Não é fácil resistir às tentações da páscoa, não é mesmo? Chocolate é algo que sempre nos “seduz”, e é fácil perder o controle e enfiar o pé na jaca. Se foi isso o que aconteceu no seu final de semana, temos algumas dicas pra reverter o problema!
Dê Fim às Sobras!
Ganhou muitos chocolates e não conseguiu comer todos eles? Faça uma boa ação, principalmente pro seu corpo, e distribua o que sobrou. Sim, pratique o desapego! A moça que trabalha em sua casa, o pessoal do trabalho e o porteiro do prédio, por exemplo, vão adorar ganhar chocolates, e isso faz com que eles “saiam” do seu campo de visão. Assim você não ataca o chocolate e, consequentemente, não ganha quilinhos a mais. Uma maravilha, né?
Ok, não teve como distribuir os chocolates? Então tenha controle, o que, convenhamos, não é nada fácil! Não dá pra querer não engordar se você passa dia e noite beliscando o chocolate que sobrou, né? Claro que vale, por exemplo, comer um pequeno pedaço ao longo do dia, mas é um só e não 10, e não dá pra passar 10, 20 dias fazendo isso e se iludir achando que os quilinhos extras não vão surgir porque sim, eles vão!
Aumente o Tempo dos Exercícios!
Quando ingerimos mais comidas calóricas, como o chocolate, por exemplo, aumentamos a entrada de calorias, e pra evitar que essa sobrecarga se transforme em quilinhos a mais precisamos aumentar o gasto calórico nos dias seguintes. Se você malha todos os dias é provável que não precise fazer grandes sacrifícios, afinal, quem mantem a linha tende a ter uma disciplina maior e o corpo não “sente” tanto a maior ingestão calórica.
Mas, se você não costuma ter esse controle aumente em pelo menos 20 minutos o aeróbico nos 10 dias seguintes à páscoa, pois assim gasta-se mais calorias e a balança fica mais equilibrada. Não faz academia? Não tem problema! Suba escadas, faça uma caminhada na rua, passeie com seus cachorro, brinque com seus filhos, primos ou sobrinhos pequenos, mas faça algo que impulsione o gasto calórico.
Mudanças na Alimentação
Eu sou do tipo que acha que não tem nada demais, vez ou outra, sair da linha, mas é preciso que nos dias seguintes a alimentação volte a ser controlada, privilegiando verduras, frutas e alimentos sem gorduras, e deixando de lado as gordices. Assim o metabolismo se equilibra e não acumula gordura.
É bom que nessa semana você faça uma dieta ainda mais leve, até mesmo pra desintoxicar o organismo. Então aposte nas saladas, nas carnes magras, nos sucos de frutas e nos alimentos ricos em fibras, que fazem uma faxina no organismo ao tempo em que aumentam a sensação de saciedade, o que leva a um menor consumo de alimentos e, consequentemente, de calorias.
Durante essa semana evite as sobremesas, que são muito calóricas e comprometem tanto a perda quanto a manutenção do peso. É muito importante “fugir” dessas ciladas porque a gente acaba se acostumando a comer doces todos os dias, e isso é um problema!