Categories: Beleza

Qual a melhor técnica para remover os pelos faciais?

As mulheres que possuem pelos mais grossos na região da face possuem, via de regra, muitas dúvidas sobre qual método de depilação usar, já que essa é uma região mais sensível e, claro, visível. As opções são muitas, como o laser, a pinça, a cera depilatória (quente ou fria), a linha, a mola, o creme depilatório e a lâmina, mas qual é a melhor opção?

Não existe uma melhor opção, mas sim a melhor opção para cada pessoa, de acordo com suas necessidades e exigências. Por isso, vamos listar os principais métodos, seus prós e contras, pois assim fica mais fácil escolher!

Lâmina

A lâmina é, com certeza, o método de depilação mais prático e barato, mas não é indicada para a região facial por ser uma técnica “de corte”, que pode fazer com que os pelos engrossem e causar manchas na face devido ao atrito com a pele da região, que é mais sensível. Além disso, é um método que tem uma durabilidade curta, de apenas dois ou três dia.

Qual a melhor técnica para remover os pelos faciais?

Ocorreu um imprevisto e você precisa de uma solução rápida? Nesse caso, caso opte pela lâmina, jamais passe-a no rosto seco, sem algum produto que ajude-a a deslizar, já que isso pode ferir a pele e causar manchas, justamente por causa do atrito do metal com a pele. Assim, use uma espuma própria para depilação ou mesmo um sabonete. Além disso, ela sempre deve ser utilizada no sentido de crescimento dos pelos, para evitar que eles encravem.

Após a depilação, não use nenhum produto que contenha álcool ou outra substância potencialmente irritante e capriche no filtro solar pra não correr o risco de ficar com o rosto manchado.

Creme Depilatório

Já existem cremes depilatórios específicos para a região facial, mas eles não são muito indicados, já que, assim como a lâmina, é um método “de corte” que, mesmo sendo prático e indolor, pode causar manchas e alergias (e geralmente causa!). Sua durabilidade é curta e os pelos voltam a crescer em pouco tempo, por volta do quarto dia. Além disso, eles tendem a sensibilizar a pele.

Cera

A cera é um dos métodos mais utilizados pelas mulheres, apesar de não ser indolor, justamente porque a durabilidade é maior, em torno de vinte e cinco dias. Pode-se usar a cera quente ou a fria, mas a quente é mais recomendada, já que o “calor” dilata os poros e facilita a remoção dos pelos. Em relação à cera quente, podem ocorrer queimaduras na pele, por isso é muito importante ficar de lho na temperatura da cera. Outro problema da cera é que ela pode causar foliculite e reações de contato que tendem a manchar a pele. Quanto à tração exercida para a remoção dos pelos, há quem sustente que causa flacidez.

Remover os pelos faciais?

Pinça

Para remoção dos pelos faciais a pinça é um dos métodos mais difundidos por causa da praticidade, do custo e da durabilidade, que é similar a proporcionada pela depilação feita com cera. Além disso, não causa manchas, não irrita a pele e não oferece o risco de causar ou acentuar a flacidez . Contudo, é mais utilizada em áreas sem grande concentração de pelos e pode causar foliculite.

Mola

A depilação feita com mola ainda não é muito usual no Brasil, mas quem testou garante que é uma boa opção. O uso é simples e fácil, e é um bom método para a remoção dos pelos mais finos, tendo uma durabilidade de mais ou menos 20 dias. Como pode ser feito pela própria pessoa, acaba sendo uma opção mais acessível, já que basta comprar a mola e passar na face com movimentos giratórios. No mais, não causa alergias e não é preciso utilizar nenhum produto para auxiliar na remoção dos pelos ou deslizamento do “aparelho”. Pontos negativos? Pode causar pelos encravados.

Linha

Assim como a mola, a linha, que é um método originário do Egito, não é muito utilizada por aqui, mas vem ganhando cada vez mais adeptos. Como remove os fios pela raiz, sua durabilidade é maior, em torno de vinte e cinco dias. Seu uso é mais indicado para remoção de pelos finos e ela não é agressiva como a cera, por exemplo, mas é dolorida e pode causar pelos encravados.

Laser

O laser é, de todos, o método mais durável, sendo utilizado na chamada “depilação definitiva“, que, em verdade, não é tão definitiva assim, já que não há como, até o momento, acabar com os pelos para todo o sempre. É, na depilação definitiva, cerca de 20% dos pelos podem voltar a crescer, mas os resultados mais duradouros e os riscos mais baixos de problemas, como manchas, foliculite, pelos encravados e irritações, fazem desse o método mais recomendado para a remoção dos pelos faciais.

Entretanto, costuma ter um custo elevado, pode exigir várias sessões, dependendo da quantidade e da espessura dos pelos, e precisa ser feita por um dermatologista, que é quem saberá indicar qual o melhor laser para cada pessoa, o que evita possíveis queimaduras. Vale lembrar que a remoção dos pelos da sobrancelha não deve ser feita com laser.

A técnica a ser escolhida vai, pois, depender do quanto a pessoa pode investir, do tipo de pelo (se mais fino, se mais grosso), da tolerância para dor, dentre outras coisas. Seja qual for o método escolhido, é essencial cuidar corretamente da pele antes, durante e após a depilação para evitar quadros de foliculite, alergias, queimaduras, manchas e pelos encravados.

No pós depilatório o uso de produtos à base de álcool (fiquem de olho nos tônicos faciais, nos demaquilantes e nos perfumes!) é proibido, já que pode causar manchas, alergias e irritar a pele, e o uso de protetor solar durante o dia é obrigatório, pois a região, que já é mais sensível, tende a ficar ainda mais vulnerável, aumentando o risco de manchas.

Outra recomendação importante é escolher com bastante cuidado o profissional que vai aplicar a técnica, que precisa ter experiência e domínio da mesma para evitar problemas.

Qual o método que vocês usam? Qual usaram e não gostaram? De qual gostaram mais?

Beijos

Ju Lopes

Qual a melhor técnica para remover os pelos faciais?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Cuidando da Beleza na Gestação: O Que Pode e o Que Não Pode?
Especial: Saga desmistificando o mundo da beleza
Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Postagens recentes

Meu Desafio de Emagrecimento: Dieta e Treino

Olá, MIOSSSS AMORESSSSSS!!! Tem alguém aí querendo emagrecer? Eu sei que já faz um bom tempo que eu deixei de…

1 dia atrás

Chega de Cabelo Curto Arrepiado nas pontas!

Cabelo Curto Arrepiado nas pontas Os cabelos curtos são tão quistos como forma e comprimento de cabelo, tanto quanto os…

3 dias atrás

Tratamento de Cabelo Profissional Barato

Tratamento de Cabelo Profissional Barato Vocês querem conhecer alguns produtinhos mega baratos? Que são profissionais e tem toda aquela concentração…

1 semana atrás

Shampoos Para Cabelos Oleosos: Os Melhores

Cabelo oleoso é um problema, não é mesmo? Só quem sofre com oleosidade sabe como é difícil o dia a…

1 semana atrás

Progressiva numa parte do Cabelo?

Progressiva numa parte do Cabelo? Aposto que já ouviu falar de progressiva na raiz ou no fundo do cabelo, já…

1 semana atrás

Botox capilar: o que é? Como fazer e benefícios [2018]

O que é botox capilar Na onda da toxina botulínica, o popular botox, que tem como principal finalidade amenizar as…

1 semana atrás