Usos do Cupuaçu

Eu gosto tantooo de cupuaçu, e tomo tanto, que precisei ir pesquisar sobre os benefícios dessa frutinha deliciosa para poder justificar, digamos, a minha orgia alimentar à base de cupuaçu.

Sabe-se que o cupuaçu é originário da Amazônia e que, por lá, entre os índios, ela é indicada até para auxiliar partos difíceis.

Os índios, que foram, obviamente, os primeiros usuários dessa fruta, usam-na em dores abdominais, pois ela alivia as dores. É muito utilizada, ainda, para cicatrizar todo tipo de feridas, pois a manteiga de cupuaçu possui propriedades cicatrizantes.

Foto: Reprodução

Tanto a polpa quanto a semente são muito utilizadas  na industria alimentícia para produzir produtos que vão desde sorvetes ( AMO!) até licor, xarope e biscoito,dentre outros.

Da semente do cupuaçu se obtém o cupulate, o chocolate do cupuaçu,  que é uma polpa similar ao chocolate originário do cacau, só que bem mais barata e com um teor bem mais baixo de teobromina, que é uma substância de efeitos estimulantes.

Além do uso pela indústria alimentar, existe o uso pela indústria cosmética, que utiliza a manteiga de cupuaçu para óleos, hidratantes, produtos capilares, batons, desodorantes cremosos e pomadas indicadas para estimular a cicatrização.

Além da polpa e da semente, usa-se também a casca do cupuaçu, que é rica em ferro, potássio, manganês e outros minerais. O uso da casca é dirigido, basicamente, para a  produção de adubo orgânico.

Bom, eu sou viciada em sorvete de cupuaçu e uso vários creminhos de cabelo que são à base de manteiga de cupuaçu, pois ela é bastante emoliente e hidrata profundamente os fios.

No  próximo post a gente conversa  sobre os benefícios que o cupuaçu proporciona  para a saúde, ta?

Beijos

Ju

@JuLopesL / julianalopes@patricinhaesperta.com.br

https://www.facebook.com/JuLopesPE

Usos do Cupuaçu
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

2 Comments
  1. Oi Ju, li seu artigo e confesso que sempre tive curiosidade em saber sobre o cupuaçu.
    Na real hoje em dia tem óleo para todos os gostos. Procurei por óleo de coco aqui em SC e não encontrei pois a procura é grande. Só encontrei num site (www.herbativa.com.br) do RS. Gostaria que falassem um pouco sobre os benefícios do óleo de coco, se fosse possível.
    Fica na Paz!
    Beijos

  2. Oi Ju, adorei seu post, mais fiquei curiosa sobre a área da saúde, pois é a área que realmente me interessa, quando voce ira publicar?
    beijos

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.