Se u cabelo não “sai do lugar”, não cresce por nada e anda partindo e caindo? Possivelmente ele está frágil e a única maneira de corrigir isso é fortalecendo a fibra capilar, por dentro e por fora.
A média de crescimento do cabelo é de até um centímetro por mês, mas isso depende de cada organismo, bem como dos alimentos que você ingere e de fatores como alterações hormonais, por exemplo. Abaixo temos 10 dias pra quem quer ter fios muito mais fortes! Vamos conferir?
1. Alimentação é TUDO!
Quer ter um cabelo comprido, forte, bonito e brilhoso? Então preste atenção no que come! Uma alimentação correta, que dê aos fios tudo o que ele precisa, não só fortalece como pode até estimular o crescimento dos cabelos. É preciso ingerir boas doses de minerais, proteínas, antioxidantes e vitaminas diariamente, pois se o organismo não tem o que precisa, o cabelo também não terá, já que o corpo vai usar os nutrientes primeiro pro essencial, e só depois pro cabelo.
Pra suprir as necessidades de proteínas, consuma leite, queijos, ovos e carne. No caso do cobre, consuma ostras, nozes e castanhas, enquanto que para suprir as necessidades de zinco é preciso consumir gema de ovo, carnes, levedo de cerveja, nozes e ostras.
As necessidades de ferro são supridas com o consumo de amêndoas, lentilha, fígado, gérmen de trigo e feijão, além das folhas verde escuras. Boas fontes de vitaminas do complexo B são os ovos, o abacate, a soja, a cenoura, a semente de girassol, a lentilha e os peixes. A vitamina C é encontrada facilmente em frutas cítricas, na acerola, na goiaba, no pimentão verde, no brócolis e no espinafre, enquanto a vitamina E pode ser encontrada nas nozes, no óleo de girassol e no amendoim.
2. Cabelos Limpos
É preciso manter o cabelo limpo, sem resquícios de oleosidade, porque se o couro cabeludo ficar oleoso, os folículos ficarão entupidos e o cabelo, além de não crescer, tende a cair.
Lave os fios corretamente, usando um shampoo indicado para o seu tipo de cabelo e remova todo o resquício dos fios. No caso do condicionador, jamais aplique-o na raiz e sempre enxágue abundantemente.
3. Cabelos Presos
Nesse calor danado que faz aqui, é inviável não prender os fios. Mas, algumas coisas precisam ser observadas. Primeiro, não se pode prender os fios molhados, não porque os fios vão apodrecer ou algo do tipo, mas sim porque isso quebra o cabelo, e quem passa muito tempo com o couro cabeludo molhado está mais propício a ter fungos no local, e isso enfraquece os fios e pode causar a queda capilar. No mais, cuidado com os elásticos e presilhas. O ideal é que os elásticos sejam “cobertos” pra não ficarem em contato direto com os cabelos, quebrando-os facilmente.
4. Cuidado Com a Chapinha!
Usa muita chapinha? Cuidado! A chapinha só deve ser usada nos fios secos e sempre com um protetor térmico aplicado anteriormente nos fios.
Quem usa chapinha no cabelo molhado está, na verdade, fritando o cabelo, que vai ficar queimado, desidratado, seco e quebradiço. E cabelo queimado não tem remédio a não ser tesoura! É muito melhor evitar, não é mesmo? O uso do protetor térmico é essencial pra manter o cabelo protegido do calor térmico, que estraga bastante os fios.
5. Pentes e Escovas
A escolha dos pentes e das escovas que usamos nos fios deve ser feita com cuidado, pois os dois podem, a depender do caso, danificar o cabelo, que parte e fica com o aspecto de quebrado. Os pentes de madeira são excelentes opções, e as escovas de cerdas macias são as mais indicadas, pois não partem os fios no momento de desembaraçar.
6. Diga não a ansiedade e ao estresse!
A ansiedade e o estresse são dois agentes causadores da queda e do enfraquecimento dos fios, tanto que quase metade das pessoas que apresentam quadro de queda capilar relatam quadros de ansiedade ou de estresse. Quem fica ansioso pela rápida recuperação dos fios sai perdendo, porque a ansiedade gera estresse, e o estresse, como falei acima, causa a queda dos fios. Lidar com isso não é fácil, claro, até porque são coisas que já fazem parte da nossa vida, mas é preciso relaxar!
descamação, feridas, dor e coceira de couro cabeludo.
7.Álcool e cigarro
O fumo, e isso já foi provado, facilita a queda dos fios, já que produz radicais livres, que, como se sabe, geram a inflamação do couro cabeludo, dentre outras coisas. Com o álcool acontece a mesma coisa, já que ele aumenta a produção de radicais livres no corpo, além de desgastar o organismo durante a metabolização do etanol.
Dicas Extras
- Mantenha os fios hidratados, nutridos e reconstruídos. Quando damos os fios o que eles precisam, eles dificilmente enfraquecem e, com certeza, ficam muito mais resistentes.
- Cuidado com a água quente! Água quente estimula a produção de sebo, inclusive no couro cabeludo, o que enfraquece os fios e dificulta seu crescimento.
- Evite abafar os fios! Tem gente que usa chapéu, boné e lenços o tempo todo, e isso impede os fios de respirar! O abafamento, além de favorecer a proliferação de fungos, enfraquece e afina o cabelo.
- Faça exercícios físicos regularmente! A liberação de endorfinas que ocorre quando praticamos atividades físicas reduzem o estresse, e isso reduz a queda dos fios no caso em quem ela é causada pelo estresse.
- Fique de olho no couro cabeludo! Se o couro cabeludo estiver doente, os fios ficarão fracos. Acontece que a grande maioria não presta atenção nisso, mas é preciso. Então observe se tem algum sinal de descamação, de inflamação ou de excesso de oleosidade, por exemplo.
- Aposte nas cápsulas capilares! Elas não fazem milagres, mas podem ajudar muito, sobretudo em casos de deficiências nutricionais. Existem muitos produtos do tipo, e o ideal é consultar um dermatologista de confiança para ter sempre as melhores indicações. Os mais famosos são o Pill Food e o Pantogar, sendo que o primeiro é a versão completa do segundo, mas cada pessoa reage melhor a um, porque depende mesmo do organismo
Beijos
Ju Lopes