Rosácea: dicas para disfarçar com maquiagem

rosácea

Quem possui rosácea no rosto, pode disfarçá-la com produtos de maquiagem através de algumas dicas valiosas sobre as melhores opções de cosméticos, que aliam alta cobertura, alta durabilidade e correção uniforme. Como a rosácea é uma doença cutânea que não possui cura, a melhor forma destes produtos de maquiagem durarem mais tempo no rosto é limpando diariamente a pele e secando a mesma com uma toalha bem macia. A limpeza facial alivia a vermelhidão do rosto, o principal sintoma da rosácea, além de prevenir as imperfeições indesejadas, tais como a oleosidade, as espinhas, as acnes, as manchas e as cicatrizes.

Por se tratar de uma vermelhidão que deixa a superfície da pele facial irregular, a camuflagem da rosácea requer o uso de produtos de maquiagem com alta cobertura, alta durabilidade e correção uniforme.  Então, para camuflar a vermelhidão durante o dia inteiro, é necessário investir em marcas conceituadas de qualidade, optando pela produção completa com primer, corretivo, base e pó, evitando apenas o blush, que deixa as bochechas em tom corado e pode revelar a rosácea após algumas horas conforme o suor e a oleosidade, que podem ser controlados com água termal, cremes matificantes, lenços matificantes ou pó blot facial.

Quem tem um nível de rosácea muito avermelhado, deve evitar também outros cosméticos com pigmentos vermelhos, como, por exemplo, sombras, lápis e batons, buscando tonalidades opostas e neutras para destacar o rosto ao invés de escondê-lo. Neste caso específico, alguns produtos de maquiagem possuem pigmentos coloridos para neutralizar o vermelho, como é o caso do primer verde ou do corretivo verde. Ocorre que a cor verde é responsável por neutralizar a cor vermelha, revelando a tonalidade natural da sua pele novamente. Para todos os produtos durarem mais, use pincéis específicos de maquiagem ao invés das esponjas ou dos seus dedos.

Para quem não sabe, as rosáceas são manchas avermelhadas que surgem no rosto, geralmente nas bochechas, nos olhos e no nariz, por motivos desconhecidos, embora diga-se que as mesmas são causadas por fatores ambientais, fatores corporais e fatores genéticos, como, por exemplo, o álcool, o calor, os distúrbios hormonais, o estresse, os exercícios físicos, o frio e a herança genética. O principal alvo das rosáceas, que são divididas entre o eritemato telangectasia, a pápula pustular, a pápula ocular e a pápula fimatosa, são as mulheres entre 30 e 50 anos. O modo se apresentam na pele depende da sua classificação.

Alguns tipos de rosáceas são apenas leves partes avermelhadas que são facilmente camufladas com produtos de maquiagem com alta cobertura, destinados para a televisão ou para a correção de tatuagem, já que não existem linhas específicas para rosáceas. Outros tipos de rosáceas são mais graves e requerem tratamento com remédios antibióticos, pomadas tópicas, colírios ou clareamentos a laser ou luz pulsada, embora os mesmos não solucionem a imperfeição de pele definitivamente, já que a pele se reconstrói ao longo do tempo. Os sintomas de algumas classificações de rosáceas vão da leve vermelhidão facial para algo um estágio bem mais grave.

Alguns destes sintomas mais graves de alguns tipos de rosáceas são, por exemplo, a coceira, a queimação, a sensibilidade, a irregularidade, a descamação e a inflamação. Como não se tratam de sintomas comuns, estes sintomas de algumas classificações de rosáceas não são normais, diferentemente da leve vermelhidão, devendo, desta forma, serem tratados com remédios antibióticos, pomadas tópicas, colírios, clareamentos a laser ou clareamentos a luz pulsada. Por serem sintomas de rosáceas incomuns, o quadro pode evoluir para uma cegueira caso atinja os olhos ou promover o crescimento anormal do nariz. Contudo, as rosáceas são apenas anormalidades da pele, não são letais e não são contagiosas.

Rosácea: dicas para disfarçar com maquiagem
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.