Como hidratar os cabelos em casa de forma correta

O que vou falar hoje acredito que não seja novidade pra ninguém: somente a hidratação confere brilho, maciez e saúde aos cabelos. Agora, uma coisa que acredito que muita gente ainda não sabe, é como hidratar as suas madeixas em casa de maneira certa.
Mesmo sendo lavado normalmente, mesmo utilizando creme sem enxague para pentear os cabelos, é fundamental que você faça uma boa hidratação. O ideal é fazer pelo menos de 15 em 15 dias. Para quem tem o cabelo ressecado ou quebradiço, indico toda semana.

Uma dica super importante é adquirir uma máscara que seja realmente de qualidade, pois existem muitas que possuem soda cáustica em sua composição. Isso mesmo! Um absurdo, não é?! Mas infelizmente é verdade. Com isso, os cabelos são afetados.

Dicas:

A máscara deve ser consistente. Só assim você garantirá uma boa hidratação;
Deve introduzir uma colher no pote e não a mão. Assim você não altera o pH.
Para saber se a máscara que você está adquirindo é consistente, você pode fazer o “truque do potinho”. Basta retirar a tampa e girar o pote de cabeça para baixo. Se o conteúdo for derramado, não é consistente, mas se ficar dentro do pote, é consistente. Eu indico a máscara da L’Oréal Paris chamada Absolut Repair. Um pote de 500 g rende um ano no meu cabelo (e olha que ele é comprido e volumoso!). Custa uma média de 150reais.

Para quem prefere economizar nos cabelos existem marcas famosas como a Pantene, Dove e Novex que ouço falar muito bem. Eu ainda não experimentei essas, então não vou indicá-las agora pra vocês porque eu gosto de testar em mim para depois sim poder indicar ou não. No entanto, existe uma máscara mais em conta que eu gosto muito da Bioex Cereais chamada Vital Touch. Eu tenho a de hidratação intensiva que contêm proteínas, vegetais, soja, aveia e trigo. O aroma é uma delícia e custa uma média de 20 reais.

Passo a passo:

Lave seu cabelo como de costume com shampoo e condicionador adequados para o seu tipo de cabelo e introduza uma colher no pote para “pegar” a máscara. Depois aplique o conteúdo da colher na mão e passe nos fios. Envolva-os num coque e coloque numa touca de alumínio. Permaneça com a touca durante o tempo indicado no “modo de usar” do pote. Costuma ser uma média de 15 minutos, porém alguns pedem menos, outros mais. Sempre siga o tempo exato. Pronto! É só enxaguar.

Desfile por aí com cabelos de diva!

Como hidratar os cabelos em casa de forma correta
4.7 (93.33%) 3 Votos

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

28 Comments
  1. Hidrato meus cabelos de 2 em 2 dias, são OLEOSOS DEMAIS e passei a não passar na raiz é o q ta me salavando um pouco mais!
    gostei da dica e super indico os da novex, pantene, elseve e reader sholders!
    Bjss

  2. Amanda Santos disse:

    Eu adoro hidrataçao.Faço 2x por semana e meu cabelo já melhorou muito. Quero adquirir em breve a absolut repair para experimentar, por enquato uso a Novex oleo de argan com bepantol e fica show (baratinha e eficaz -garanto)e a semi di lino diamante da alfaparf(dá brilho mesmo).O problema é que a vida é tão corrida que as vezes dá uma preguiça…Tem que ter disciplina pra hidratação funcionar. Bjs!!!

    1. Nem me fala, e tem que sair do banho ficar igual boba olhando pro relogio e depois voltar.
      Se pudermos ver pelo lado chique do negocio é o seu momento, o seu spa vip pessoal.
      Prende as crianças cono chiqueirinho e curta! rsrsrsrrsrs
      Mas tempo e preguiça é dose!

  3. Oi meninas, desculpa me meter, mas eu trabalho com uma cabeleireira. Hidratação de verdade quem faz é o cabeleireiro, isso que se faz em casa é banho de creme, ele vai ajudar muito na hidratação mas é fundamental, principalmente para quem faz alguma química, a hidratação no salão, pois a hidratação não se trata de passar um creme e deixar, mas sim de um mix de produtos como cremes e óleos adequados de acordo com a avaliação que ele fará do seu cabelo no momento, o que o cabelo precisa especificamente, por isso ocorre de uma máscara que funciona para uma, não funcione para outras, pois cada cabelo tem necessidades específicas, alguns são ressecados, outros só mal cuidados mesmo, outros quebradiços. Além disso cuidado com a touca de alumínio, o ideal é que ela tenha uma manta de lã, ou que seja de isopor, é melhor ainda que de alumínio e deve ser colocada por cima da touca plástica.

