Categories: Saúde

5 Chás Que Acalmam

Anda nervosa, irritada, impaciente e sem conseguir dormir? Pois temos uma listinha de cinco chás que são tudo de bom pra evitar e combater o problema!

Esses chás são bem conhecidos, e devem ser consumidos como coadjuvantes. O efeito deles, via de regra, é mais lento que dos remédios calmantes, e alguns são de efeito progressivo, então quanto mais a gente toma, mais resultados vê.

1. Melissa

A melissa é conhecida também como erva-cidreira, e é um dos meus chás preferidos, porque é, junto com o capim-santo, o mais gostoso!

Trata-se de uma erva de ação hipotensa moderada, que, segundo estudos recentes, atua  em determinada parte do cérebro que controla o sistema nervoso autônomo, ajudando a proteger o cérebro de estímulos em excesso. Ele relaxa o sistema nervoso e induz levemente o sono, sendo indicado também para casos de insônia a perturbações nervosas, dentre outras coisas.

É benéfico, ainda, pra quem sofre de ansiedade e depressão, vez que os óleos essenciais presentes nas folhas dessa erva possuem efeito sedativo.

Pra fazer o chá, pode-se usar folhas frescas ou secas em infusão em água, sendo que a quantidade de folhas varia de acordo com o resultado que se quer alcançar, de modo que quanto mais concentrado for o chá, maior será o efeito sedativo. Vale lembrar que a melissa é uma planta segura mesmo para crianças, contudo, ela pode reduzir a função da tireoide, de modo que o seu consumo deve ser acompanhado por um profissional de saúde.

2. Camomila (Matricaria recutita)

A camomila é uma erva bastante conhecida por seus efeitos calmantes, vez que combate a ansiedade, mas é também usada para combater cólicas, sobretudo cólicas infantis. É, com certeza, uma das ervas mais utilizadas no país, sendo recomendada para pessoas muito aceleradas e também para as que consomem muito café, já que ela ajuda a reduzir os níveis de cafeína no sangue, o que ajuda também em casos onde a dor de cabeça é causada pelo excesso de café.

É uma erva de uso seguro, sendo raros os casos em que causa alguma reação alérgica ou efeitos adversos. Pode ser tomado diariamente, e quanto maior a quantidade de camomila, mais concentrado será o chá e maior seró o efeito sedativo.

A camomila é bem fácil de achar, tanto em saquinhos, que são vendidos em lojas de produtos naturais, quanto nos sachês, daqueles que a gente acha nos mercados. Eu prefiro dos saquinhos, porque ali dá pra dosar melhor a quantidade de camomila no momento de fazer o  chá, o que determina a maior ou menor concentração e, consequentemente, os resultados.

3. Passiflora (Passiflora incarnata)

A passiflora também é outro calmante natural bastante conhecido, que traz muitos benefícios para o sistema nervoso, vez que aquieta a mente e acalma, atuando de forma a sanar possíveis desarranjos em alguns neurotransmissores, sendo, por isso, indicada para acalmar a estimular o sono. Além disso, vem sendo utilizada em casos de depressão, ansiedade e ataques de pânico, ajudando ainda em casos de tensão extrema.

Pode ser usado em forma de chás e de sucos, e já existem vários fitoterápicos a base de passiflora nas prateleiras das farmácias.

A grande maioria pode não reconhecer o nome “passiflora”, mas com certeza conhece o maracujá, não é mesmo? Eu prefiro o suco de maracujá dos bem concentrados (e geladinhos), e, ao menos aqui na Bahia, ele é bem fácil de ser encontrado nos mercados, mas as folhas secas são encontradas também facilmente, só que em casas de produtos naturais.

4. Erva-de-são-joão (Hypericum perforatum)

A erva-de-são-joão é mais conhecida pelos poderes de combater a depressão, sendo bastante utilizada em várias partes do mundo  como antidepressivo natural que combate a depressão leve.

Contudo, possui ação ansiolítica, ajuda em casos de ansiedade, de insônia e de cansaço extremo.

Vale lembrar que essa é uma erva de uso restrito, que só é vendida com receita médica. Pode-se encontrar nas farmácias de manipulação o extrato seco padronizado em concentrações diversas, bem como a tintura, que é feita com álcool de cereais. Existem também as cápsulas com o produto na forma de pó, mas o efeito é mais fraco pois a concentração é menor.

O chá pode ser preparado por infusão, com fervura das raízes durante alguns minutos ou então pode-se deixar a folha “de molho” por 24 horas na água, devendo o líquido ser tomado ao longo do próximo dia.

Falando nisso, os chás devem ser tomado sempre no mesmo dia, e jamais devem ser deixados de um dia para o outro, já que suas propriedades se perdem.

5. Valeriana (Valeriana officinalis)

Sendo bem honesta, a valeriana é fedida, bem fedida, mas os seus efeitos são bem interessantes e compensam o odor ruim.

Possui efeito calmante e sedativo, sendo muito usada por pessoas que têm insônia, que vivem muito tensas, ansiosas e estressadas, e ultimamente vem sendo indicada pra tratar a irritabilidade das pessoas que têm TDAH.

É fato que em casos de insônia leve a moderada, ela é sim eficaz, bem como calmante em casos de ansiedade, podendo ser encontrada em forma de chá, de cápsulas, de tintura ou de pílulas.

Pra fazer o chá, basta usar uma colher da raiz da valeriana (usa-se a raiz, não a folha) para cada xícara de água. Ferve-se a água, desliga-se o fogo, daí é só colocar a raiz em infusão por 15 minutos e tomar o chá em seguida, ainda morno.

O indicado são três xícaras ao longo do dia, com uma concentração maior próximo do momento de dormir. Como o sabor é amargo e o cheiro é ruim, uma opção mais amena são as pílulas de valeriana, que são facilmente encontradas em farmácias. Ah, as pílulas conservam o odor forte, mas ao menos não são amargas!

Em algumas pessoas pode causar dores de cabeça, vertigem e distúrbios visuais, e seu uso não é indicado durante a gestação.

Opções não faltam, e o uso de ervas naturais é, via de regra, mais seguro do que o uso de remédios calmantes, mas tudo, claro, deve ser conversado antes com um médico de confiança.

5 (100%) 1 Voto

5 Lanches Que Ajudam a Dormir Melhor
7 Sucos Que Hidratam no Verão
Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Postagens recentes

Meu Desafio de Emagrecimento: Dieta e Treino

Olá, MIOSSSS AMORESSSSSS!!! Tem alguém aí querendo emagrecer? Eu sei que já faz um bom tempo que eu deixei de…

20 horas atrás

Chega de Cabelo Curto Arrepiado nas pontas!

Cabelo Curto Arrepiado nas pontas Os cabelos curtos são tão quistos como forma e comprimento de cabelo, tanto quanto os…

3 dias atrás

Tratamento de Cabelo Profissional Barato

Tratamento de Cabelo Profissional Barato Vocês querem conhecer alguns produtinhos mega baratos? Que são profissionais e tem toda aquela concentração…

7 dias atrás

Shampoos Para Cabelos Oleosos: Os Melhores

Cabelo oleoso é um problema, não é mesmo? Só quem sofre com oleosidade sabe como é difícil o dia a…

1 semana atrás

Progressiva numa parte do Cabelo?

Progressiva numa parte do Cabelo? Aposto que já ouviu falar de progressiva na raiz ou no fundo do cabelo, já…

1 semana atrás

Botox capilar: o que é? Como fazer e benefícios [2018]

O que é botox capilar Na onda da toxina botulínica, o popular botox, que tem como principal finalidade amenizar as…

1 semana atrás