Dermatologista dá dicas para cuidar da saúde das unhas

Com várias opções de cores, os esmaltes cosméticos ganham cada vez mais destaque, revelando novos estilos e tendências da moda. No entanto, manter as unhas bonitas e saudáveis exige cuidados que vão além da estética. Para preservar a integridade das unhas das mãos e dos pés, é importante reparar os danos sofridos no dia-a-dia e ter algumas precauções para evitar doenças como a micose de unha, que compromete a aparência e causa deformidades.

Segundo a dermatologista Danielle Nascimento, ao frequentar a manicure é preciso estar atento aos riscos de contaminação que vão desde a micose de unha até doenças como a hepatite B. “A melhor saída ainda é levar o próprio material. Não apenas o alicate, mas tudo que é utilizado deve ser levado de casa. O ideal é levar inclusive o próprio esmalte”, explica a dermatologista.

A micose de unha é uma doença que incomoda aproximadamente 20% da população brasileira. Seu tratamento é diferente e bem mais longo que o indicado à micose de pele: cerca de seis meses para unhas das mãos e doze meses para as dos pés. Para solucionar o problema, existem tratamentos específicos, os chamados antifúngicos que podem ser de administração oral ou tópica. A escolha depende de vários fatores, como: grau de acometimento da unha, doenças associadas, entre outros, e o tratamento deve ser indicado por um dermatologista. Quando se fala sobre tratamentos tópicos, o esmalte terapêutico é o mais indicado, como a amorolfina, substância internacionalmente conhecida, que com apenas uma aplicação por semana permanece na unha e permite que seja pintada normalmente após alguns minutos. Para a micose de unha, cremes e loções saem facilmente após a aplicação e, portanto, não são recomendados.

Outro cuidado importante é a hidratação. As unhas são compostas por queratina, a mesma substância que reveste os cabelos, e podem ficar ressecadas. “A unha ressecada fica mais fraca, quebradiça e também mais suscetível à entrada dos fungos que causam micoses, além de perder o brilho.” diz a Dra. Danielle Nascimento.

A manicure semanal também pode ser uma ameaça à saúde das unhas. “É preciso ter muita cautela na retirada da cutícula, cortando apenas o excesso. Qualquer desconforto ou dor é sinal de exagero. Quando a base da unha fica desprotegida, abre-se uma porta para infecções”, alerta a dermatologista.

Ficar um tempo sem esmalte também é importante para que a unha respire e se recupere dos efeitos químicos. Uma boa dica é manter um intervalo entre uma aplicação e outra, removendo o esmalte alguns dias antes de voltar à manicure. A Dra. Danielle Nascimento revela ainda que a alimentação tem relação direta com a saúde das unhas: “Consumir alimentos ricos em biotina, uma vitamina do complexo B, e ferro ajudam a manter as unhas saudáveis e bonitas”, diz.

Loceryl Eficácia no combate à micose de unha:

Loceryl (cloridrato de amorolfina) é um esmalte terapêutico da Galderma que combate com  eficácia os principais fungos causadores de micose de unha. O produto necessita de apenas uma aplicação por semana sobre a unha infectada, pois mantém sua concentração agindo por sete dias.

Com excelente custo-benefício, Loceryl oferece um kit completo para o tratamento e pode tratar até três unhas durante seis meses. O kit contém um frasco com o esmalte terapêutico, 10 espátulas, 30 lixas e 30 lenços umedecidos em álcool isopropílico. O kit permite a higiene adequada da unha, retirando a camada de esmalte deixada pela aplicação anterior com o lenço e preparando a unha com a lixa para receber a nova aplicação.

Loceryl é o único esmalte terapêutico que permite a aplicação de esmaltes cosméticos durante o tratamento. Após a aplicação de Loceryl, a unha pode ser pintada normalmente com esmalte colorido, sem a perda da eficácia do produto.

CONTRA-INDICAÇÕES:

O esmalte não deve ser utilizado por pacientes que apresentem hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

Mais informações no site: http://www.loceryl.com.br/

Sobre a Galderma:

A Galderma é uma companhia farmacêutica exclusivamente dermatológica, criada a partir de uma joint-venture entre Nestlé e L’Oréal, em 1981. Presente em 65 países, é líder mundial no segmento e, no Brasil desde 1995, já conquistou o segundo lugar no ranking nacional da dermatologia. Especializada em pesquisa, desenvolvimento e comercialização de soluções terapêuticas, corretivas e estéticas para doenças de pele, unhas e cabelos, a Galderma possui centros dedicados à inovação em dermatologia em Sophia Antipolis (sudeste da França), Princetown (New Jersey, EUA) e Tóquio (Japão), além das fábricas localizadas na França, Canadá e em Hortolândia, interior do estado de São Paulo. Para mais informações, visite www.galderma.com.br

Fonte: www.galderma.com.br


Sobre Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza.

Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá?
Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Minha Página
Saiba Mais

Kalina Amaro: kalina@patricinhaesperta.com.br

contato@patricinhaesperta.com.br / redacao@patricinhaesperta.com.br

* Saiba como escrever para o site PatricinhaEsperta CLIQUE AQUI.

Basicare
VISITE O ESPAÇO EXCLUSIVO DA TAIFF NO MORUMBI SHOPPING (SP)
Tags: , ,

Faça seu comentário aqui

RSS 2.0

Deixe um comentário

4 respostas para “Dermatologista dá dicas para cuidar da saúde das unhas”

  1. LINDA FLORENTINO disse:

    MUITO IMPORTANTE TRATAR DE ASSUNTOS RELACIONADOS A MICOSE DE UNHAS.TODA INFORMAÇÃO SOBRE O PROBLEMA É DE GRANDE VALOR E PRINCIPALMENTE MOSTRAR COMO TRATAR,ALÉM DE REVELAR O QUE TEM DE MELHOR E EFICAZ NO MERCADO PARA O TRATAMENTO.

  2. Michele disse:

    Olá, eu acabei de comprar o Loceryl, tive ótimas recomendações, mas ainda estou em dúvida sobre como utilizar. Minha unha do dedo maior do pé está descolada da metade pra cima, eu queria saber se tenho que cortar toda a unha até o toco, tenho que lixar em cima dela até aparecer a pele + ou -… Como devo lixar???

  3. Ellis disse:

    Michele,

    Estou utilizando o Loceryl desde Janeiro/13. Tenho uma unha do dedão com micose que tratei há anos com medicamentos orais sem sucesso. Só estou utilizado o esmalte no momento. Enfim, não cortei a parte que descolou. Lixo bem para a unha absorver o esmate, limpo com o lenço umidecido e passo o esmalte com a espátula. É importante descartar a lixa e o lenço umidecido. Montei um kit de manicure próprio, e toda vez que uso utilizo a estufa para esterizar. Jogue os esmaltes usados fora para evitar uma nova contaminação e lave os calçados e se possível no enxague use Lusoform. Eu sinto que está dando resultado. Espero ter ajudado. Boa Sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.