    Bjos
    Tamy

  4. Oi Isadora, me explique uma coisa, você usa o condicionador antes da máscara? Eu uso o shampoo, máscara e por último o condicionador, mas de repente como você usa o efeito pode até ser melhor. Gostaria de saber.

  5. Tayná Ramos disse:

    Oie!
    Tbm vou me meter um pouco… mesmo que seja um banho de creme o ideal é “enluvar” os fios, para fechar as escamas dos cabelos, dá uma baita diferença no resultado final… só passar o creme não adianta muito se vc não massagear os fios!

    beijos!
    🙂

  6. Amanda Santos disse:

    Em parte eu discordo do comentário acima. Concordo que realmente a hidratação do salão é bem melhor, ainda mais quando porque é feita com produtos profissionais que a maioria de nós não tem condições de adquirir. Porém, os produtos evoluiram muito nos ultimos anos, e banho de creme era o que a minha mãe fazia no cabelo dela quando eu era pequena, daquele potão colorido de Salada de Frutas(lembra). Desde que começei a ler o PE, tenho adquirido alguns produtos indicados,e cuidado muito mais dos meus cabelos em casa e eles melhoraram uns 100%.Acho que o que vale é a dedicaçao. Bjs e mais Bjs.

  7. Meninas!! Conversando com a minha profissional descobri que o maior cuidado que devemos ter na hidratação em casa é jamais deixar o cabelo secar. Se for deixar o produto por um tempo maior, devemos molhar os cabelos massageando-o, inclusive colocando mais produto se necessário.
    Bjs

  8. Divas! Vim aqui retornar pra vocês!

    Ceu: 1º shampoo, 2º condicionador. Por último a máscara.

    Renata: De fato, é fundamental a hidratação em casa. Não necessariamente uma hidratação num salão de beleza seja melhor. Depende muito do cabeleireiro e dos produtos que ele utilize.

    Em relação à deixar o produto no cabelo num tempo maior massageando e colocando mais produtos eu descordo, porque ao invés de hidratar mais, pode até ressecar os fios.

    Beijos de gloss, meninas!

    Até o próximo post!

  9. Oiiiii Eu faço diferente 1° Shampoo 2° Máscara e por ultimo o condicionador,sigo sempre as dicas do PE e meu cabelo é outroo,nem preciso ficar enfiada no salão,as hidratações e ampolas,hj em dia são muito boas…
    Bjos

    1. eu tbm fasso isso 1 o sanpoo dpois a idratacao dpois o conticionador bjsss

  10. Se eu fizer escova progressiva, vou impedir meus cabelos de receberem os nutrientes das minhas hidratações, nutrições e reconstruções????? Estou deixando meus cabelos sem tinta para ver se ele se recupera, mas, não consigo me livrar do secador…

  11. Oi gente… a única vantagem de hidratações no salão é que devido ao vaporizador, potencializa os efeitos. E se formos considerar os produtos profissionais, realmente são mais caros, porém a longo prazo saem em conta levando em consideração o preço da hidratação no salão. Um produto que eu adorooo e que é profissional é o Absolut Repair da L’Oreal. Ótimo, Ótimo! É bem carinho, mas dura um ano além de hidratar profundamente. A relação custo/benefício vale a pena!

    Quanto a hidratação, uso shampoo + máscara + condicionador para finalizar.
    Quando eu inverto a máscara e o cond., o meu cabelo fica super oleoso e pesado.

    Bjs

  12. Cáh, como eu disse no texto do post, o Absolut Repair da L’Oreal é excelente. Na minha opinião, é a melhor máscara profissional atualmente.

    Regiane, a escova progressiva não impede que os seus fios recebam nutrientes das suas nutrições, reconstruções e hidratações. Porém, vale lembrar que muitos salões utilizam o uso indevido do formol. Por isso, certifique-se de que o salão que você frequenta está dentro dos padrões estabelecidos pela ANVISA (Agência de Vigilância Sanitária). No caso, se quiser me responder, você faz a progressiva com o intuito de alisar os cabelos ou reduzir volume?

    Beijos, meninas!

