Como tratar o cabelo em casa sem errar na dose?

Não importa a cor do seu cabelo, se os fios são lisos ou cacheados, e muito menos o comprimento do corte. Se tem franja, se é repicado ou se tem aplique. É preciso, de todas as formas, fazer hidratação de forma periódica para manter saúde e a nutrição das camadas capilares.

A hidratação ameniza e evita o ressecamento, além de eliminar o aspecto espigado e o excesso de frizz. Mas, como fazer uma hidratação em casa sem errar na dose?

É importante saber que existem produtos no mercado, que são vendidos para tratar os cabelos no seu banheiro, sem gastar em salão. Mesmo assim, exigem cuidados na hora de aplicar, esperar e retirar o produto do cabelo.

Antes de escolher o produto é preciso descobrir o que seu cabelo precisa. Se ele é oleoso na raiz e seco nas pontas, é sinal de falta de nutrientes no comprimento, provocados pelo uso da chapinha ou do excesso de sol. Aqui, é necessário buscar uma máscara com vitaminas B e C, óleo de argan ou macadâmia, nutrientes, silicones e queratinas.

Eles vão ajudar a devolver o brilho e a macies do fio. Se os fios estão totalmente ressecados, é necessário buscar um produto mais hidratante e manter uma hidratação mais profunda, como ampolas concentradas de nutrientes.

Antes de qualquer aplicação, lave os cabelos com um xampu específico para o seu cabelo. Ele vai limpar o excesso de poluição e resíduos que estão grudados nos fios. Depois, passe um condicionador da mesma marca e também específico para seu tipo de cabelo.

tratar-cabelo-casa

Ele vai abrir as camadas do seu fio e deixar com que a máscara de tratamento penetre com mais facilidade, nutrindo melhor o cabelo. Depois de tirar o xampu e o condicionador, aplique a máscara em mechas, pelo comprimento, deixando a raiz de fora do tratamento. Assim você vai evitar a oleosidade.

É importante saber que o uso do xampu antirresíduos é indicado pelo menos a cada 15 dias, quando o seu cabelo não tiver tinta ou progressiva ou é muito seco. Para aplicar, use as pontas dos dedos e massageie de leve o couro cabeludo, em movimentos circulares. Nestes casos, ele pode ser usado uma vez por mês. Ou, no dia em que for fazer hidratação, use duas vezes o xampu normal.

As máscaras de tratamento ajudam a amenizar os fios quebradiços. Para aplicá-las em casa, faça uma rotina, anotando no calendários dois dias por mês para fazer a hidratação. Assim, você consegue ter um controle e manter um ritmo de manutenção. Se você manter este ritmo, vai ter uma crescente mudança na nutrição do cabelo, deixando-o cada vez mais forte, macio e brilhoso.

Em casa, é preciso cuidar da dose de creme a ser aplicada. Não adianta lambuzar o cabelo toda vez que for fazer a hidratação.

O excesso de creme não vai aumentar o resultado. Se o cabelo é comprido, na metade (ou mais) das costas, a quantidade é uma conchinha da palma da mão e espalhar o produto em mechas do cabelo. Diminuindo conforme o comprimento dos fios.

Aplique mecha por mecha, sempre da metade do cabelo em direção às pontas. Máscara de tratamento na raiz é sinal de aspecto mais sujo depois que você passar a água para enxaguar.

É importante, também, respeitar o tempo de aplicação do produto, sem exceder nos minutos de hidratação. Isso pode ocasionar um resultado mais oleoso que o esperado. Geralmente o tratamento vai de 10 à 25 minutos, dependendo do produto, que pode ser em creme, máscara ou ampola. Depois deste tempo, retirar todo o produto também é necessário e importante para o resultado esperado.

Como tratar o cabelo em casa sem errar na dose?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kika @blogdakika

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

4 Comments
  1. Meninas qdo vou fazer hidratação , eu passo condicionador antes ou depois de aplicar a hidratação?
    OBg

  2. Michela Silveira disse:

    Ju, neste post, vc cita que devemos lavar o cabelo com shampoo, depois usar condicionador e por último a máscara. Mas em outros post’s vc indica usar a máscara após o shampoo e o condicionador por último. Qual é o ideal ?

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.