Remover a maquiagem todos os dias é “de lei”, é obrigatório, não tem como escapar, e não adianta que só sabonete e água não removem todos os pigmentos, que são de alta aderência, dentre outras substâncias.
Assim, pra manter a pele limpa, sem poros entupidos e sem riscos desnecessários, é preciso ter um bom demaquilante, que vai remover os resíduos e impurezas, o que evita problemas na renovação celular e na oxigenação da pele, e isso sem falar no surgimento de cravos e espinhas.
Existem vários tipos de demaquilantes, de preços diversos, que realizam de forma bastante eficaz a limpeza da pele mas sem comprometer a saúde da mesma, sendo que cada pele “pede” um tipo específico de demaquilante.
Lenços e Pads Demaquilantes
Os lenços e pads demaquilantes são ótimas pedidas pra carregar na bolsa, guardar no armário do trabalho ou carregar naquela viagem, pois são práticos de usar, ocupam pouco espaço e dão conta de remover a maquiagem mais básica.
Ainda sou meio reticente quanto aos que prometem remover maquiagem a prova d´água, porque essas só “saem” com produtos que contenham óleo na formulação, mas a maquiagem do dia a dia eles removem bem.
Vale lembrar que existem versões específicas para o rosto e para os olhos, com ativos diferentes, vez que a região dos olhos é mais sensível e pede produtos menos agressivos.
O Pad Demaquilante da Belliz é uma ótima opção pro dia a dia e quebra o maior galho! Ah, confesso que em momentos de agonia já usei aqueles lencinhos de neném pra remover a maquiagem, o que não é indicado, mas também quebra o galho!
Pra quem busca uma boa opção de lenço, o da Nivea é ótimo e funciona bem pra remoção da maquiagem básica.
Espumas Demaquilantes
As espumas demaquilantes são mais conhecidas como mousses de limpeza e possuem dupla função, vez que, ao mesmo tempo, removem a maquiagem e higienizam a pele. Elas devem ser aplicadas na pele úmida, daí é preciso esfregar suavemente com massagem circular e enxaguar a pele em seguida.
Sua textura é bem leve, sendo, por isso, indicada para meninas de pele sensível, já que não agride e não irrita a pele, e também para pessoas de pele oleosa, pois não piora a oleosidade.
Das espumas demaquilantes, uma bem legal é a da Sephora, aa Supreme Cleansing Foam, que limpa sem agredir.
Demaquilantes Bifásicos
Os demaquilantes bifásicos possuem, como o próprio nome sugere, duas fases, sendo uma aquosa e uma oleosa, sendo indicados para a remoção de maquiagens mais resistentes, como as que são a prova d´água, como as sombras mais pigmentadas e alguns tipos de batom, como os de longa duração, por exemplo.
A camada oleosa é essencial pra remoção desse tipo de maquiagem porque elas não solubilizam em água, mas sim em óleo, então só podem ser removidas dessa forma.
É possível encontrar produtos com óleos vegetais, que, diferente dos óleos minerais, não agridem a pele nem causam danos, ao contrário, ajudam a tratar e proteger a pele.
Após o uso desse tipo de demaquilante, é essencial lavar a pele com água e sabão, sobretudo se a pele for oleosa, vez que resíduos de óleo tendem a permanecer na pele e podem piorar os quadros de oleosidade.
Uma alternativa barata aos demaquilantes bifásicos são os óleos, inclusive os óleos infantis, que removem facilmente a maquiagem mais resistente.
Gosto bastante do bifásico da Panvel, que é um baratinho super eficaz, assim como o da Make B e o Bi-Facil, da Lancôme, que é o queridinho da maioria.
Demaquilantes Aquosos e em Gel
Esse tipo de demaquilante é o mais indicado para meninas de pele oleosa e mista, já que não possuem óleo na sua formulação, não piorando os quadros de oleosidade e acne.
Alguns vão além e possuem ativos que não só não causam a oleosidade, como ajudam a evita-la, como o zinco e o ácido salicílico, que ajudam a controlar o brilho e deixam a pele “fresquinha”.
Esses demaquilantes são ótimos para a maquiagem do dia a dia, vez que, além de tudo, não ressecam ou agridem a pele, mas não conseguem remover a maquiagem mais pesada, coisa que os demaquilantes bifásicos e cremosos fazem com certa facilidade.
O demaquilante Wash-Away Gel Cleanser, da Clinique, é uma excelente opção para peles oleosas e mistas, e não causa irritações na pele.
Demaquilantes Cremosos e Leitosos
Os demaquilantes cremosos são opções interessantes e eu costumo gostar mais que dos bifásicos. Eles possuem ação hidratante, sendo mais indicados pra peles secas, e são enriquecidos com óleos, o que ajuda na remoção da maquiagem mais pesada.
Os leitosos vão pelo mesmo caminho e garantem a remoção da maquiagem sem afetar o manto lipoproteico que protege a pele, o que significa que a pele fica limpa e saudável.
Dos demaquilantes cremosos, uma boa opção é o da Phebo, que remove bem a maquiagem e tem um preço super bom: 49,90 Dilmas por 80 ml de produto.
Canetas Demaquilantes
As canetas demaquilantes são bem legais pra corrigir pequenos erros, como o delineador que borra ou a sombra que “saiu do lugar”. Além de corrigir pequenos deslizes sem a necessidade de remover toda a maquiagem, são pequenas e cabem facilmente em qualquer bolsa. Quebram o maior galho!
Sugestões de Canetas Demaquilantes
- Océane Make Up Remover – Caneta Demaquilante 3ml – R$ 10,90
Leite de Rosas, Pode Usar?
Muita gente usar leite de rosas e leite de colônia pra remover a maquiagem da pele e eu particularmente não indico por motivos óbvios: esses produtos contém uma concentração enorme de álcool, que não é nada bom pra pele!
O álcool resseca em um primeiro momento, mas causa o famoso efeito rebote, deixando a pele bem mais oleosa pouco tempo depois. Além disso, pode causar irritações na pele, agredindo-a.
Dá pra ver que opções não faltam, né? É só escolher a que se adequa melhor ao seu gosto e bolso, lembrando sempre de verificar qual é o mais indicado para o seu tipo de pele e também para as suas necessidades!