Visagismo no corte de cabelo

Visagismo no corte de cabelo – Como ficar perfeito?

Visagismo no corte de cabelo
Visagismo no corte de cabelo

Começo de ano inspira mudanças e nada como um novo corte de cabelo para começar a nova fase com o pé direito. Na hora de chegar ao salão, ou mesmo fazer uma busca pela internet, bate aquela dúvida, né? Será que este corte fica bem em mim? Seja chanel, curto, repicado, joãozinho; muito de como o corte ficará em você depende do formato de seu rosto e da harmonização das linhas. A isso damos o nome de visagismo no corte de cabelo.

Mas o que é visagismo no corte de cabelo?

A técnica já existe desde a década de 1930 e foi criada pelo francês Fernand Aubry. Mas apenas nos anos 2000 (mais especificamente em 2002) é que surgiu com mais força no Brasil, depois que o cabeleireiro Philipi Hallawell lançou o livro “Visagismo – Harmonia e Estética”.

E, nada mais é, do que associar as noções de estética e simetria à harmonização com identidade e personalidade individual. Isso mesmo, pode parecer estranho, mas, antigamente, não havia uma grande preocupação em valorizar as características pessoais, tanto físicas quanto de personalidade, dos clientes quando o assunto era o corte de cabelo.

Bastava pegar uma foto na revista e reproduzi-la. Já imaginou como era né?

Mas tudo bem, o que isso tem a ver com meu corte em particular?

Para acertar um penteado perfeito você deve sim usar a “ arte de criar uma imagem pessoal que revela as qualidades interiores de uma pessoa, de acordo com suas características físicas e os princípios da linguagem visual (harmonia e estética), utilizando a maquilagem, o corte, a coloração e o penteado do cabelo, entre outros recursos estéticos” – como diria Philipi Hallawell.

Isso mesmo, você deve buscar essa identidade pessoal por meio da construção de uma imagem. Afinal, os cabelos interferem diretamente na influência que nossa aparência terá no outro. O que você quer transmitir? Uma incongruência com seu formato ósseo de rosto e a linha de corte?

Uma identidade dominada por copiar sem critérios a imagem de outra pessoa? Pense bem!

Para te ajudar a entender melhor seus traços e te ajudar, então, a bolar a melhor imagem para 2016, continue atenta às definições a seguir:

Tipos de rosto

Rosto Oval:

É o mais democrático de todos, ele pode aceitar e harmonizar tanto cortes mais curtos quando mais longos. A franja também é algo possível e opcional para esse formato de rosto. A dica da moda é evitar desenhos restos para os fios, cortes mais despojados e com linhas desfiadas trazem muito mais movimento e um toque moderno.

Rosto Redondo:

Para esse rosto o perigo está no volume dos fios, além da extensão. Manter o topo da cabeça mais carregado com laterais desfiadas harmonizará melhor as linhas do rosto, alongando-os. As franjas estão liberadas sim e podem ser retas ou assimétricas. De comprimento: um pouco abaixo da linha do ombro já é ideal. Evite usar rabos de cavalo.

Rosto Quadrado:

Aqui pode bastante coisa. É recomendado para vários tipos de cortes e comprimentos. É a grande aposta para que quer um look mais chanel – fica incrível. Mas, se seu negócio é ter longas madeixas pode se jogar também. Só evite as franjas, mas se a vontade for irresistível, vá de comprimentos mais longos e bem desfiadas.

Rosto Triangular:

Aqui não importa muito o comprimento desejado. O que vale observar mesmo é que o corte seja bem desconectado. Os fios mais assimétricos vão equilibrar muito mais o formato da face. Se tiver cabelos cacheados ou crepos corra dos corte de linha reta. Nas franjas, duas dobradinhas: curta e bem reta, ou longa e bem desfiada.

Linhas de corte no cabelo

  • 1- Cabelos com linhas verticais e retas: Transmitem estrutura mais encorpada;
  • 2- Cabelos com linhas retas horizontais: Passam uma imagem de mais estabilidade. Mas atenção, se você tiver uma franja reta, mas um cabelo com linhas verticais com bases horizontais a ideia é de convencional;
  • 3- Cabelos com linhas inclinadas: Dão uma grande impressão de dinamismo. Aqueles repicados e desfiados se voltados para dentro passam uma ideia de introversão, o que junto com o dinamismo pode confundir o interlocutor com um desequilíbrio. Por isso, se for para ser dinâmico ponhas as pontas para fora e dê a impressão de extroversão;
  • 4- Cabelos com linhas curvas: Os cabelos mais sonhados por aquelas que querem ser divas como modelos de comercial de shampoo. Ele passa uma impressão de sensualidade e romantismo;
  • 5- Cabelos com linhas quebradas (encaracolados): Cabelos encaracolados são bem lúdicos e podem passar um ar infantil. Por algum motivo, segundo Philipi Hallawell, é o que faz muitas mulheres buscarem tratamentos para desfazer os cachos na idade adulta. Será mesmo?

Depois de anotado, lembre-se: a harmonização busca trazer aquilo que está dentro de você para fora. Então, se você está se sentindo bem, invista. E, claro, não tenha medo da mudança. Afinal, cabelo cresce!

Visagismo no corte de cabelo
5 (100%) 1 Voto

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.