Quem deseja radicalizar o visual sem ter que cortar os cabelos ou mudar completamente de cor, pode ter como aliadas as franjas, que são responsáveis por passar um ar de modernidade, criatividade e feminilidade, além de valorizem o olhar, o rosto, o look, a beleza, a maquiagem e o corpo. No entanto, existem vários tipos de franjas, das quais apenas algumas são adequadas para cada tipo de rosto. Além disso, é preciso verificar como são os seus cabelos naturais, pois fios cacheados ou crespos são complicados sem alisamento, ainda por cima com redemoinhos. Conheça cinco tipos de franjas para cabelos:
Franja Arredondada: Conhecida como meia-lua, a franja arredondada é indicada para as mulheres que possuem o rosto oval ou quadrado, devendo ser reparada a cada quinze dias para a manutenção do seu efeito. A franja arredondada, cortada na altura das sobrancelhas, utiliza bastante cabelo, motivo pelo qual não é indicada para mulheres com cabelos crespos ou cacheados, principalmente se tiverem redemoinhos, pois a franja arredondada deve permanecer sempre lisa, logo as características em questão resultam em franjas desastrosamente volumosas. Como este tipo de corte evidencia as maçãs do rosto e o queixo, não é recomendado também para o rosto redondo.
Franja Desconectada: Indicada para as mulheres que possuem o rosto redondo ou quadrado, a franja desconectada consiste em um corte irregular e desfiado no seu acabamento, que vai até o nariz ou o queixo de forma lateral. A franja desconectada pode ser realizada por mulheres com cabelos lisos, ondulados, cacheados e crespos, desde que cuidem bem dela, pois diminuem o volume dos fios e tira o foco do olhar das pessoas para o rosto. Por se tratar de um corte lateral, a franja desconectada não é recomendada para mulheres com cabelos curtos e também para as mulheres de baixa estatura.
Franja Diagonal: Indicada para as mulheres que possuem o rosto oval, quadrado ou redondo, a franja diagonal permite afinar e alongar o formato. Quem tem maçãs muito cheias, por exemplo, ao cortar uma franja diagonal longa e desconexa apenas de um lado da testa, tira o foco da região e favorece a testa, provocando o afeito afinado e alongado. Já quem deseja parecer mais jovem, pode optar pela franja diagonal volumosa e desconexa que passa de um lado da testa para o outro, que também afina e alonga o rosto. Para ter uma franja volumosa, deve-se usar os cabelos lisos.
Franja Longa: Indicada para as mulheres que possuem o rosto oval, a franja longa consiste em um corte frontal e reto com mechas desfiadas até o queixo nas laterais. A franja longa possibilita harmonizar o rosto, deixando-o delicado e rejuvenescido, sendo interessante também para quem deseja camuflar a testa grande ou tirar o foco das bochechas volumosas. Contudo, a franja longa não é indicada para as mulheres que possuem o rosto redondo, pois pode arrendondá-lo ainda mais, e o rosto quadrado. A franja longa também não é indicada para as mulheres que possuem o cabelo muito comprido com corte reto.
Franja Reta: Indicada para as mulheres que possuem o rosto oval e fino, sem bochechas grandes, a franja reta pode ser cortada na altura das sobrancelhas ou no meio da testa, sendo que a sua manutenção deve ser realizada a cada quinze dias para manter o efeito. O corte de franja reta não é indicado para as mulheres que possuem o rosto redondo ou quadrado, pois pode arredondar o formato ainda mais ou acentuar o formato quadrado. Como são poucos fios que compõem a franja curta, o corte não deve ser realizado por mulheres com cabelos cacheados ou crespos, pois o suor irá destruir o visual o tempo todo.