8 Dicas Pra Eliminar o Inchaço

Às vezes nem é o excesso de peso, mas sim o inchaço que nos deixa mais gordinhas, como acontece nos dias que antecedem a menstruação, por exemplo.

Mas o que, afinal, causa o inchaço? O inchaço pode ter muitas causas e em alguns casos é sintoma de determinadas doenças, mas a verdade é que, na maioria dos casos, ele é causado pelos maus hábitos na dieta. Sim, o corpo incha porque retemos líquido, e essa retenção de líquidos costuma acontecer com mais frequência nas mamas, na barriga, nos pés, nas mãos e nas coxas. A flutuação hormonal também pode levar a um quadro de retenção de líquidos, assim como  a flatulência e a prisão de ventre, dentre muitas outras coisas, mas vamos nos concentrar na questão alimentar, que é onde nós mais “pecamos”!

1. Reduza o Sal!

Um dos grandes causadores da retenção de líquidos é o sal, e todo mundo sabe disso, mas quase ninguém toma providências a respeito. O excesso de sal faz com que o organismo retenha água, o que causa a retenção hídrica e deixa o corpo inchado. Portanto, é essencial reduzir a quantidade de sal nos alimentos e prestar atenção ao rótulo das produtos que você compra, inclusive os diets, pois a grande maioria contém doses altas de sódio, o que faz com que o corpo fique inchado! Alimentos industrializados, conservas, enlatados e embutidos são os grande vilões, fique de olhos bem abertos!

2. Diga Não às Bebidas Gaseificadas!

Dizer não ao refrigerante não é fácil nos dias do hoje, porque a verdade é que nós fomos “criados” consumindo esse tipo de produto, que faz parte dos nosso hábitos, dos nossos costumes alimentares, infelizmente. Contudo, quem tem problema com o inchaço deve cortar esse tipo de bebida e qualquer outra que seja gaseificada do cardápio. O motivo? Os gases presentes nessas bebidas dilatam o estômago, causando um inchaço temporário, sobretudo na barriga, pois o estômago fica dilatado. Pra piorar, os refrigerantes são ricos em sódio (sim, em sódio!), que, como expliquei acima, são os grandes vilões do inchaço! É melhor, pois, consumir sucos, água e chás.

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3. Evite os Alimentos Que Produzem Gases

Vocês sabiam que existem alimentos que produzem gás? Não? Pois eles estão entre nós! rs É o seguinte, determinados alimentos, por vários motivos, são mais difíceis de serem quebrados e digeridos pelo nosso organismo, e, por causa disso, o intestino passa a fermentá-los, pois assim eles serão mais facilmente absorvidos. Acontece que esse processo de fermentação gera uma produção de gases, e esses gases levam ao inchaço. Quais alimentos são esses? Repolho, couve de bruxelas, brócolis, couve-manteiga, couve flor, feijão, batata doce, ovo, leite, leguminosas, cebola e alimentos ricos em açúcar.

Contudo, apesar de favorecerem a formação de gases e, consequentemente, o inchaço, não se pode excluir esses alimentos do cardápio pois muitos deles são importantes pra nossa saúde e possuem nutrientes essenciais. O que se pode – e deve- fazer é reduzir o seu consumo, dica que vale principalmente pra quem já tem tem problemas com o inchaço.

4. Aposte nos Chás!

A grande maioria dos chás são diuréticos e, por isso, ajudam  a desinchar. Por causa disso, eles são muito indicados para o consumo diário, pois eliminam os líquidos retidos e mandam as toxinas pra bem longe, o que, claro, beneficia o organismo e a silhueta. Os chás que contém cafeína geralmente possuem um efeito diurético maior, mas é preciso tomar cuidado com o excesso pra que a pessoa não fique “ligada”. Boas opções : chá de cavalinha, chá verde, chá preto, chá de hibisco, chá branco, chá de porangaba e chá de quebra-pedra, dentre outros.

5. Mastigue, mastigue  e mastigue!

Você anda mastigando bem os alimentos? Pois deveria! Quem come depressa demais acaba não mastigando direito os alimentos (tem que mastigar cerca de 20 vezes), e isso acaba atrapalhando muito a digestão, claro, fazendo com que o bolo fecal chegue ao intestino sem que os alimentos tenham sido completamente digeridos, o que causa, além de prisão de ventre, inchaço!

6. Nada de Exageros!

Gosta de comer? Acho que todo mundo gosta, né? Mas tem que ter limites e saber o momento certo de parar, porque quem come demais acaba  com o estômago cheio demais, o que significa uma sobrecarga no trato gastrointestinal, o que dificulta bastante a digestão e provoca o inchaço.  No mais, grandes volumes de comida podem acabar distendendo o estômago, gerando, assim, um efeito similar ao que ocorre quando ingerimos bebidas gaseificadas, como refrigerantes, por exemplo.

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O ideal é sempre comer de três em três horas, pois assim ingere-se uma quantidade menor de alimentos, o que evita essa sensação de estômago cheio.

7. Aumente o Consumo de Fibras e de Líquidos

Todo mundo sabe o quanto é importante consumir bastante fibras e bastante líquido, não é mesmo? As fibras mantém o organismo funcionando como um relógio e faz uma verdadeira faxina interna. Contudo, é preciso tomar alguns cuidados, pois se ocorrer um aumento no consumo de fibras e esse aumento não for acompanhado de uma ingestão adequada de líquidos, essas fibras vão acabar gerando inchaço. O que acontece aqui é o esse excesso de fibras sem a correta hidratação acabará gerando uma prisão de ventre, claro, o que não aconteceria se o consumo de líquidos estivesse aumentado também.

O consumo adequado de fibras por dia é de 30 gramas, mas acompanhado de dois litros de água, no mínimo, lembrando que as bibras podem ser encontradas em alimentos integrais, em farelos, como o de aveia, em cereais, em verduras e em frutas.

8. Aposte nas Proteínas!

O consumo de proteínas magras, com um menor teor de gorduras, como os ovos, os queijos magros, os peixes, as aves (sem pele) e a soja agem eliminando o excesso de líquidos do organismo, o que é muito benéfico para quem costumar ter problemas com inchaços. Assim, aposte em uma dieta equilibrada, com um bom aporte de proteínas magras, além de fibras e líquidos, claro. Não se pode exagerar no consumo de proteínas, pois tudo em excesso é prejudicial, mas elas, nesse caso, são benéficas.

Beijos

Ju Lopes

 

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Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

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