A Maquiagem Certa Para Valorizar Cada Tipo de Olho!

Eu já fui fã de maquiagens diferentes, coloridas e divertidas, mas hoje só uso o básico, a típica “make de bonita”, pra ressaltar o que tenho de melhor e esconder o que menos me favorece.

Pra conseguir fazer esse jogo de ressaltar e esconder, é preciso conhecer o próprio rosto, e isso inclui o formato dos olhos, que são determinantes para o sucesso (ou não) da maquiagem.

Vamos, então, falar um pouco sobre cada formato de olho e sobre como favorecê-los com maquiagem.Antes de começar, alerto logo: não existem regras absolutas e cada caso é um caso!

Maquiagem Para Olhos Pequenos

As meninas de olhos pequenos, via de regra, querem aumentá-los, abrir o olhar, e isso é bem fácil de fazer. A primeira dica, e a mais básica de todas, é a seguinte: o que for claro, vai aumentar visualmente, vai “abrir ” o olho, e tudo o que for escuro vai disfarçar, camuflar.

Assim, se o seu olho é pequeno, a regra básica é investir em cores claras, em tudo o que ilumine, destaque.

Mulher-com-maquiagem-nos-olhos

Vocês precisarão de:

  • Delineador ou lápis preto;
  • Sombra clara;
  • Lápis branco ou bege (prefiro bege);
  • Rímel;
  • Pincel para esfumar;
  • Cílios postiços (opcional).

Com a pele “pronta”, use um  delineador preto para traçar  uma linha fina  (os de canetinha são ótimos pra isso!) rente aos cílios superiores. Divida esse traçado em três partes, e na última parte abra e engrosse o traçado do delineador, esfumando em seguida (com o pincel de esfumar).

Com o delineador ou lápis preto,  trace uma linha fina, o mais fino possível, na parte inferior dos olhos, um pouco abaixo da linha natural dos cílios inferiores.

Espalhe na pálpebra móvel uma sombra clara  de sua escolha. Vale usar rosa claro, verde claro, azul claro, lilás ou qualquer outra cor clara, mas o básico para o dia a dia é a bege, preferencialmente opaca, que é discreta e vai bem em qualquer ambiente.

Essa sombra deve ir até meio centímetro antes da sua sobrancelha. Para o dia recomendo as opacas, mas de noite dá pra brincar um pouco com as brilhosas e cintilantes, até porque quanto mais clara e luminosa for  a sombra, maior a ilusão de amplitude.

O melhor lápis pra usar na linha d´água é o branco ou o bege, que abrem o olhar, ao contrário do preto. Após o lápis, ilumine o canto interno dos olhos com uma sombra clara ou iluminados e capriche na máscara de cílios, tanto nos cílios inferiores quanto nos cílios superiores.

Caso prefira, use cílios postiços no canto externo, para amplificar ainda mais os olhos.

Dicas Extras:

1- Quer usar sombra escura? Evite o preto e não preencha toda a pálpebra móvel com essa sombra. O certo é deixar ao menos o canto interno sem sombra escura, para que possa ser aplicado um iluminador, que abre o olhar.

2- Delineado grosso não funciona! O traçado grosso deixa os olhos ainda menores, e, por isso, deve ser evitado. Já o traçado fino e bem rende aos cílios tem um efeito oposto, que aumenta os olhos e dá a impressão de cílios mais volumosos.

3- Lápis preto? Evite! O lápis preto acaba diminuindo ainda mais os olhos, então o melhor é evitá-lo. Não consegue viver sem? Aplique o lápis preto somente na linha d´água dos cílios inferiores, e somente até  a metade da linha.

4- Iluminador sempre! Sombras claras e iluminadores abaixo da sobrancelha e no canto intermo dos olhos “abrem” o olhar. Aposte

Maquiagem Para Olhos Caídos

Os olhos caídos são aqueles em que o  cantos externo do olho é mais baixo que a linha de centro do olhar. Para corrigir esse olho (visualmente, é claro!) é preciso levantar o canto externo. Tarefa fácil!

 Vocês precisarão de:

  • Lápis ou delineador preto ou marrom;
  • Máscara de cílios preto;
  • Pincel pra esfumar e pincel chanfrado;
  • Sombra marrom escura;
  • Sombra marrom médio;
  • Sombra clara;
  • Cílios postiços (opcional).

Com a pele pronta, use o lápis ou delineador  para contornar a linha dos cílios superiores a partir do centro da pálpebra.Comece com um traçado fino e engrosse do meio para o final, puxando a pontinha do delineado para cima.

