Além disso, o organismo também responde a esta agressão com a produção de maior quantidade de pele.

É preciso dar pausa entre um esmalte e outro?

Verdade

Deixe-a respirar! Um período sem esmalte é indispensável para ter unhas saudáveis. Usar o produto todos os dias significa desidratação, manhas e unhas quebradas. Sabia que elas precisam ser hidratadas, principalmente após o contato com materiais de limpeza? Evite o ressecamento com cremes ricos em óleos vegetais, ceramidas e uréia.

Gostou do artigo? Compartilhe!

Especial: Saga desmistificando o mundo da beleza
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Qual a melhor técnica para remover os pelos faciais?
Dicas Pra Manter a Pele Mais Jovem Por Muito Mais Tempo
Compartilhar
Kemilly Bertini

Jornalista, comunicativa, pura energia. Apaixonada pelo universo feminino, dar dicas sobre beleza, moda, cabelos, maquiagem sempre foi seu maior hobby e ajudar mulheres a descobrirem a melhor versão de si mesmas é um dos seus prazeres.

Postagens recentes

Quando Desistir de Descolorir?

Quando Desistir de Descolorir? Tem hora que não da né gente! O Cabelo está às mínguas de judiado, danificado ao…

6 minutos atrás

Transport Benefícios, Como Usar, Quantas Calorias Queima

Amores, hoje vou falar pra vocês do transport (elíptico), quais seus benefícios, como usar e quantas calorias queima. Esse é…

3 dias atrás

O Melhor Exercício e Dicas Pré e Pós Treino

Olá miossss amores, tudo bem? Se você é minha leitora sabe que prometi fazer um registro diário do meu treino…

4 dias atrás

Meu Desafio de Emagrecimento: Dieta e Treino

Olá, MIOSSSS AMORESSSSSS!!! Tem alguém aí querendo emagrecer? Eu sei que já faz um bom tempo que eu deixei de…

5 dias atrás

Chega de Cabelo Curto Arrepiado nas pontas!

Cabelo Curto Arrepiado nas pontas Os cabelos curtos são tão quistos como forma e comprimento de cabelo, tanto quanto os…

7 dias atrás

Tratamento de Cabelo Profissional Barato

Tratamento de Cabelo Profissional Barato Vocês querem conhecer alguns produtinhos mega baratos? Que são profissionais e tem toda aquela concentração…

2 semanas atrás