Dúvidas de beleza todas nós temos, e são tantos produtos e rituais que surgem todos os dias, que muitas vezes ficamos confusas, não é mesmo?
Pois selecionamos algumas dúvidas comuns pra esclarecer por aqui. Vamos conferir?
1. O Óleo Corporal Substitui o Hidratante?
Essa dúvida é bastante comum e a resposta é não. Claro que o óleo é mais prático, já que a gente aplica no banho mesmo, o que é bem legal pros dias frios, mas o que acontece é que a ação do óleo corporal é diferente da ação do hidratante. Enquanto esse último efetivamente hidrata a pele, o óleo corporal forma um manto de proteção que impede a perda de água.
O ideal, portanto, é apostar no hidrante corporal diariamente. Outra coisa que vale ressaltar é que o óleo não deve ser usado todos os dias, já que tende a se acumular e pode acabar entupindo os poros.
2. Pode Lixar os Pés? Qual é o melhor momento?
Quando os pés ficam muito grossos a primeira opção parece ser lixar os pés, mas é preciso tomar cuidado com esse hábito, já que esse processo pode ter um efeito contrário, e ao invés de afinar, engrossar os pés mais ainda, já que o corpo encara isso como uma agressão e “corre” pra se proteger. Assim, caso queira lixar os pés, não o faça com muita regularidade e dê uma pausa de, pelo menos, vinte dias entre um procedimento e outro.
Pra ajudar a deixar os pés finos, aposte na esfoliação, e sempre que lixar os pés, faça antes do banho, sem que a lixa esteja molhada, já que isso pode acabar deixando-a menos abrasiva e lixando de forma menos eficaz.
3. Como Evitar Que o Banho Resseque a Pele?
Evitar tomar banhos muito quentes é o ideal, porque quanto mais quente estiver a água, mais a pele ficará ressecada. É essencial, também, caprichar na hidratação, e falo de hidratação interna, consumindo bastante água, e hidratação externa, com a ajuda de hidratantes mais potentes, hidratantes de banho e óleo de banho também.
O hidratante corporal deve ser aplicado na pele ainda úmida, pois isso ajuda na absorção dos ativos de tratamento, potencializando a ação do produto. Os hidratantes de banho quebram um galho e podem ser usados diariamente.
4. A Pele Queimou no Sol! E Agora?
Isso é bem comum agora no verão, porque a gente quase nunca tem muita noção do quanto que o sol tá queimando, principalmente quando estamos nos divertindo na praia ou na piscina e o tempo vai passando sem que a gente perceba. O que acontece em seguida é que a pele não aguenta, fica muito vermelha e começa a arder, o que não é nada bom! Quando isso acontece é preciso sair do sol imediatamente, tomar um banho de água doce e aplicar um bom hidratante com ativos calmantes na pele, como a lavanda, a camomila e o azuleno, por exemplo.
Ah, e depois disso é preciso fugir do sol por uns dias, senão a pele fica ainda pior e o prejuízo é maior!