in

Você Sabe Qual o Seu Grau de Celulite?

Ainda estamos no inverno, mas já está na hora de começar a se preparar para o verão, sobretudo porque essa é a época em que o corpo fica em evidência, a pele fica a mostra e ninguém quer exibir uma coleção de celulites, não é mesmo?

O problema é que agora no inverno a gente tende a comer mais, e o mais que comemos é sempre de “gordices”, o que também ajuda na formação das celulites e na piora das que já temos. Sim, a má alimentação pode ser causa da celulite e pode também causar o aumento de “grau”.

A celulite surge em decorrência dos nódulos de gordura que surgem e se acumulam no tecido subcutâneo, impedindo a oxigenação e a nutrição celular, e prejudicando a circulação sanguínea e a circulação linfática. O resultado disso são ondulações em diversas partes do corpo, como pernas, bumbum e barriga.

Dependendo do grau e das causas, a celulite não é um problema meramente estético, mas sim um problema de saúde, vez que pode causar dores, inchaços nas pernas e outros problemas bem mais sérios.

home-tratamento-celulite

Via de regra, o tratamento inclui alimentação balanceada, prática de atividade física, interrupção do hábito de fumar e ingestão de muito líquido, mas alguns tratamentos e produtos cosméticos também podem ajudar, a depender do grau da celulite.

Celulite Grau 1: O Começo

A celulite grau 1 é a mais discreta, a menos grave, a menos visível e, claro, a mais fácil de tratar, já que só aparece se a pele for pressionada.

Seu surgimento se dá graças a má alimentação, ao consumo de alimentos gordurosos e que retenham líquido, ao consumo de pouco líquido, ao sedentarismo, aos problemas hormonais e a tendência genética. O tratamento aqui é bem mais simples, e com algumas alterações na dieta, como redução do consumo de sal e de alimentos em conserva, enlatados e industrializados, ela tende a melhorar, sobretudo se as bebidas gasosas forem costadas do cardápio e o exercício físico, mesmo que de leve impacto, passe a fazer parte da rotina.

Aqui, os cremes que tratam a celulite oferecem os melhores resultados, desde que contenha ativos, como a centelha asiática, que realmente combatam o problema. As sessões de drenagem linfática também ajudam muito, pois com a drenagem do líquido retido a pele tende a ficar com a aparência mais lisa, sem ondulações.

Celulite Grau 2: Ondulações Suaves

Se na celulite grau 1 as ondulações só eram visíveis quando a pele era pressionada, na celulite de grau dois elas são visíveis sem que ocorra a pressão local, mas a sua aparência ainda é suave.

Se a pessoa que tem celulite de grau 1, que é onde tudo começa, não trata e, ao invés disso, continua investindo em alimentos errados e no sedentarismo, e isso sem falar no consumo de álcool e cigarro, ela vai evoluir para a celulite de grau 2, que é comum, também, em quem tem tendência genética para o problema.

tratamento-para-celulite

Aqui são necessárias mudanças na alimentação, as mesmas do grau 1, prática regular de atividade física e sessões de drenagem linfática associados a algum tratamento, como a carboxiterapia, por exemplo. No caso da carboxiterapia, o gás carbônico é injetado na pele, que passa por um processo de renovação que melhora sensivelmente a aparência da celulite.

As massagens modeladoras também são excelentes opções de tratamento, sobretudo se associadas a drenagem linfática, já que ela quebra as moléculas de gordura que dão origem a celulite, e, após a quebra, quando é feita a drenagem, essa gordura é eliminada pela urina. No mais, a massagem modeladora estimula a circulação, o que melhora o quadro atual e evita a formação de novos furinhos.

Assim como a massagem modeladora, a drenagem linfática  e a carboxiterapia, a eletrolipólise, dentre outros tratamentos, é bastante eficaz nesse grau de celulite, já que ela quebra a molécula de gordura e estimula a circulação. O problema aqui é a dor, pois são usadas agulhas bem finas que estimulam eletricamente a região a ser tratada.

Celulite Grau 3: Casca de Laranja!

No grau 3 a celulite é bastante visível e a pele fica com ondulações mais profundas, além de sensação de peso nas pernas por causa da má circulação. É mais comum em quem tem sobrepeso, mas pode atingir também as magrinhas. As causas são basicamente as mesmas, mas a má alimentação, que resulta no excesso de peso, é o principal agente causador.

Aqui é preciso seguir uma dieta mais rigorosa, perder o peso excedente e aumentar a carga de exercícios, pois os tratamentos estéticos não apresentam, sozinhos, muitos resultados, contudo, se associados a uma dieta saudável e ao exercício físico, eles funcionam bem e reduzem bastante o problema, mas tudo depende da dupla alimentação e atividade física.

Os cremes de combate a celulite apresentam pouquíssimos resultados nesse caso.

Celulite Grau 4: Perigo!

A celulite de grau 4 é um problema que vai muito além da questão estética, vez que atinge a saúde da pessoa, que pode ter sequelas graves, já que a circulação fica completamente comprometida.

Em relação ao fator estético, as ondulações são fundas e duras, causando disformidade no contorno corporal. Quase sempre está relacionada a obesidade, então para tratá-la é preciso, primeiro, emagrecer. A dieta balanceada é essencial, mas todos os outros métodos de tratamento são bem vindo, incluindo os exercícios físicos, as massagens e os tratamentos estéticos.

Quando ocorre a redução do peso corporal esse tipo de celulite começa a “melhorar”, mas a perda de peso é de fundamental importância. Aqui, claro, os cremes que prometem dar fim à celulite não apresenta resultados.

Cremes Que Combatem a Celulite Funcionam em Todos os Casos?

Não! Eles ajudam nos casos de celulite grau 1 e grau 2, que são os quadros mais leves, com ondulações suaves. Como eles contém ativos que estimulam a circulação local, que desintoxicam e que reduzem medidas, ajudam e reduzem o problema, mas não acabam com ele.

É essencial lembrar que tudo aqui é uma questão de manutenção, então o uso dos cremes, bem como a dieta balanceada e o exercício físico diário são coisas que precisam te acompanhar pelo resto da vida.

 

1/8 - (1 voto)

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

Como Matizar Os Cabelos Para O Ice Vídeo

Pantenol – O que é? Para que serve?