Você Sabe Qual o Seu Grau de Celulite?

Ainda estamos no inverno, mas já está na hora de começar a se preparar para o verão, sobretudo porque essa é a época em que o corpo fica em evidência, a pele fica a mostra e ninguém quer exibir uma coleção de celulites, não é mesmo?

O problema é que agora no inverno a gente tende a comer mais, e o mais que comemos é sempre de “gordices”, o que também ajuda na formação das celulites e na piora das que já temos. Sim, a má alimentação pode ser causa da celulite e pode também causar o aumento de “grau”.

A celulite surge em decorrência dos nódulos de gordura que surgem e se acumulam no tecido subcutâneo, impedindo a oxigenação e a nutrição celular, e prejudicando a circulação sanguínea e a circulação linfática. O resultado disso são ondulações em diversas partes do corpo, como pernas, bumbum e barriga.

Dependendo do grau e das causas, a celulite não é um problema meramente estético, mas sim um problema de saúde, vez que pode causar dores, inchaços nas pernas e outros problemas bem mais sérios.

home-tratamento-celulite

Via de regra, o tratamento inclui alimentação balanceada, prática de atividade física, interrupção do hábito de fumar e ingestão de muito líquido, mas alguns tratamentos e produtos cosméticos também podem ajudar, a depender do grau da celulite.

Celulite Grau 1: O Começo

A celulite grau 1 é a mais discreta, a menos grave, a menos visível e, claro, a mais fácil de tratar, já que só aparece se a pele for pressionada.

Seu surgimento se dá graças a má alimentação, ao consumo de alimentos gordurosos e que retenham líquido, ao consumo de pouco líquido, ao sedentarismo, aos problemas hormonais e a tendência genética. O tratamento aqui é bem mais simples, e com algumas alterações na dieta, como redução do consumo de sal e de alimentos em conserva, enlatados e industrializados, ela tende a melhorar, sobretudo se as bebidas gasosas forem costadas do cardápio e o exercício físico, mesmo que de leve impacto, passe a fazer parte da rotina.

Aqui, os cremes que tratam a celulite oferecem os melhores resultados, desde que contenha ativos, como a centelha asiática, que realmente combatam o problema. As sessões de drenagem linfática também ajudam muito, pois com a drenagem do líquido retido a pele tende a ficar com a aparência mais lisa, sem ondulações.

Celulite Grau 2: Ondulações Suaves

Se na celulite grau 1 as ondulações só eram visíveis quando a pele era pressionada, na celulite de grau dois elas são visíveis sem que ocorra a pressão local, mas a sua aparência ainda é suave.

Se a pessoa que tem celulite de grau 1, que é onde tudo começa, não trata e, ao invés disso, continua investindo em alimentos errados e no sedentarismo, e isso sem falar no consumo de álcool e cigarro, ela vai evoluir para a celulite de grau 2, que é comum, também, em quem tem tendência genética para o problema.

tratamento-para-celulite

Aqui são necessárias mudanças na alimentação, as mesmas do grau 1, prática regular de atividade física e sessões de drenagem linfática associados a algum tratamento, como a carboxiterapia, por exemplo. No caso da carboxiterapia, o gás carbônico é injetado na pele, que passa por um processo de renovação que melhora sensivelmente a aparência da celulite.

As massagens modeladoras também são excelentes opções de tratamento, sobretudo se associadas a drenagem linfática, já que ela quebra as moléculas de gordura que dão origem a celulite, e, após a quebra, quando é feita a drenagem, essa gordura é eliminada pela urina. No mais, a massagem modeladora estimula a circulação, o que melhora o quadro atual e evita a formação de novos furinhos.

Assim como a massagem modeladora, a drenagem linfática  e a carboxiterapia, a eletrolipólise, dentre outros tratamentos, é bastante eficaz nesse grau de celulite, já que ela quebra a molécula de gordura e estimula a circulação. O problema aqui é a dor, pois são usadas agulhas bem finas que estimulam eletricamente a região a ser tratada.

Celulite Grau 3: Casca de Laranja!

No grau 3 a celulite é bastante visível e a pele fica com ondulações mais profundas, além de sensação de peso nas pernas por causa da má circulação. É mais comum em quem tem sobrepeso, mas pode atingir também as magrinhas. As causas são basicamente as mesmas, mas a má alimentação, que resulta no excesso de peso, é o principal agente causador.

Aqui é preciso seguir uma dieta mais rigorosa, perder o peso excedente e aumentar a carga de exercícios, pois os tratamentos estéticos não apresentam, sozinhos, muitos resultados, contudo, se associados a uma dieta saudável e ao exercício físico, eles funcionam bem e reduzem bastante o problema, mas tudo depende da dupla alimentação e atividade física.

Os cremes de combate a celulite apresentam pouquíssimos resultados nesse caso.

Celulite Grau 4: Perigo!

A celulite de grau 4 é um problema que vai muito além da questão estética, vez que atinge a saúde da pessoa, que pode ter sequelas graves, já que a circulação fica completamente comprometida.

Em relação ao fator estético, as ondulações são fundas e duras, causando disformidade no contorno corporal. Quase sempre está relacionada a obesidade, então para tratá-la é preciso, primeiro, emagrecer. A dieta balanceada é essencial, mas todos os outros métodos de tratamento são bem vindo, incluindo os exercícios físicos, as massagens e os tratamentos estéticos.

Quando ocorre a redução do peso corporal esse tipo de celulite começa a “melhorar”, mas a perda de peso é de fundamental importância. Aqui, claro, os cremes que prometem dar fim à celulite não apresenta resultados.

Cremes Que Combatem a Celulite Funcionam em Todos os Casos?

Não! Eles ajudam nos casos de celulite grau 1 e grau 2, que são os quadros mais leves, com ondulações suaves. Como eles contém ativos que estimulam a circulação local, que desintoxicam e que reduzem medidas, ajudam e reduzem o problema, mas não acabam com ele.

É essencial lembrar que tudo aqui é uma questão de manutenção, então o uso dos cremes, bem como a dieta balanceada e o exercício físico diário são coisas que precisam te acompanhar pelo resto da vida.

 

Você Sabe Qual o Seu Grau de Celulite?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.