 Use uma sombra bege  para iluminar  a linha abaixo das sobrancelhas. Aproveite  e espalhe-a por toda a pálpebra móvel. Aplique uma sombra média (marrom, verde, azul, a cor que quiser, na tonalidade média) do centro até o canto externo dos olhos, esfumando bem. Use a sombra escura para marcar todo o côncavo,  criando um V deitado levemente puxado para cima. Para que o efeito fique natural,  as sombras devem ser bastante esfumadas.

Com a sombra mais clara,  delineie a raiz dos cílios inferiores, com um pincel chanfrado,  para abrir o olhar.

Pra finalizar, use bastante rímel nos cílios superiores, ou, para um efeito mais  intenso,  use cílios postiços no canto externo superior dos olhos.

É melhor evitar lápis na parte inferior dos olhos,  pois isso piora bastante o problema.

 Dicas Extras

1- Não faça o côncavo arredondado, pois isso deixa os olhos ainda mais caídos, com a aparência de olhos tristes. O ideal aqui é usar o côncavo puxadinho ou alongado.

2- Delineado gatinho: Aposte!  O delineado gatinho, que tem a pontinha “pra cima”, é uma dica boa pra valorizar olhos caídos, pois deixá-os “para cima”. Da mesma forma, invista em sombras puxadinhas para cima, pelos mesmos motivos.

Maquiagem Para Olhos Saltados

Em uma maquiagem corretiva para olhos saltados ou salientes o principal objetivo é aprofundar.

Vocês precisarão de:

  • Sombra escura ( preta, marrom, chumbo);
  • Sombra clara;
  • Lápis preto;
  • Máscara de cílios;
  • Pincel de esfumar.

371713-Maquiagem-com-olhos-esfumaçados-para-balada

Comece contornando com um lápis preto ou marrom a parte interna dos cílios inferiores e superiores. Com a sombra escura (que pode ser preta, marrom ou chumbo),  marque bastante o côncavo e a linha acima dos cílios superiores. Esfume a sombra escura suavemente por toda a pálpebra móvel, fazendo um degradê. Isso proporciona mais  profundidade às pálpebras saltadas e reduz  olhos salientes, pois projeta a região entre a sobrancelha e o côncavo, tirando a atenção do globo saltado.

Aplique uma sombra clara rente às sobrancelhas, rímel nos cílios superiores e uma camada leve de rímel nos cílios inferiores. 

Quando a intenção é camuflar, é preferível que a sombra escura seja opaca e, se a maquiagem for usada durante o dia, pode-se deixar o preto de lado e escolher um cinza escuro ou as diversas tonalidades de marrom.

A maquiagem aqui precisa ser bem sutil, porque vai marcar bem o canto interno dos olhos, que geralmente é o oposto do que fazemos.

Maquiagem Para Olhos Afastados

Olhos afastados precisam, dependendo do grau de afastamento, ficar visualmente mais próximos, e a maquiagem ajuda bastante nisso!

Você precisarão de:

  • Delineador ou lápis preto;
  • Lápis de sobrancelha ou sombra marrom;
  • Sombra escura;
  • Sombra clara;
  • Máscara de cílios;
  • Pincel de esfumar;
  • Pincel chanfrado.

Primeiro nós vamos aumentar um pouco as sobrancelhas nos cantos internos, pois esse é um dos melhores truques para  aproximar os olhos. Esfume a sombra escura ( eu gosto muito do marrom, porque é neutro e funciona bem nesses casos) por toda a pálpebra móvel. Pegue o mesmo pincel,  passe na sombra e aplique no canto interno dos olhos até um pouco antes da metade do olho,  indo em direção à sobrancelha e ao nariz. Esfume pra espalhar bem e deixe o canto interno mais escuro do resto do olho. 

Aplique a sombra clara embaixo das sobrancelhas, no côncavo e no centro da pálpebra móvel. Esfume de forma que fique um degradê suave.

Com o delineador ou lápis (pode ser também uma sombra preta) faça um traçado médio rente aos cílios superiores, começando mais grosso no canto interno e afinando em direção ao centro da pálpebra móvel. A base dos cílios inferiores deve ser delineada suavemente com sombra escura (para isso use o pincel chanfrado).

Maquiagem-para-aumentar-os-olhos

Por fim, use muito rímel nos cílios superiores ( pode caprichar bemmm no canto interno) e uma camada leve nos cílios inferiores.

Dicas Extras

1- Não alongue o canto externo! Alongar o canto externo não funciona em olhos separados, pois isso “afasta” ainda mais os olhos.

2- Fechar todo o côncavo com sombra, inclusive o canto interno, é uma ótima forma de  aproximar os olhos.

3- Iluminar o canto interno não funciona para olhos afastados, porque piora o “afastamento”.  Opte por iluminar apenas a área próxima a sobrancelha, o que ajuda a tirar a atenção do afastamento dos olhos.

