Alimentação de Verão

A alimentação no verão muda… E tem mesmo que mudar, porque não dá pra, num calor desses, se jogar na feijoada, nos queijos gordurosos, nas carnes suculentas e nas comidas mais pesadas, né?

Quanto mais quente estiver o dia, mais leves devem ser os alimentos. Assim, optem por frutas, legumes e verduras, que são ricos em vitaminas e fibras, além de serem leves e refrescantes.

Folhas verdes e saladas são sempre bem vindas, tomando cuidado com os molhos, que não devem conter maionese. Prefiram sempre temperar a salada com limão, azeite, mostarda e vinagre.

Para quem não abre mão das saladas cremosas, que são recheadas de maionese, a dica é substituir a maionese por iogurte sem sabor, que garante o mesmo efeito.

Devem ser evitados os alimentos muito gordurosos, como manteigas, bacon e creme de leite.

Peixes, crustáceos, frangos e carnes magras grelhadas, assadas ou cozidas são as mais indicadas, pois são de digestão mais rápida.

Já as sobremesas devem ser bem refrescantes, como sorvetes, gelatinas, saladas de frutas e picolés.

É indispensável prestar atenção na conservação dos alimentos, que devem ser mantidos refrigerados, já que o calor acelera a degradação e favorece o surgimento de fungos e bactérias.

Além disso, os alimentos devem ser bem lavados e acondicionados em recipientes adequados. A higiene é sempre muito importante, pois o consumo de alimentos contaminados leva a quadros de verminoses, gastrenterites e infecções estomacais.

Como medida de precaução, evitem, sobretudo na rua, alimentos de fácil contaminação, como molhos, queijos e maioneses, pois eles costumam ficar sem refrigeração por muito tempo, o que pode causar problemas.

Por último, mas não menos importante:  tomem bastante líquido! Sucos, chás gelados e água de coco ajudam a manter o corpo hidratado e não pesam na dieta!

Seguindo essas dicas, vai ser fácil passar um verão saudável e magrinho!

Beijos

Ju

@JuLopesL / julianalopes@patricinhaesperta.com.br

https://www.facebook.com/JuLopesPE

Alimentação de Verão
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

2 Comments
  1. Gostei.
    Dicas muito valiosas!
    No verão eu faço sempre gelatina e deixo já em vários potinhos, para na hora da fome comer algo refrescante e com poucas calorias.
    Bjks e te espero lá no meu blog tb!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.