Nutracêuticos Capilares: Sim Ou Não?

Já imaginaram tomar uma simples cápsula  e ter cabelos lindos, longos, fortes e brilhantes? Pois o que não faltam são produtos que prometem isso e muito mais. Mas será que funcionam mesmo?

Os nutracêuticos e nutricosméticos são   suplementos orais, em forma de cápsulas ou comprimidos, que, simplificando prometem fornecer ao organismo os nutrientes essenciais para que cabelos, unhas e pele fiquem mais saudáveis e, claro, bonitos.

Existem dezenas, senão centenas, de cápsulas capilares que prometem fortalecimento e crescimento dos fios, e todas  possuem ativos como vitaminas, minerais, antioxidantes, queratina, cistina, aminoácidos, proteínas diversas, silício orgânico, licopeno e ômega 3, dentre outros. Quase todos contém Biotina (vitamina H), um dos principais ativos pra fortalecer os fios, que pode, também ser tomada “pura”.

Desktop49

Muita gente confunde as coisas e aqui vai um esclarecimento: os nutracêuticos não substituem uma dieta rica em vitaminas e minerais, e muito menos o tratamento tópico. O que ele faz é complementar, é atuar como coadjuvante.

A depender dos ativos presentes na formulação, as indicações podem ser diferentes, mas via de regra eles prometem o fortalecimento da fibra capilar, a redução da quebra e da queda, a redução da ação dos radicais livres, a redução da inflamação do couro cabeludo e o crescimento dos fios. Como brinde vem o brilho e a redução da porosidade.

Mas, o essencial aqui é melhorar o estado geral dos cabelos, fortalecendo e engrossando os fios, deixando-os mais volumosos, e cessar a queda, sendo que a melhora, na grande maioria dos casos, é de 70%.

Em muitos casos a queda de cabelo cessa mesma e o cabelo, além de ficar mais forte, cresce mais rápido. No meu caso, quem faz isso é o Pill Food, que tomo tem mais de 7 anos, mas um produto que é bem conhecido por seus efeitos é o Pantogar, que muita gente toma  e ama.

Assim, como são coadjuvantes e ajudam os fios, ajudam no tratamento, não se pode pensar em parar com hidratações, nutrições e reconstruções, porque o nome é nutracêutico e não Papai Noel! Falo isso porque muita gente confunde, daí começa a tomar essas cápsulas e acha que não precisa fazer mais nada, e não é assim, porque senão o cabelo não vai melhorar! O que elas fazem é ajudar na parte interna, mas o cuidado tópico precisa ser mantido!

Outra coisa é que elas não previnem danos causados por químicas capilares  como a descoloração, a tintura, a progressiva, o alisamento  e outras. Ou seja, se você faz químicas, seu cabelo precisa de reconstrução, e mesmo que essas cápsulas tenham aminoácidos e proteínas, a reposição tópica precisa ser feita pra que o cabelo se recupere, entende?

Esse tipo de produto é de venda livre, o que significa que não precisa de receita médica, mas é sempre bom ter a indicação de um médico, sobretudo no caso de fórmulas que contenham vitaminas do complexo B, que tende a dificultar a perda de peso e piorar a oleosidade e a acne. Muitos são sem glúten, mas é bom prestar atenção pois alguém possuem sim glúten.

Beijos

Ju Lopes

 

Nutracêuticos Capilares: Sim Ou Não?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.