Maquiagem Para Olhos Próximos

O objetivo de uma maquiagem para olhos muito próximos é criar uma sensação de distanciamento.

Vocês precisarão de:

  • Lápis ou delineador preto;
  • Sombra escura;
  • Sombra clara;
  • Máscara de cílios;
  • Pincel de esfumar;
  • Cílios postiços (opcional).

Com uma sombra escura (que pode ser marrom, chumbo, preta, ou outra de sua preferência), de preferência opaca,  preencha o canto superior externo e esfume até o centro da pálpebra móvel. Molhe o pincel se quiser uma cor mais intensa ou use-o seco para um tom mais “normal” e, com a sombra escura, faça um V deitado no côncavo, puxando bem para fora do olho. Escolha uma sombra clara perolada e passe no canto interno dos olhos, iluminando bastante a região próxima ao nariz, no início do canal lacrimal, para dar  a sensação de afastamento. Use um  pincel para esfumar os olhos, criando um degradê suave. Use uma sombra clara rente as sobrancelhas.

Com o delineador ou lápis preto, faça um risco do centro até a parte externa dos olhos, puxando um pouco para fora. Repita o mesmo na linha dos cílios inferiores.

Capriche no rímel, reforçando bem os cantos externos. Se preferir, use cílios postiços no canto externo superior.

Dicas Extras

1- Sombra escura no canto interno, inclusive no côncavo, não funciona bem aqui, pois isso deixa os olhos ainda mais juntos. O melhor aqui é optar por sombras iluminadoras, mais claras e cintilantes, para afastar um pouco os olhos.

Maquiagem Para Olhos Fundos

Olhos fundos precisam de uma maquiagem iluminadora para equilibrar a profundidade.

Vocês precisarão de:

  • Corretivo;
  • Lápis de Sobrancelha;
  •  Lápis ou delineador preto;
  •  Lápis Branco ou bege;
  • Sombra clara perolada;
  • Sombra em tom médio;
  • Máscara de cílios;
  • Pincel de esfumar;
  • Cílios postiços (opcional).

Comece caprichando na sobrancelha para levantar o olhar. Use um lápis de sobrancelha para preencher as eventuais falhas e passe um corretivo iluminador nas áreas escuras.

maquiagem pode irritar os olhos 7

Aplique a sombra clara perolada por toda a pálpebra móvel e a sombra média no côncavo, esfumando bem e abrindo para o canto externo dos olhos. Use a sombra clara para dar uma pincelada suave no centro da pálpebra móvel e no canto interno dos olhos para projetar o olhar.

Com o lápis ou delineador preto,  trace uma linha fina rente aos cílios superiores, engrossando no canto externo. Aplique um lápis branco rente aos cílios inferiores e bastante rímel nos cílios superiores.

Para a noite pode-se optar por cílios postiços no canto externo superior.

Dicas Extras

1- Não é aconselhável utilizar sombras iluminadoras abaixo da sobrancelha nesse formato de olho pois isso faz com que o côncavo saltado fique ainda mais em evidência.

2- Sombras muito escuras, tanto no côncavo quanto na pálpebra, não funciona, pois dá ainda mais profundidade, que é o oposto ao que se deseja nesses casos!

Maquiagem Para Olhos Redondos

Olhos redondos precisam ser alongados pois a medida da sua largura é similar a medida da sua altura.

Para corrigir essa desproporcionalidade vocês precisarão de:

  •  Delineador ou lápis preto;
  • Sombra escura;
  • Sombra clara iluminadora;
  • Máscara de cílios;
  • Pincel de esfumar.

Com um delineador trace uma linha fina nos cílios superiores, engrossando no canto externo. Trace uma linha que vá do centro até o canto externo dos cílios inferiores, de forma que esta linha se junte a linha traçada no cílio superior.

Aplique uma sombra escura na dobra da pálpebra móvel, fazendo uma linha reta e esfume bastante. A sombra escura deve ser esfumada por toda a pálpebra móvel suavemente. Sob as sobrancelhas, use uma sombra iluminadora.

A sombra aqui deve ser bem marcada nos cantos externos, para alongar os olhos, assim como o rímel, que deve ser aplicado nos cílios inferiores e superiores carregando mais nos cantos externos.

Por fim aplique um lápis preto na linha interna dos cílios inferiores. A sobrancelha para quem tem olhos redondos deve ser mais grossa e longa, pois quando fina faz os olhos saltarem.

Beijos

Ju Lopes 

A Maquiagem Certa Para Valorizar Cada Tipo de Olho!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Blush: Formas de Uso
Verão 2014: sabe o que usar nos lábios?
Tags: , ,

Faça seu comentário aqui

RSS 2.0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.