Cuidando da Beleza na Gestação: O Que Pode e o Que Não Pode?

Beleza de Grávida: O Que Pode e o Que Não Pode?

Durante o período gestacional ocorre um aumento na produção das glândulas sebáceas, o que pode deixar a pele mais oleosa, o que propicia o aparecimento de cravos e espinhas. Essas alterações hormonais, com maior produção de progesterona e estrogênio,  também ativam produção de melanina, o que facilita  o surgimento dos melasmas, as famosas “manchas da gravidez”.

Por causa disso, é preciso investir pesado no filtro solar, que, preferencialmente, deve ser suave, para evitar alergias.

Além disso, é comum que a mulher apresente um “rubor” natural, pois há um aumento do fluxo sanguíneo. Existem ativos que são seguros e podem ser utilizados durante a gestação para  clarear e evitar manchas, como ácido azeláico, que ainda combate a oleosidade, e a vitamina C. O ácido retinóico, entretanto, é absolutamente proibido, assim como a hidroquinona e o ácido glicólico.

vitalle-gravidez-beleza

Mudanças Que Ocorrem na Pele Durante a Gestação

O principal problema aqui é a tal da hiperpigmentação, popularmente chamadas de manchas da gravidez.

A hiperpigmentação, que pode ocorrer com qualquer pessoa, em qualquer idade ou fase da vida, é uma alteração fisiológica que atinge no mínimo 90% das mulheres durante o período gestacional, sendo mais comum nas mulheres morenas e negras.

De modo geral, à medida que a gestação “avança”, as manchas pioram, e após o parto elas tendem a melhorar. Não se sabe ao certo as razões para que isso aconteça, mas é fato que os hormônios influenciam muito nesse processo.

Mas, como identificar a hiperpigmentação? Fácil! Algumas áreas, sobretudo as que já são normalmente mais escuras, como os mamilos, axilas e interior da coxa, por exemplo, ficam ainda mais escuros, com formação de uma linha castanha, conhecida como linha nigra, ao longo do abdome, presença de melasmas (cloasmas), que atingem até 50% das gestantes, pigmentação de cicatrizes, escurecimento de sardas, escurecimento de pintas e hiperpigmentação generalizada.

Grávida Pode Alisar O Cabelo?

Não existe um consenso sobre o que pode e o que não pode no período gestacional, mas alguns procedimentos são vetados pela absoluta maioria dos médicos. Dentre os procedimentos vetados estão os alisamentos, relaxamentos e escovas diversas. Os motivos são muitos.

Inicialmente, é preciso lembrar que o sistema imune da mulher muda bastante na gestação e sua sensibilidade aumenta, o que pode deflagrar reações alérgicas, inclusive a produtos que a mulher sempre usou.

Além disso, não é só o sistema imune que passa por mudanças, mas todo o organismo. Os produtos utilizados nos alisamentos (incluindo relaxamentos e escovas) são tóxicos e voláteis, que quando aspiradas e /ou absorvidas podem fazer mal ao bebê.

Isso vale, inclusive, para quem está amamentando, já que não se sabe ao certo qual o grau de absorção dos ativos químicos pelo organismo e quais os possíveis problemas eles podem causar na criança.

Como Evitar Estrias Durante a Gravidez?

gravidez traz tantas mudanças, tantas alterações, tantas preocupações, e, de quebra, a mulher ainda tem que se preocupar com as estrias, pragas que atacam com força durante o período gestacional.

Nesse período, elas tendem a surgir na barriga, nos seios, nas nádegas, nos braços e nas coxas, mas podem aparecer também em outros locais, sendo mais comum em mulheres brancas do que nas orientais, morenas e negras.

Estatísticas comprovam que apenas 10% das mulheres passam ilesas pela gestação e não apresentam sequer uma estria. Sortudas, é claro! Mas cuidadosas também…

Beijos

Ju Lopes

Cuidando da Beleza na Gestação: O Que Pode e o Que Não Pode?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.