Como usar a máscara de hidratação da forma correta

magic color hidratação

Para ter cabelos saudáveis, você precisa seguir o ciclo de cronograma capilar à risca, alternando os momentos adequados para hidratação, nutrição e reconstrução dos fios. Ocorre que a aplicação de apenas um gênero de produto resolve apenas um tipo de problema, então, por causa disso é que existem produtos para cabelos que são hidratantes, nutritivos e reconstrutores. No mercado da beleza, estão disponíveis shampoos, condicionadores, máscaras, cremes leave-in, óleos nutritivos e protetores térmicos com estas finalidades. Mas, de todos estes produtos citados, como usar a máscara de hidratação da forma correta? Em qual momento esta máscara entra no cronograma capilar?

Em termos técnicos, o processo de hidratação serve para repor a umidade natural das fibras capilares, pois os cabelos perdem muita água, ao longo do tempo, por causa de fatores ambientais, como a poluição, o vento, o sal, o cloro, o sol e a poeira, por causa de aparelhos eletrônicos com vapor quente, como o babyliss, a chapinha e o secador, além de procedimentos químicos, como o alisamento, o banho de brilho, a descoloração, a tonalização e a tintura. Como geralmente todos os erros são cometidos de uma vez só pelas mulheres, os cabelos gritam literalmente por socorro e cuidados.

Uma vez por semana, iniciando o ciclo de cronograma capilar, você deve fazer o uso de shampoos, condicionadores, máscaras, cremes leave-in, óleos nutritivos e protetores térmicos que fazem parte do gênero de hidratação. De todos estes produtos, o mais pedido pelas suas madeixas é a máscara de hidratação, que é responsável pela reposição de água nas fibras capilares, resultando assim na devolução do brilho, da leveza, da maciez, da maleabilidade e da suavidade dos fios. É a máscara de hidratação que busca reparar todo o ressecamento resultante dos fatores ambientais, das altas temperaturas dos aparelhos eletrônicos e dos procedimentos químicos.

Para uma máscara de hidratação fazer efeito, você deve usá-la em conjunto com todos os outros produtos citados, se possível da mesma marca, seguindo o ciclo de cronograma capilar, ou seja, lavando os fios e hidratando os mesmos uma vez por semana. Este produto é aplicado nos fios logo após o shampoo e antes do condicionador. É importante respeitar o tempo de pausa indicado pelo fabricante para o produto agir. Também não se deve usar as mãos para pegar o creme dentro da embalagem, pois esta ação faz os ativos da máscara de hidratação oxidarem, ou seja, perderem efeito gradualmente.

A importância do ciclo de cronograma capilar é usar cada gênero de produto, hidratação, nutrição e reconstrução, para reparar cada tipo de problema que os cabelos sofrem. Isso significa que o papel da máscara de hidratação é basicamente repor a umidade natural dos fios que estão levemente ressecados. Quem está com os cabelos porosos, por sua vez, ou seja, com as fibras capilares enfraquecidas, com quebra ou queda, precisa também fazer tratamentos com máscaras nutritivas, em um dia diferente do especificado para as máscaras hidratantes, pois as mesmas são responsáveis por devolver os nutrientes que os cabelos perderam com químicas.

Especificamente as mulheres que possuem cabelos loiros enfrentam um outro dilema: os danos ocasionados pelo chamado efeito chiclete, ou seja, a falta de elasticidade dos fios por causa do processo da descoloração. Neste caso, os cabelos que estão extremamente danificados necessitam tratamentos reconstrutores, como a cauterização e o botox capilar, e não nutritivos, em um dia diferente do especificado para os tratamentos hidratantes e nutritivos. Como os três tipos de produtos, hidratantes, nutritivos e reconstrutores, não são a mesma coisa, ao contrário do que aparentam, a fase de reconstrução age reparando as madeixas danificadas para que não necessitem ser cortadas.

Como usar a máscara de hidratação da forma correta
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.