Simbolismos de Natal – Guirlanda do Advento

Para quem não é fã do natal, até que eu sou bem antenada nas tradições, né? É que eu sou curiosa e a parte histórica da coisa sempre me interessou muito.

De todos os símbolos de natal o que eu mais gosto é a guirlanda, particularmente a guirlanda do advento, que é o primeiro prenúncio de natal. A guirlanda nada mais é que um circulo de ramos de folhas verdes, que simbolizam a esperança, enfeitado com fitas vermelhas, que simbolizam a felicidade. A guirlanda do advento significa o renascer da esperança e por isso deve sempre ser feita no natal.

O advento é o tempo de espera e preparação que antecede a celebração do nascimento de Cristo, e significa chegada. Alguns rituais feitos no período do advento, como montar uma guirlanda, um presépio ou mesmo uma árvore, devem preparar não só a casa para a chegada do natal, mas também a nossa alma.

A guirlanda do advento é um costume originário da Escandinávia. Ela era preparada com folhas de pinheiro, que sempre estão verdes, para simbolizar a esperança de retorno do sol, de retorno da luz após o período do inverno, pois o natal no hemisfério norte ocorre no inverno.

Os druidas, em tempos pré-cristãos, já utilizavam coroa de folhas e velas em formato circular  no mês de dezembro. As folhas utilizadas eram o azevinho, o visco e a hera, que mantinham-se verdes em pleno inverno. O azevinho, além disso, simboliza o flagelo de cristo e , por isso, é muito utilizada no natal.

O correto é acender uma vela em cada domingo que antecede o natal ( no total de quatro), sendo que nesta data as 4 velas são substituídas por uma única e grande vela, que é a vela de natal.

As coroas ou guirlandas do advento devem ser feitas um mês antes do natal, sendo que em cada domingo deve ser acendida uma vela. Tradicionalmente, três  velas são na cor púrpura, que é a cor da espiritualidade, e uma é rosa, que é a usada no terceiro domingo, que é o dia de celebrar a alegria. Eu faço a minha guirlando com velas verdes e vermelhas. Vermelho porque é a cor de maior sorte e simboliza a vida. Verde porque é a cor da esperança e da abundância.

São usadas quatro velas pois foram quatro as etapas da salvação de Cristo. A primeira vela representa o perdão de Adão e Eva, a segunda simboliza a fé dos patriarcas que acreditaram na terra prometida, a terceira simboliza a celebração da aliança e continuidade do rei David, e a última vela, um domingo antes do natal, simbolizam a anunciação, pelos profetas, de um tempo de paz e justiça.

Antes de cada vela é importante fazer uma oração, mas não uma oração pronta. Uma oração que brote do coração é sempre mais verdadeira e expõe os nossos desejos mais íntimos. Cada oração deve vir com um pedido, sendo que no fim a gente deve pedir por união, renovação, proteção, alegria, generosidade…

Beijos

Ju

@JuLopesL / julianalopes@patricinhaesperta.com.br

https://www.facebook.com/JuLopesPE

Simbolismos de Natal – Guirlanda do Advento
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Comments are closed

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.