Hoje eu vou explicar quais são as quatro modalidades de cirurgia bariátrica aprovadas no Brasil, bem como suas principais características.
Bypass Gástrico
O Bypass gástrico é uma técnica bastante segura e eficaz, já que o paciente chega a perder até 45% do peso inicial) e , talvez por isso, é a técnica mais praticada no país.
Aqui é feito um grampeamento em parte do estômago, reduzindo, assim, o espaço disponível para os alimentos, e também um desvio do intestino, o que altera os hormônios da saciedade, provocando diminuição da fome e, conseqüentemente, o emagrecimento.
É muito eficaz também para o tratamento e controle da diabetes, o que a torna uma alternativa para os diabéticos.
Banda Gástrica ajustável
Essa técnica ainda é pouco utilizada no Brasil, representando apenas 5% do total de cirurgias bariátricas que são feitas no país.
É também uma técnica bastante segura e relativamente recente, vez que foi criada em 1984, mas bem eficaz, sendo possível reduzir até 20% do peso excedente.
Essa técnica consiste na instalação de um anel de silicone inflamável e ajustável que é colocado ao redor do estômago para apertar o órgão e controlar o esvaziamento do estômago. Nesse caso, não ocorrem alterações na produção de hormônios.
Gastrectomia Vertical
Essa técnica, que começou a ser praticada no início dos anos 2000, transforma o estômago em um tubo com capacidade média variando entre 80 a 100 ml.
A perda de peso é comparável a do ByPass e ajuda bastante em casos de hipertensão e colesterol alto.
Duodenal Switch
Essa é uma técnica que faz a junção entre a gastrectomia vertical e o desvio intestinal..Retira-se 85% do estômago, mas preserva-se a anatomia do órgão, bem como sua fisiologia de esvaziamento.
O emagrecimento, que pode chegar a 50% do peso inicial, ocorre devido ao desvio intestinal, que reduz a absorção de nutrientes.
É uma técnica pouco utilizada, representando apenas 5% dos procedimentos realizados no país.
Além dessas técnicas, existe o Balão Intragástrico, que é uma terapia auxiliar indicada para quem está no sobrepeso ou para quem está no período pré-operatório e possui um IMC acima de 50 Kg/m².
Um balão com 500 ml de líquido contendo azul de metileno é colocado no estômago através de uma endoscopia, diminuindo a capacidade gástrica e provocando a saciedade.
É um procedimento seguro e não cirúrgico, sendo que o balão é deixado por seis meses no paciente.
Essa semana inteira vou falar sobre esse assunto, que acho bem interessante e informativo. Inclusive, recebi e-mails de meninas relatando que já haviam feito a cirurgia bariátrica, bem como e-mails de pessoas que estão se preparando para fazer, sendo que muitas pessoas têm dúvidas sobre os procedimentos, sobre o antes e depois e tal.
Daqui a pouco tem mais, tá?
Beijos
Ju
@JuLopesL / julianalopes@patricinhaesperta.com.br
https://www.facebook.com/JuLopesPE