Os Ácidos Envelhecem a Pele?

Dia desses li na net uma matéria que dizia que os ácidos, tão usados para renovar a pele, causariam o envelhecimento cutâneo.

A justificativa era de que, por afinar a pele, o ácido a deixa mais vulnerável à ação dos raios ultravioleta, que são os grandes agentes causadores do envelhecimento.

Que o raciocínio tem lógica, é fato, mas será que é isso mesmo?

Os ácidos afinam sim a  pele, e é obvio que isso acaba por deixá-la mais vulnerável.

Entretanto, todo mundo sabe que tratamento com ácidos exige uma “neurose” com filtro solar, até porque, pra manchar a pele é “um pulo”.

Filtro solar, aliás, é coisa que todo mundo deve usar o dia todo, todo dia, exceto se a intenção for ficar com cara de maracujá seco antes do tempo!

Só o filtro solar protege a pele dos danos causados pelo sol, que é o grande vilão do envelhecimento. Então, tem que usar sempre e ponto final!

Assim, o que pode envelhecer é o não uso do filtro solar, e não a ação do ácido, que, aliás, é uma benção pra pele!

Uma benção porque renovam a pele, uniformizando-a, atenuando linhas finas, manchas e rugas.

Além disso, eles estimulam a produção de colágeno, o que garante maior elasticidade, o que garante uma pele mais viçosa e bonita.

Enfim, o que envelhece não é o ácido, é a falta de cuidado no uso!

Beijos

Ju Lopes

Os Ácidos Envelhecem a Pele?
4 (80%) 1 Voto

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

4 Comments
  1. Li isto em um blog http://www.tuasaude.com/acido-retinoico-envelhece

    O ácido retinóico conhecido por promover o rejuvenescimento, quando mal utilizado pode fazer o efeito inverso e promover o envelhecimento. Este efeito pode ocorrer quando a formulação conta com a presença de 0.025% de ácido retinoico para uso diretamente sob a pele, contudo formulações menos concentradas conseguem rejuvenescer.

    Pode-se suspeitar de mal uso do ácido retinóico quando a pele fica irritada e descama por mais de 1 semana e neste caso indica-se a utilização do produto dia sim, dia não, para dar um “descanso” à pele.

    A quantidade ideal de ácido retinóico a ser passado no rosto é a do tamanho de um grão de ervilha, quantidades superiores podem causar vermelhidão e inflamação, situações que levam ao aumento de oxidantes na pele, promovendo o aparecimento de manchas e rugas.

    Para um combate ao envelhecimento bem feito recomenda-se o uso de concentrações inferiores a 0.025% de ácido retinóico 3 vezes por semana, à noite. Não esquecendo de usar o bloqueador solar durante o dia, para evitar as manchas e o ressecamento da pele.

    O ácido retinóico deve ser utilizado mediante orientação do dermatologista, e serve também para retirar as cicatrizes deixadas pelas acne, com ótimos resultados.

    Espero que esclareça as duvidas das pessoas!
    bjus a todas

  2. oi ju to cheia de duvida o nude mineral combate o radical livre e mesmo assim vc usa vitamina c, é tanto produto q fica a duvida. Bjus adoro as dicas

  3. Oi Eliz, o ácido retinóico é a mesma coisa que o Vitanol A? Ou seja, é o mesmo produto? Porque já comprei várias vezes o Vitanol A sem receita médica; aliás, não senti nada na minha pele, já usei todas as composições, achei super tranquilo o uso. Claro, durante o dia filtro solar.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.