O Cabelo Se “Acostuma” Com O Shampoo?

Essa é uma pergunta que ouço e leio sempre… A afirmação é sempre essa: no início o shampoo “A” fazia milagres no meu cabelo, mas depois de um tempo não faz mais efeito porque o cabelo já se acostumou com ele.

Eu mesma já senti e sinto isso várias vezes, mas a resposta passa longe do “acostumou” “viciou” ou “enjoou”.

Uma coisa que pouca gente sabe, mas que é fato incontestável, é que os hormônios interferem no pH do couro cabeludo, e sempre que há mudanças hormonais, como quando estamos menstruadas, esse pH varia.

Assim, um produto que funcionava perfeitamente deixa de funcionar tão bem simplesmente porque o pH do couro cabeludo mudou.

Foto: Reprodução

Outra coisa muito comum de acontecer é quando o cabelo está hiper ressecado e a pessoa se joga em um shampoo hidratante. No início, como os fios estão bastante danificados, é evidente que o shampoo tende a ter um efeito muito melhor, já que ele está oferecendo exatamente o que o cabelo precisa naquele momento.

Com o passar do tempo, quanto mais o cabelo estiver hidratado, menor será o efeito visível do shampoo, pois ele já cumpriu a função dele.

Eu vivo falando isso: as necessidades de cada cabelo mudam de acordo com o momento.

Um shampoo que era maravilhoso quando seu cabelo precisava de reconstrução não terá o mesmo efeito quando ele precisar de nutrição e vice versa.

Outra coisa muito importante: cabelo com excesso de resíduos e sujeiras não absorve os ativos corretamente! Às vezes o cabelo está tão cheio de impurezas que o shampoo parece “não fazer efeito”, por isso eu sempre uso um pré-shampoo antes do meu shampoo habitual.

Um pré-shampoo, pra mim, é um shampoo mais baratinho, de preferência sua,  que serve de primeira lavagem, só pra “tirar o grosso”. Depois dele é que eu aplico o shampoo hidratante, nutritivo ou reconstrutor.

O que tem funcionado pra mim, além do tal do pré-shampoo, é revezar os produtos. Cada lavagem é com um shampoo diferente (geralmente tenho dois), assim o cabelo não fica saturado e pode absorver, cada dia, o que o shampoo do dia tem a oferecer.

 Beijos

Ju

julianalopes@patricinhaesperta.com.br

O Cabelo Se “Acostuma” Com O Shampoo?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

1 Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.