Redução de estômago – Quem Pode Fazer?

A cirurgia bariátrica é indicada de acordo com preceitos médicos e requisitos que devem ser seguidos antes de optar-se por um procedimento tão drástico.

O tratamento da obesidade passa, inicialmente, pelo controle alimentar de prática de atividades físicas. Caso essa abordagem não apresente resultados satisfatórios, tenta-se o uso de medicamentos emagrecedores.

Quando nada disso faz efeito e não existem mais alternativas, a cirurgia bariátrica surge como uma solução eficaz. Dessa forma, observa-se que a cirurgia bariátrica é a última opção, sendo uma alternativa viável quando não existem mais opções.

Mas quais são os requisitos para que uma pessoa possa se submeter a essa cirurgia?

Índice de Massa Corpórea, idade e tempo da doença.

Em relação ao índice de massa corpórea (IMC)  existem situações:

– Se o IMC for maior que 40 a cirurgia é indicada, independente da existência de comorbidades.

-Se o IMC estiver entre 35 e 40, e existirem  comorbidades, a cirurgia é indicada.

– Se o IMC estive entre 30 e 35 e existirem comorbidades graves, sendo constatada a intratabilidade clínica da obesidade, a cirurgia é indicada.

Em relação à idade, as regras são as seguintes:

A cirurgia é indicada para menores de 16 anos em casos de síndrome genética. Fora esse caso,  é preciso consentimento da família ou do responsável legal, sendo que eles devem acompanhar o paciente em todo o período de recuperação.

Para pacientes com idade entre 16 e 18 anos, deve haver indicação médica e consenso entre a família e a equipe multidisciplinar.

Dos 18 aos 65 anos não existem restrições no que diz respeito à idade.

Para pacientes acima de 65 anos é preciso uma avaliação pela equipe multidisciplinar. Aqui leva-se em conta se existem ou não comorbidades, qual a expectativa de vida do paciente e quais benefícios  o emagrecimento pode trazer.

Em relação ao tempo da doença, é preciso que o paciente apresente IMC e comorbidades que justifiquem a cirurgia há, pelo menos, dois anos. Além disso, é preciso que tenham sido feitas todas as tentativas de tratamentos clínicos disponíveis, sem resultados.

Algumas situações são consideradas adversas à realização da cirurgia, como doenças genéticas, presença de transtorno psiquiátrico sem o devido controle, incluindo-se aqui o uso de álcool e/ou drogas ilícitas, bem como limitação intelectual em pacientes que não possuam suporte familiar.

Amanhã tem mais, tá?

Beijos

Ju

@JuLopesL / julianalopes@patricinhaesperta.com.br

https://www.facebook.com/JuLopesPE

Redução de estômago – Quem Pode Fazer?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

6 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.