  13. Ola meninas,

    Eu ate um tempo atraz nao tinha cuidado algum com meu cabelo, hoje depois de ficar loira os cuidados sao necessarios, e aqui no PE tenho visto muita dica legal, como eu nao sou rica e tambem nao tenho todo o tempo do mundo a meu favor, tenho que me virar em casa mesmo, tenho uma amiga cabelereira que me ajuda muito, somente ela que corta e pinta meu cabelo, e o resto faço em casa, ela me da muitas dicas, e algumas pego aqui no site.
    Sao muito validas as hidrataçoes e outros procedimentos feitos em casa, basta que vc use produtos bons e que faça td certinho. Meu marido que brinca falando que vai abrir um salao pra mim…rsrsrsr

    Obs: treinei muito e tive muito trabalho pra poder acertar e fazer td sozinha.

    bjs

  14. Amanda Almeida disse:

    Olá meninas!Eu trabalho em salão e faço hidratações direto, e vale lembrar q para obter um melhor resultado, além de usar uma boa máscara tem q tirar bem a umidade do cabelo antes de aplicar a máscara de tratamento,caso contrário vc perde todo o tratamento ralo a baixo!!! Os produtos de hidratação da wella são muito bons também, a wella tem uma linha de tratamento chamada enrich para cabelos secos e danificados, vale a pena é bom de mais…

    bjss

  15. Maria de Carvalho Riegas disse:

    Faço Hidratação no meu cabelo só que não estou acertando com mascara.meu cabelo é seco crespo e tem volume.não posso mais usar quimica pesada no meu cabelo. So uso tonalizante para cubrir os fios brancos.Está fazendo um mes que usei Redutor XLISSESé um escova selante para tirar o volume a cabelereira disse que não contem formolé a base de proteina naturalSericina.Só que meu cabelo está com quebra uso silicone oleo de argan e parece que não adiantacontinua seco.e quebradiçonão sei mais o que usar.Será que voce poderia me indicar um produto para meu cabeloparar de quebrar,gostari tambem de usar ativador de cachos para quando eu não colocar meus bobs,evito fazer escova.Tomo remedio para TIREOIDE sera que é por isso que meu cabelo quebra,aguardo resposta não sei mais o que usar e fazer .Obrigado

    1. Oi Maria! Só vi seu comentário hoje, mais de 1 mês depois… Bom, nada de óleos, ainda mais se onde vc mora tiver bastante sol. Indico que vc faça o ALINHAMENTO CAPILAR, da Self. Eu já fiz, é excelente! O cabelo para de emborrachar na hora e faça a manutenção em casa com Force Vector, da L’Oreal. Fiz um artigo sobre ele: https://www.patricinhaesperta.com.br/cabelos/esborrachou-use-force-vector-loreal

      Qualquer coisa me escreva: isadorafontao@patricinhaesperta.com.br

      Beijos!

  16. Oiiiee… Tenho uma enorme duvida, eu uso mega hair e fica dificil massagear quando faço idratação, como posso fazer sem danificar minhas mechas?? e qual o melhor produto para eu obter um melhor resultado??? BJãoo adoroo suas dicas!!!

  17. Oi Giovana!

    Com mega hair infelizmente não tem jeito. Não dá para massagear muito bem. Caso a raiz comece a coçar e/ou ficar oleosa, procure um cabeleireiro para ele utilizar um anti-resíduos no seu cabelo seguido de hidratação.

    Beijo!!

  18. Gente, fiquei abismada com o preço da Absolut Repair (500g) no Brasil. Em media 150.00 reais!!!!! Moro na Italia e pago 20 euro. Tudo bem que è a Italia è mais perto da França do que o Brasil, mas avacalham nè?!!!

    Ps,: Parabens pelo blog, adoro as dicas!!! E como os produtos aqui sao muito mais acessiveis, to caprichando nos cuidados com o meu cabelo :))

  19. Segue abaixo uma receita tiro e queda para cabelos opacos, ressecados, quebrados, sem brilho, sem movimento, sem vida… é feito mágica! Você segue o plano abaixo e pronto, cabelos lindos e perfeitos, os seus cabelos não serão mais os mesmos… vida nova para os seus fios.
    RECEITA CABELOS PERFEITOS:
    1 – Lavar com shampoo Kerafix da Bioderm (ele é composto de aminoproteina)
    2 – Passar o condicionador Kerafix da Bioderm (ele é composto de aminoproteina)
    3 – Passar a mascara reconstrutora Keramax da Skafe (ela é composta de geleia real e creatina) junto com o bepantol derma liquido e deixar uns 10 minutos. Enxaguar.
    4 – Aplicar a queratina Charis nos cabelos umidos, fazer escova e passar piastra.
    5 – Pronto! Cabelos lindos…

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.