Os Benefícios Das Máscaras Faciais

As máscaras faciais podem proporcionar inúmeros benefícios para a nossa pele, desde que aplicadas de acordo com as necessidades da pele, que podem mudar dependendo do momento.

Como possuem uma concentração potente de princípios ativos, as máscaras faciais produzem, geralmente,  efeitos mais rapidamente que os cremes de uso diário. Mas isso não significa que a máscara  pode substituir os cuidados diários, vez que ela atua e oferece benefícios de curto prazo, enquanto que os cremes de uso diário vão agindo lentamente e proporcionam efeitos duradouros à  médio  e longo prazo.

Cada pele apresenta uma necessidade específica, então as máscaras faciais devem ser usadas de acordo com essa necessidade, portanto não adianta comprar uma máscara qualquer , já que ela não vai apresentar os efeitos esperados.

A máscara ideal é sempre  aquela que oferece o que sua pele precisa. A variedade de máscaras disponiveis no mercado é gigantesca : as hidratantes evitam a perda de água e devolvem a umidade natural; as tensoras proporcionam um efeito lifting; as adstringentes regulam a produção de sebo; as calmantes minimizam as irritações cutâneas; as clareadoras uniformizam o tom da pele e as nutritivas iluminam e garantem viço.

Se o intuito é acalmar a pele procurem  máscaras que contenham camomila, calêndula, lavanda e azuleno. Caso desejem controlar a oleosidade da pele optem por máscaras que contenham argila verde ou negra, alecrim, mameleuca ( tea tree), agrião, hamamélis e sálvia. As máscaras nutritivas geralmente trazem ativos como  o óleo de abacate e de azeite de oliva, vitaminas, mel e aveia.

 É comum encontrar máscaras prontas, como as que falei aqui de Argila Negra, da Art Vitta, e a de barro, da Sejaa ( que são maravilhosas!!!), mas podemos tranquilamente fazer máscaras faciais com ingredientes que temos em casa.

Já ensinei aqui no Patricinha Esperta algumas máscaras com argilas, mas podemos usar mel, aveia, mamão, abacate, iogurte, cacau e ovos, dentre outros. Tem uma máscara de mamão com mel que adoro fazer pois hidrata bastante a pele, que fica muito mais viçosa. Basta fazer uma pasta com uma fatia de mamão e uma colher de mel e aplicar no rosto. Para retirar, 20 minutos depois, usa-se água fria. O resultado é imediato e muito bom!

Essas máscaras caseiras, que são simples, acessíveis e efetivas, funcionam muito bem desde que sejam observados alguns cuidados básicos. Assim, a máscara, para fazer efeito, deve ser usada no momento de preparo. Além disso, estando com a máscara no rosto não podemos nos expor ao sol e precisamos retira-la por completo, sem deixar resíduos, para evitar efeitos indesejados.

Se vocês quiserem posso ensinar máscaras faciais para cada tipo de pele, tá? Basta falar…

Beijos

Ju

julianalopes@patricinhaesperta.com.br

Os Benefícios Das Máscaras Faciais
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

3 Comments
  1. Silvia Duarte disse:

    Com certeza quero aprender mais sobre as máscaras. Principalmente como proceder em casos como o meu, que apresentam o famosinho “T” oleoso e o restante seco.
    Abração,
    Silvinha.

  2. Ultilizo máscara de argila semanalmente
    ela hidrata e clareia a pelo
    misturo duas colher de argila branca comum uma da verde
    e de 15 em 15 dias acrescento na mascara duas gotas de propolis
    funciona mesmo!!!
    Beijos e obrigada pelas dicas

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.