Como lavar o rosto de maneira correta?

Uma das indicações para termos o rosto bonito, é mantê-lo sempre limpo, isso quer dizer que pelo menos duas vezes ao dia, você deve dedicar alguns minutos para lavar o rosto. Mas é preciso saber a maneira correta, caso isso não seja feito da forma certa, provavelmente não terá valido a pena lava-lo. Por isso, separamos 8 dicas que fazem a diferença na hora de lavar o rosto.

Lavar o rosto - foto reprodução
Lavar o rosto – foto reprodução

1. Lave as mãos!

É preciso saber que nossas mãos serão nosso principal instrumento no momento de lavar o rosto, e por isso é tão importante que você esteja com elas limpas, dessa forma, você as deixará livres de qualquer bactéria que possa de alguma maneira contaminar o rosto, no momento que você começar a lava-lo. Para isso, você também precisa lavar de maneira correta as mãos, passando sabonete, esfregando as duas e então retire todo o sabão, porque ele não poderá ser usado no rosto, a sua composição é muito forte para essa região.

2. A água não deve ser quente!

O ideal é que você utilize a água na temperatura ambiente, ou em dias que estão mais fria, um pouco aquecida apenas. A utilização da água quente demais, pode acabar deixando a pele ressecada e ao mesmo tempo desidratada, e em alguns casos, em vez de seca, ela poderá ficar oleosa demais, justamente porque a pele vai produzir mais óleo para tentar combater o ressecamento.

pele-sensivel-mulher-passando-hidratante
Foto reprodução

3. A quantidade de sabão precisa ser correta!

É preciso que você escolha o sabonete correto, ou seja, nada de utilizar um que não seja para o rosto. E saiba que eles são diferentes daqueles utilizados no corpo, porque eles são mais suaves e leves, ou seja, não farão muita espuma. A quantidade ideal a ser usada, é para poder espalhar em todo o rosto, assim você não usa a mais. Se você utilizar aqueles sabonetes em barra, que são para o rosto, o ideal é que você não passe o sabonete diretamente no rosto, que faça espuma nas mãos, e então espalhe no rosto.

Qual o tipo de sabonete correto?

Para peles normais: nesses casos o sabonete usado deve ser neutro, que possa ajudar a tonificar e hidratar a pele. Você pode optar por aqueles que contenham extrato de hamamélis ou alantoína.
Para peles oleosas: você deve optar por sabonetes que sejam mais secantes ou adstringentes, o extrato ideal é o de própolis.
Para peles secas: é preciso escolher sabonetes que sejam nutritivos e que ajudem na hidratação da pele, além disso, opte por aqueles que não façam muita espuma e que sejam a base de lanolina ou óleo de amêndoas.

4. O ideal é massagear a pele!

É preciso que você saiba, que a pele da região do rosto, é mais sensível do que das outras partes do corpo, e por isso é tão importante que você não esfregue o sabão, e sim faça uma auto massagem no momento de lavar o rosto. Saiba que se você esfregar muito forte, pode inclusive machucar a sua pele, fazendo surgir alguns ferimentos desnecessários. Faça essa massagem de forma suave e com as pontas dos dedos, isso vai ajudar para que a pele fique mais nutrida, além de estimular a circulação. Mas é preciso que você não demore muito em cada parte do rosto, porque isso poderá causar oleosidade na pele. O tempo correto é apenas 5 minutos.

Como lavar o rosto
Como lavar o rosto – foto reprodução

5. Utilize a bucha vegetal!

Ela é ótima para ajudar a esfoliar a pele, e isso fará com que você retire as células mortas, mas nada de usar de forma agressiva porque isso poderá machucar a pele. Outro detalhe que é muito importante, é que você não passe a bucha todos os dias, porque ela poderá desgastar demais a pele, o ideal é passar só três vezes na semana.

6. Dê olho para a hora de enxaguar!

É preciso ter atenção no momento de enxaguar o rosto, porque existem alguns casos, que as pessoas esquecem o sabão, o que pode ocasionar algum tipo de irritação. É comum que as mulheres possam esquecer sabão na parte dos olhos, ou até mesmo algum resto de maquiagem. Por isso, é tão importante que o momento de lavar o rosto, não seja feito com pressa, só assim você poderá observar se realmente lavou tudo de maneira correta. Outra região que acabamos esquecendo-se de retirar todo o sabão é perto do couro cabeludo, e isso poderá no futuro causar problemas de alergias. Por isso, lembre-se de retirar o sabão com cuidado de cada parte do rosto.

lave-o-rosto-sempre-apos-o-uso-de-uma-maquiagem-5
Foto reprodução

7. Água fria para finalizar!

Esse processo é ótimo para ajudar a deixar os poros mais fechados. Isso ocorrerá porque a temperatura baixa da água vai ajudar a ter uma vasoconstrição, mas cuidado para essa temperatura não ser muito diferente da que você já usou isso poderá causar um choque térmico, o que não é nada bom para a pele. Por isso, lave sempre com água morna, e quando for finalizar utilize a água só um pouco mais fria.

8. Seque de maneira correta!

O momento de secar o rosto é tão importante quanto o resto, é preciso que você utilize uma toalha que esteja limpa, e de preferencia que você reserve ela apenas para o rosto, nada de esfregar, é preciso apenas pressionar a toalha contra o rosto, de maneira leve e suave, assim ela vai absorver toda a água que está no rosto, sem deixar a sua pele irritada.
O nosso rosto precisa ser muito bem cuidado, e o momento da lavagem é de extrema importância, porque será aonde você vai retirar os resquícios de um dia inteiro com acúmulos de sujeiras externas. E antes de sair de casa, é importante que você lave, para que os produtos que você vai usar, possam fixar melhor, porque normalmente quando dormimos, podemos suar um pouco, e esse suor pode ficar acumulado no rosto. Se você ainda não tem essa mania boa de lavar o rosto de forma constante, está na hora de começar a ter!

Como lavar o rosto de maneira correta?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Juliana Bolzan

Jornalista, apreciadora de alguns mundos paralelos e pessoas diferenciadas. Escritora há pelo menos 10 anos. Com sonhos na cabeça e vontades de realizar. Gaúcha. No momento trabalha ajudando as pessoas a serem melhores tanto na parte física, quanto emocional. Com convicções muito concretas sobre a vida, e o amor. Ama as palavras, as letras e as pessoas. Pois acredita que cada um tem algo a ensinar.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.