in

3 Dicas Pra Escolher a Base Certa

A base é um dos itens mais importantes de maquiagem, porque é  quem prepara a pele e quem garante que a maquiagem fique realmente uniforme e bonita, até porque a “pele bem feita” é, com certeza, o mais importante em qualquer maquiagem, simples ou sofisticada, para o dia ou para a noite.

Acontece que escolher a base certa não é tão simples assim, e  requer alguns cuidados e muita atenção. Confiram as dicas abaixo, que são as mais básicas.

1. Qual o Seu Tipo de Pele?

A escolha da base tem muito a ver com o seu tipo de pele. Uma menina de pele oleosa deve optar sempre por bases oil free, com efeito matte, e quanto mais líquida for a base, melhor.  Bases matificantes ajudam a controlar o brilho, e hoje já existem bases com ativos que seguram a oleosidade. Já as meninas de pele seca, ao contrário, devem optar por bases mais hidratantes, de textura mais cremosa, pra evitar que a pele fique ressecada.

São Paulo - SP

Assim, a escolha da base passa, primeiro, pela observação do seu tipo de pele.

2. Qual Cobertura Você Quer?

Existem, basicamente, bases de baixa cobertura, de cobertura média e de cobertura alta, e cada uma oferece um resultado específico, então é preciso saber qual resultado você quer, pra definir o tipo de cobertura ideal.

Se a sua pele tem muitas manchas e marcas, o melhor é uma base de cobertura média ou alta. Já pra peles com poucas manchinhas e marcas, as bases mais leves, de cobertura baixa ou média, no máximo, são as melhores pedidas.

Vale lembrar que, via de regra, quanto mais alta é a cobertura, mais pesado fica o efeito, e é importante analisar isso, porque, por exemplo, uma base que cubra tudo e deixe um aspecto mais pesado não é lá muito adequada pra um passeio no parque, por exemplo

3. O Tom da Base

Essa é uma das partes mais difíceis, porque infelizmente é bem raro achar uma base que se adeque perfeitamente ao  nosso tom de pele, e, pior, quase sempre testamos no lugar errado e o resultado no rosto fica mais claro ou mais escuro.

Testar a base no pulso ou nas mãos é um erro, porque a pele do rosto não é da cor da pele da mão nem do pulso. A base precisa ser testada na pele, tanto por causa da cor quanto pra ver o resultado final, como ela age, se transfere, se  cobre bem, se marca os poros, dentre outras coisas.

Assim, quando for comprar a sua base, teste na pele do rosto, saia pra dar uma volta e só depois de algum tempo volte pra comprar ou não. Isso garante que a compra seja feita de forma correta e que não ocorram arrependimentos.

Hoje já existem bases de todos os tipos com bons preços, então é tudo questão de pesquisar, de testar, de ir atrás. E ó, recomendo fortemente que vocês testem muito, porque achar a base certa faz toda a diferença no resultado final!

Rate this post

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

4 Dúvidas de Beleza Respondidas!

Demaquilante: Qual Escolher?