O peeling de cristal é um dos tratamentos dermatológicos mais utilizados, já que serve para diversas coisas. Trata-se de uma espécie de esfoliação química, uma dermoabrasão, que age removendo marcas, rugas, estrias, manchas, espinhas, linhas de expressão e cravos, melhorando o aspecto geral da pele.
Assim, é um tratamento indicado para tratar vários problemas ao mesmo tempo, garantindo a melhora da pele. Vale lembrar que esse peeling age também estimulando a produção de colágeno, e isso significa mais firmeza e melhor tônus. Ele pode ser feito no rosto, mas também na barriga, nas costas, nas pernas, no culote e, de modo geral, em todo o corpo.
O procedimento é, na verdade, simples, pois utiliza-se um aparelho de sucção que libera os cristais (óxidos de alumínio) através de uma ponteira, sendo responsável pela esfoliação da pele. Quando esses cristais são lançados, eles removem as células mortas e as impurezas da superfície da pele. Esse mesmo aparelho possui uma espécie de vácuo que suga as partículas de volta.
Aqui existem duas opções, um método mais leve e um mais profundo. No método mais leve, é feita uma esfoliação na epiderme, que é a camada mais superficial da pele. No método mais profundo chega-se até a derme superficial. Aqui geralmente é feita uma associação de ativos, como o colágeno, o ácido retinoico, ativos tensores dentre outros, que são aplicados na derme superficial, onde a permeabilidade maior, o que garante uma maior penetração dos ativos e um melhor resultado no tratamento.
A dor durante o procedimento é leve, mas caso a pessoa possui uma sensibilidade maior, pode ser usado um produto anestésico.
A dor durante o tratamento é considerada leve. Em casos de maior sensibilidade do paciente pode ser usado analgésico tópico para reduzir o incômodo durante o procedimento.
Cada sessão desse peeling dura cerca de quinze minutos e o ideal é que sejam feitas ao menos três sessões, podendo chegar a bem mais dependendo do caso, como para tratar estrias, por exemplo. O intervalo entre uma sessão e outra é de vinte dias.
Já na primeira sessão é possível notar a melhora da pele, mas é a partir da terceira sessão, via de regra, que as mudanças são mais notórias.
Após o procedimento é preciso proteger a pele e o uso do protetor solar é obrigatório, com reaplicação a cada três horas pra evitar o surgimento de manchas. A pele tende a ficar irritada, então é interessante fazer uso da água termal para acalmar a pele e ajudar na cicatrização.
É melhor suspender o uso de cosméticos nos dias seguintes, e o uso de qualquer ácido só deve ser feito com o conhecimento do seu dermatologista.
O preço de cada sessão varia muito de acordo com a clínica e a cidade, mas o preço vai de R$ 100,00 a R$ 500,00.
É muito importante que o procedimento seja realizado por um profissional capacitado, já que sua aplicação por quem não esteja apto para tanto pode causar danos à pele, inclusive manchas, e mancha no rosto não é nada legal!