Como cabelo é preferência nacional e o loiro vem fazendo, e faz é tempo, a cabeça da mulherada, todo mundo quer saber como conseguir um loiro perfeito, aquele de capa de revista.
Difícil não é, eu garanto, mas pra chegar lá é preciso ter alguns cuidados, que são determinantes pra beleza da cor e pra saúde do cabelo. E é sobre isso que a gente vai conversar agora!
1. A Preparação
Antes de pensar em colorir ou fazer luzes (ou mechas, etc), veja o estado do seu cabelo. Será que ele aguenta passar por esse procedimento? Se o seu cabelo estiver fragilizado, com quadros de quebra, de elasticidade comprometida ou algo do tipo, esqueça! Primeiro é preciso tratar os fios, repondo massa, pra só depois, quando o cabelo estiver fortalecido, começar a pensar em fazer luzes/mechas/coloração/descoloração.
2. Compatibilidade Química
Você tem alguma química nos fios? Qual? Será que essa química é ou não compatível com o procedimento que você pretende fazer pra clarear? Isso precisa ser verificado porque a incompatibilidade de ativos gera corte químico, levando o cabelo a partir no local exato do limite entre uma química e outra. Por isso é tão importante verificar qual a química que estão colocando no seu cabelo e informar isso ao profissional que vai realizar o procedimento.
3. Teste da Mecha
Acho incrível como a grande maioria não faz teste da mecha, porque ele é o básico, sabe? É ele quem vai “dizer” se o seu cabelo aguenta ou não passar por mais uma química, se os ativos são compatíveis e coisas do tipo. É muito melhor “perder” alguns minutos com isso do que acabar com o cabelo detonado depois.
4. Fortaleça os Fios Antes
Quer mudar a cor do cabelo? Ótimo, mas fortaleça os fios antes! Fazer uma boa reconstrução ao menos uma semana antes de alterar a cor vai fortalecer os fios e dar a ele substâncias necessárias pra suportar a química. Olha só, quando fazemos um procedimento químico desses, o fio perde massa capilar, ou seja, perde a matéria do qual é formado, ficando fino, frágil e vulnerável, então quanto mais forte o cabelo estiver durante esse processo, melhor, já que os danos serão menores.
5. Use um Bom Descolorante!
Cabelo é “bicho cismado”, então não vá, pelo amor dos céus, descolorir os fios usando descolorante de farmácia! Não dá, não funciona, o cabelo não aguenta! Um bom descolorante faz TODA a diferença no resultado final, pois, sendo bom, ele fragiliza menos os fios e abre a cor mais rapidamente, deixando o tom mais bonito e contribuindo pra que o cabelo não estrague ainda mais.
6. Reconstrua Depois!
Ainda no lavatório, use algum produto reconstrutor! Como o cabelo perde massa durante a descoloração, é preciso repor essa massa o mais rápido possível, então não dá pra sair do salão sem que os fios estejam com uma boa dose de proteína, né? Isso vai garantir que os fios fiquem fortes e que o pigmento colocado nos fios através da matização, fixe com mais força, já que cabelo detonado não fica cor.
Beijos
Ju Lopes