O que é ácido hialurônico?
O ácido hialurônico é uma substância comumente utilizada para realizar determinados preenchimentos na pele, mas, ao contrário de outras substâncias com a mesma finalidade, não oferece riscos para a saúde, pois são extraídos do próprio organismo e não sofrem rejeição posterior. Com o tempo, o corpo absorve o ácido hialurônico através da transpiração pelos poros, sendo necessária uma nova aplicação da substância. Por causa deste fator, quem gosta do resultado possui a chance de refazer, ao passo que quem não gosta acaba não se arrependendo, uma vez que há como reverter o quadro. Mas, aonde é aplicado o ácido hialurônico?
Para sanar a sua curiosidade, o ácido hialurônico é formado por moléculas de água e açúcar, estando presente em 56% da pele de todo o seu corpo, sendo responsável pelo preenchimento das células, resultando em uma pele elástica, hidratada e lisa. Com o tempo e o envelhecimento, o organismo diminui a sua produção da substância, dando lugar para a flacidez, para o ressecamento e para as rugas. Com receio de usarem botox, como é conhecida a toxina botulínica, para rejuvenescer, muitas mulheres recorrem ao ácido hialurônico justamente por conta da sua capacidade de absorção, recuperando assim o viço da pele.
Como é aplicado o ácido hialurônico
O ácido hialurônico pode ser injetado na pele através de uma agulha, método que geralmente é utilizado para suavizar as marcas em torno dos lábios, dos olhos e do rosto. Há quem aplique a substância ainda para aumentar o volume das bochechas ou para ter uma boca carnuda. Nestes dois casos, o procedimento é feito com uma microcânula, que é manuseada através de anestesia local. O procedimento não é uma cirurgia propriamente dita. Apesar de requerer cuidados específicos, você não precisa se afastar da sua rotina diária para aplicar ácido hialurônico na pele. Também há cremes tópicos para casos leves.
Recomendações médicas para usar o ácido hialurônico
Para quem vai passar pelo procedimento, é obrigatório seguir algumas recomendações médicas, como, por exemplo, usar protetor solar, massagear a área para ativar a circulação sanguínea, evitar bebidas alcoólicas, evitar o uso de ácidos tópicos, evitar medicamentos, não sair ao sol e usar gelo sob os hematomas. Quem possui hipersensibilidade, coagulação baixa ou lesão de pele não pode aplicar ácido hialurônico, que também é desaconselhado para quem possui algum implante na região de uso e para gestantes em início de gravidez. Opte sempre por um médico de alta confiança, que outras pessoas próximas a você já tenham se consultado antes.
Cuidados após a aplicação do ácido hialurônico
Após a aplicação do ácido hialurônico, apesar de não ser um procedimento cirúrgico, leva alguns dias até os sintomas se restabelecerem, como é o caso, por exemplo, da contusão, do edema, da dor e da sensibilidade. Os efeitos passam em no máximo 48 horas, dependendo da reação do seu organismo. Caso você queira que os resultados durem mais tempo, faça uma alimentação saudável, evitando doces, frituras e gorduras. Também é recomendado evitar os cigarros, que comprovadamente envelhecem as pessoas, favorecendo o retorno das rugas e das linhas de expressão ou ainda a formação de novas imperfeições que não existiam antes.