Que nenhuma mulher quer o cabelo ressecado, é fato.
Mas como evitar o famoso efeito “palha”? Quais são as suas causas e, indo mais longe, como tratar?
O ressecamento intenso, que pode ocorrer em qualquer tipo de cabelo, é mais comum nos cabelos cacheados, ondulados, longos e crespos.
Nos cabelos ondulados, cacheados e crespos a explicação para um ressecamento que parece não ter fim é a seguinte: o óleo que é produzido naturalmente pelas glândulas sebáceas, que é um dos responsáveis pela oleosidade (boa) dos fios, não consegue chegar às pontas por causa do formato do cabelo, que é: “espiralado”.
Nos cabelos muito longos, essa oleosidade, que deveria chegar de forma igual em toda a extensão dos fios, não consegue ir até as pontas e, por isso, os fios ficam ressecados.
Mas não é só isso, até porque a maior causa de ressecamento capilar atende pelo nome de “tratamento químico”, e isso envolve os diversos tipos de escovas, as descolorações, as colorações, os relaxamentos, os alisamentos, as mechas e as luzes.
Cabelo quimicamente tratado é, quase sempre, cabelo ressecado, e quanto maior for a pausa entre um tratamento químico e outro, já que praticamente não se vive sem eles, maior a probabilidade do cabelo se recuperar.
Além das químicas, alguns hábitos, por assim dizer, contribuem para o ressecamento dos fios, como o uso excessivo de chapinha e de secador, que desidratam os fios.
Já que é altamente improvável ficar sem a dupla acima, vale lançar mão dos protetores térmicos, que são soluções eficazes e baratas (ok, tem uns que custam os olhos da cara!) para proteger os fios dos efeitos do secador e da chapinha.
Mas nem só de protetor térmico vive um cabelo, porque o sol desbota os fios e contribui para que eles fiquem ressecados, então o uso de protetor solar capilar é altamente recomendado sempre!
Eles não são caros e não farão diferença visível ao serem aplicados, já que é só misturar um pouco no leave-in, e isso significa que todo mundo pode – e deve- usar!
O sal do mar, o cloro da piscina, a poluição e vários outros “agentes externos” contribuem para o ressecamento do cabelo, por isso, ao se expor a esse tipo de coisa é preciso proteger os fios, e para isso os leave-ins são fantásticos, pois eles criam uma pequena barreira de proteção contra os efeitos nocivos desses agentes.
Agora que já sabemos as causas e, consequentemente, como evitar o ressecamento, falaremos, no próximo post, sobre como tratar o bendito!
Beijos
Ju Lopes