O que são nanopartículas de serina para cabelos?

serina

No interior das fibras capilares dos nossos cabelos estão presentes moléculas protéicas de queratina, responsáveis pela saúde dos fios, que são compostas por componentes chamados aminoácidos essenciais, sendo que estas moléculas protéicas de queratina são obtidas exclusivamente através de uma alimentação adequada com produtos naturais, como, por exemplo, o arroz, o leite e os ovos, pois não são produzidas naturalmente pelo corpo humano, motivo pelo qual os cabelos não se recompõem sozinhos após as agressões externas, os procedimentos mecânicos e os processos químicos, necessitando ciclos constantes de hidratação, nutrição e reconstrução. Mas, aonde entram as nanopartículas de serina nesta composição?

Tendo em vista que a estrutura da queratina é formada por várias moléculas de aminoácidos essenciais de proteína, em suma, existem 21 componentes nesta estrutura, que são o ácido aspártico, o ácido glutâmico, a alanina, a arginina, a aspargina, o aspargito, a cisteína, a fernilalanina, a glicina, a histinina, a isoleucina, a gleutamina, a leucina, a lisina, a metionina, a prolina, a serina, a tirosina, a treonina, a triptolina e a valina. Em meio a todos estes aminoácidos essenciais está presente a serina, descoberta no ano de 1865, que representa cerca de 4% da estrutura de uma molécula de queratina.

As nanopartículas de serina, entre as suas várias finalidades de uso, possuem o poder de tratar os cabelos danificados, porosos ou ressecados, sendo o novo queridinho dos profissionais do setor da beleza e também dos consumidores em geral. Este componente pode ser usado nos cabelos através da utilização de tratamentos específicos dos salões de beleza, como, por exemplo, a cauterização ou a plástica capilar, que utilizam uma alta concentração de queratina, devendo ser aplicada nos cabelos realmente detonados. Contudo, descobriu-se há pouco tempo atrás o poder de alisamento das nanopartículas de serina, que passaram então a substituir o temido formol.

Como o formol quebra as ligações protéicas dos cabelos para alisá-los, a substância pode causar alergias ou doenças nas pessoas que fazem escovas progressivas, além de piorar o estado crítico dos cabelos descoloridos ou tingidos em conjunto. Após a popularização das nanopartículas de serina, foi desenvolvida uma técnica chamada de realinhamento capilar, que alisa os cabelos e possui durabilidade de três a seis meses. Por se tratar uma molécula de proteína, a nanopartícula de serina faz o caminho contrário do formol: alisa os cabelos e potencializa as ligações protéicas, devolvendo os nutrientes essenciais que os fios necessitam para se reconstruírem.

Com a proibição do formol pela Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o realinhamento capilar com nanopartículas de serina está se popularizando e ganhará a preferência muito em breve, pelo até que se descubra algo novo. Apesar do grau de alisamento não ser idêntico ao de uma escova progressiva comum, o realinhamento capilar é compatível com os processos químicos comuns, como, por exemplo, escovas progressivas, descolorantes, tinturas e tonalizantes. Em contato com ações térmicas potentes, as nanopartículas de serina promovem ainda a devolução do brilho, da força, da luminosidade, da massa capilar, do movimento e da suavidade dos cabelos.

O realinhamento capilar também oferece vantagem para quem não gosta do efeito liso e artificial das escovas progressivas comuns. É possível transformar os fios cacheados ou crespos em fios ondulados dos cinemas e da televisão, bastando investir menos na chapinha e no secador durante o procedimento. Quem deseja mesmo o liso perfeito pode investir em um relaxamento antes do procedimento para o resultado ser incrementado. Outra vantagem é o tratamento da quebra e da queda capilar, problemas que afinam os cabelos e fazem os mesmos perderem a sua massa capilar. As nanopartículas de serina repõem a água e a massa capilar.

O que são nanopartículas de serina para cabelos?
5 (100%) 1 Voto

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.