As receitas caseiras, por serem mais acessíveis, são muito procuradas por quem possui problemas de pele. Mas será que elas funcionam?
A resposta é “depende”… Depende do “ingrediente” que você pretende usar e depende do problema de pele que você deseja tratar.
Receitas que levem argila e polpa de frutas (exceto as cítricas) e leite, por exemplo, funcionam bem.
Mas alguns ingredientes, além de não funcionar, podem trazer resultados desastrosos.
Vamos conferir quais são?
Pasta de dentes: não deve ser usado como secativo para espinhas, pois pode piorar a inflamação e manchar a pele.
Limão: não sei quem foi o louco que inventou que limão clareia a pele… Limão queima e mancha a pele, pois é uma fruta ácida.
Falo isso por experiência própria… Fui tomar suco de limão na praia, meu buço manchou e tá dando um trabalho enorme pra tirar a mancha!
Água Oxigenada 10 vol: outra lenda disseminada irresponsavelmente pela net.
Eu até acho que ela realmente ajuda a clarear levemente, mas pode causar queimaduras, irritações e deve ser usada com MUITO cuidado, sem se expor ao sol e com o uso de filtro solar pelos dias seguintes. Ou seja, é MUITO risco pra pouco resultado!
Leite: O leite não faz mal, até deixa a pele mais macia, mas não clareia manchas.
Cânfora: a cânfora atua como antisséptico, o que ajuda no tratamento das espinhas, mas não pode ser aplicada diretamente na pele, já que pode causar dermatite de contato e infecção cutânea.
Com certeza existem inúmeros outros ingredientes mágicos sendo usados em fórmulas caseiras, mas tenham muitooooo cudiado, certo?
Beijos
Ju