in

Qual a diferença entre hidratar e nutrir o cabelo?

hidratar

Os fatores ambientais, como, por exemplo, a água, o cloro, a poeira, a poluição, o sal e o sol, são responsáveis por deixar os cabelos ressecados, até mesmo aquelas madeixas que são 100% naturais, ou seja, sem químicas ou banhos de brilho. Ocorre que estes fatores ambientais fazem os fios ficarem desidratados devido à perda de umidade natural. Por causa disso, estes cabelos necessitam tratamentos com produtos para hidratar os fios. Somados a outros procedimentos, como o alisamento, a descoloração e a tintura, os cabelos tornam-se ainda mais ressecados, necessitando tratamentos hidratantes para voltarem a ficar leves, macios e maleáveis.

Mas, qual é a diferença entre hidratar e nutrir o cabelo? Os produtos disponíveis nas prateleiras não são tudo a mesma coisa? A resposta é não. Existe uma linha tênue entre hidratar e nutrir. Como dito anteriormente, os tratamentos hidratantes repõem a água e a umidade natural que as fibras capilares perdem gradualmente por causa de fatores ambientais, bem como os aparelhos eletrônicos e os procedimentos químicos. Já os tratamentos nutritivos, por sua vez, são responsáveis por devolver nutrientes que as fibras capilares perdem gradualmente por causa dos procedimentos químicos. Esta é a importância de hidratar e nutrir os fios.

As fibras capilares são compostas por mais de vinte aminoácidos essenciais que compõem a estrutura da queratina, substância responsável pelo fortalecimento dos cabelos, o que evita a quebra capilar e a queda capilar. Contudo, o organismo de cada ser humano não é capaz de produzir estes aminoácidos essenciais sozinho, motivo pelo qual os cabelos, ao serem danificados, não se recuperam sozinhos sem tratamentos capilares. No caso dos danos ocasionados pelos procedimentos químicos, como o alisamento, a descoloração e a tintura, os produtos nutritivos são a solução ao invés dos produtos hidratantes, que repõem a água e a umidade dos fios.

Os tratamentos nutritivos aceleram a reposição dos mais de vinte aminoácidos essenciais que compõem a estrutura da queratina dos seus cabelos. Naturalmente, estes aminoácidos essenciais são adquiridos através de uma boa alimentação, pois ninguém nasce com queratina nos fios. É por causa disto que as pessoas que fazem reeducação alimentar com cereais, fibras, frutas e proteínas possuem cabelos mais brilhosos e mais forte do que aquelas que exageram nos carboidratos. Para quem ainda possui dúvidas sobre hidratar e nutrir os fios, na verdade, os dois passos devem ser seguidos. O controle pode ser feito através do ciclo de cronograma capilar.

O ciclo de cronograma capilar consiste em alternar tratamentos hidratantes, nutritivos e reconstrutores para os cabelos terem uma recuperação completa específica para cada problema que sofreu. Para quem estranhou o termo reconstrução citado agora, o mesmo é indicado apenas para as mulheres que sofrem com os efeitos da descoloração nos fios, pois caso os tratamentos reconstrutores sejam aplicados nos cabelos saudáveis, o resultado pode ser o caminho inverso. A reconstrução age na recuperação dos fios elásticos, emborrachados e porosos por causado clareamento. Mas, retornando ao ciclo de cronograma capilar, que alterna hidratação, nutrição e reconstrução: como o tal ciclo funciona?

Caso você lave os seus cabelos três vezes por semana, por exemplo, a primeira lavagem da semana deve ser com produtos do gênero hidratante. A segunda lavagem da semana, por sua vez, deve ser com produtos do gênero nutritivo. Já a terceira lavagem, se os seus cabelos estão danificados por causa da descoloração, será com produtos do gênero reconstrutor. Mas, se os seus cabelos são mais escuros e não chegaram ao ponto de ficarem elásticos ou emborrachados, a sua terceira lavagem será com produtos hidratantes do gênero novamente. Na semana seguinte, basta alternar, iniciando pela opção que não foi usada na última lavagem.

4.8/8 - (2 votos)

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

Treino de academia pode dar errado?

Coisas que você precisa fazer antes de você usar um top curto