O Que Não Fazer Para Ter Uma Pele Bonita!

Vocês acreditam que daqui a oito dias faço 31 anos? Tô achando que o tempo tá passando rápido demais e que existe um descompasso nessa história, porque a idade cronológica já passou anos luz na frente do que eu acredito ter, não mais de 28, com certeza.

Não é só isso… Quando olho no espelho vejo a mesma cara de “menina” e não a cara de mulher que eu achei que teria aos 31. Mas, tem seu lado bom, porque, por exemplo, a pele tá boa, esticadinha e viçosa, e a razão disso, além dos creminhos, são as coisas que eu não faço “nem a pau”!

É, porque não tem muita lógica investir horrores em bons cremes se você faz um monte de coisa de errada, porque é dinheiro jogado fora!

Mas o que afinal, o que não pode ser feito?

1- Fumar

Eu detesto cigarro, primeiro porque ataca minha alergia, segundo porque o cabelo fica fedorento e terceiro porque ACABA com a pele!

Já falei muito sobre isso aqui e vou repetir: o cigarro é o comedor oficial do colágeno. Se você fuma, sua pele vai ficar mais flácida, sem viço e sem sustentação, já que a perda do colágeno pra você será infinitamente mais rápida do que pra alguém que não fuma.

Captura de tela inteira 14072013 191327

Além disso, um único cigarro que você fume reduz a oxigenação da pele por uma hora e trinta minutos, só que ninguém fuma um cigarro só por dia, são vários, então a pessoa passa o dia todo com a oxigenação da pele comprometida. Isso significa o que? Significa que a pele vai ficar sem viço, mais grosa, amarelada e opaca.

No mais, quem fuma tem mais rugas ao redor dos lábios e dos olhos. Ou seja, é pra acabar com a pele de qualquer ser vivente!

2- Poluição

A gente costuma ignorar os “males” causados pela poluição, mas a verdade é que precisamos cuidar muito bem da pele, limpá-la corretamente e protegê-la o máximo possível do ar poluído, porque ele causa danos demais. É que o ar poluído está repleto de gases nocivos e cheios de toxinas que  são absorvidas pela pele, aumentando a oxidação, que envelhece as células, e aumentando também a formação de radicais livres. Então, é muito importante lavar a pele duas vezes ao dia, pela manhã e antes de dormir, e mantê-la protegida com  hidratante e protetor solar, que fazem uma espécie de barreira e, de certa forma, reduzem a “entrada” do ar poluído na pele.

3- Não Usar Filtro Solar

Alguém me explica como é que tem gente que, mesmo sendo “esclarecida”, não usa filtro solar em pleno 2013? Não pode gente, não tem fundamento, porque os raios solares são responsáveis por nada menos que 80% do envelhecimento da pele. Ou seja, se você não protege a pele, de nada adianta usar o creme mais caro do mundo ou o ativo mais potente, porque a margem de ação dele será muito pequena.

Captura de tela inteira 14072013 191323

E não adianta usar qualquer protetor solar. Procure um bom produto, porque ele é muito mais importante do que um hidratante, pro exemplo. Então invista em um bom, que contenha ativos antioxidante e  com FPS alto e PPD alto (acima de 12) pra ter uma proteção efetiva. Além disso, tem que usar o protetor todos os dias, dentro ou fora de casa, faça chuva ou faça sol, e ao longo do dia reaplique o produto pra que a proteção seja eficiente.

Quem não usa filtro solar envelhece muito mais rápido, e o resultado disso são manchas, pele flácida, marcas, rugas, sardas, aspereza a e falta de firmeza. Não é o que você quer, é?

4- Não Usar Hidratante

Dia desses uma leitora veio me dizer que tinha a pele oleosa e não usava hidratante porque a médica dela achava desnecessário, porque o óleo em excesso hidratada a pele. Juro que fiquei chocada, porque é evidente que a pele oleosa precisa de hidratação assim como qualquer outro tipo de pele, já que excesso de oleosidade não significa hidratação extra.

Então, não importa o tipo de pele que você tenha: tem que usar hidratante! É só procurar um hidratante que seja compatível com o seu tipo de pele, porque o hidratante garante que a sua pele receba o que precisa pra manter a elasticidade, porque se a pele não é hidratada, ela fica flácida e com rugas, que são sinais de desidratação. No mais, a falta de hidratante pode causar dermatites e descamações. Ou seja, tem que hidratar a pele todos os dias!

5- Não Tomar Água Suficiente

É muito importante hidratar a pele, mas a hidratação começa por dentro, e o melhor hidratante que existe é o copo de água!

Quando bebemos pouca água o organismo como um todo fica desidratado, de dentro para fora, e os sinais começam a aparecer na pele e nas mucosas. A pele fica sem viço, ressecada e flácida. Assim, a água é essencial para manter a pele hidratada. No mais, a água ajuda o organismo como um todo a funcionar direito, inclusive a eliminar as toxinas que fazem tanto mal.

Portanto, tratem de começar a tomar ao menos dois litros de água por dia! Eu bebo bem mais que isso, porque vivo com minha garrafinha pra cima e pra baixo!

6- Não Dormir Direito

Confesso que comecei a dormir melhor de um mês pra cá, porque passei meses tendo insônia, dormindo pouquíssimas horas por dia por causa da deficiência de melatonina, e senti os efeitos na pele. Aliás, é incrível como perder noite faz mal pra pele! A gente vai ficando com cara de cansada, com o olho “murcho”, com a pele  sem viço sabe? Um horror! E isso acontece porque é durante a noite que  o nosso organismo produz vários hormônios rejuvenescedores e faz o “reparo”. Assim, se não dormimos direito, perdemos a melhor parte e a beleza da  pele fica comprometida!

E não dá pra esquecer que quem dorme mal fica cheio de olheiras, né?

Fora isso, não dá pra querer ter pele bonita se a gente não faz o básico, que é limpar direitinho, tonificar e remover  a maquiagem!

Beijos

Ju Lopes

O Que Não Fazer Para Ter Uma Pele Bonita!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.