Categories: Papo de mulher

Abaixo à ditadura da beleza

Descubra que nem tudo que parece é de fato, pare de se esconder atrás dos paradigmas da beleza e se torne uma mulher confiante!

Hoje o post é dedicado à nós mulheres que somos enganadas dia após dia com fotos de super mulheres maravilhosas, lindas, com os cabelos saudáveis e brilhosos, a pele de bebê que todas nós sonhamos em ter, com o corpo perfeito, sem uma mínima celulite e ao menos uma estria; e mais, elas são sempre muito felizes!

Já faz um tempo que cresce o desejo no meu coração de escrever algo relacionado ao estereótipo de beleza criado pela televisão, pelas revistas femininas, enfim, por toda a mídia. Somos bombardeadas por imagens de mulheres perfeitas, é difícil até encontrar um único defeitinho, na verdade, não só nós mulheres, como os homens também são instigados com fotos de pessoas que na realidade não existem.

Sim, elas não são reais! Posso estar, de certa forma, generalizando as mulheres famosas, mas antes de tudo, gostaria de deixar claro que não tenho intenção de criticar diretamente nenhuma delas, entretanto, me sinto no direito de compartilhar minha visão sobre a situação. Não sei quanto à vocês, mas muitas vezes já me comparei com celebridades, já me senti menos bonita, menos atraente, por não ter a “perfeição” que elas exibem por aí. Quem nunca se sentiu assim? Por mais que você seja a mulher mais segura do mundo, com a autoestima nas alturas, você já deve ter se comparado à elas ou ter se questionado sobre como elas conseguem ser tão sempre bonitas.

A resposta para esta pergunta está na “ponta da língua” sempre que alguém toca nesse assunto perto de mim. Costumo dizer que elas não fazem mais do que a obrigação delas, se trabalham e dependem da aparência é mais que natural que elas estejam sempre impecáveis. Mas na verdade, elas dispões de recursos ilimitados que, para a maioria de nós mortais, são ultra limitados. A exemplo dos top cabeleireiros maravilhosos, maquiadores grifados, as melhores clínicas de estética, os aparelhos mais modernos e, consequentemente, os mais caros; personal trainers, nutricionistas e por aí vai, por que a lista é bem extensa.

O fato é que elas dispõem de ferramentas de beleza que nós não temos ao nosso dispor, entendeu? Para mim, não desmerecendo o trabalho de ninguém, mas você acha que elas realizam trabalhos domésticos como você? Acha que elas se dedicam aos filhos com tanto afinco, dão banho, comida, vestem, levam à escola? Acredita que elas preparam suas próprias refeições, cuidam do marido, da casa, trabalham fora e ainda assim conseguem sustentar a beleza impecável todos os dias? Eu sei que são muitas perguntas, mas tudo isso com objetivo de levar você a pensar por outro lado: não se compare à quem vive uma vida de “faz de conta”.

Isso por que é um mundo de fantasias, onde o cabelo cresce em um dia com auxílio de um mega hair, onde até as franjas são falsas, os cílios não são verdadeiros, os produtos escondem peles com rugas (assim como as nossas ou como a que teremos um dia); onde os artifícios de make são tamanhos, capazes de transformar uma pessoa completamente, para provar que é verdade, observe as fotos de antes e depois e tire suas próprias conclusões.

Perceba que a mídia cria uma grande mentira em torno da imagem feminina, principalmente, já que nós somos muito mais ligadas à beleza e nos envolvemos emocionalmente com mais facilidade. As emoções estão diretamente ligadas à nossa autoestima, se não nos sentimos bem com a barriga, por exemplo, a autoconfiança vai lá para baixo. Se você tem a feia mania de comparar o seu corpo ao de uma atriz que você admira, pare, e pense só com cabeça, deixe o coração de lado. São duas realidades completamente diferentes, ela provavelmente tem uma equipe especializada, que é paga ajudá-la a comer bem, a se exercitar diariamente e realizar as mais diversas séries de treinamento. São refeições balanceadas, exercícios específicos, manutenção com aparelhos estéticos e mais um monte de atividades que você não tem como conciliar com sua rotina e, na maioria do casos, não possui dinheiro suficiente para bancar essa vida. Agora dá pra entender a diferença?

A regra é não se comparar e muito menos se sentir menosprezada quando olhar aquela mulher poderosa, com cabelos esvoaçantes, make de diva, pele perfeita na capa da Revista Nova ou de uma Corpo a Corpo da vida. É sério que vocês acreditam que aquilo tudo é de verdade? Claro que algumas são realmente lindas, foram abençoadas por Deus, mas muitaaaaa delas são totalmente comuns, do tipo que a gente encontra no supermercado e passa despercebido. Não possuem nada que a tornam uma mulher excepcionalmente linda, boa parte é feita com recursos especiais e disso elas entendem bem.

Se há uma coisa que reina nas capas de revistas, além da equipe super baphônica, é o Photoshop. Esse programa faz grandes milagres, é o responsável pela perfeição surreal nas produções. Uma gordurinha aqui e outra ali, manchas, culotes, pneuzinhos, olheiras, rugas, é possível eliminar tudo o que te incomoda com ajuda dele. O programa é um verdadeiro recurso que impulsiona a beleza de qualquer uma, as possibilidades são inimagináveis, por isso ele é alvo de muitas críticas, justamente por criar imagens de criaturas perfeitas da cabeça aos pés. Com isso muitas mulheres chegam a acreditar que não são boas o suficiente, ou para agradar a sim mesmas ou ao seu companheiro. Não deixe que os “padrões”, que para mim são absurdos, chegando a serem um tanto ridículos, minem o seu potencial.

Desde quando eu tenho que ser magra, ter pernas finas, copo longilíneo, barriga de tanquinho para ser considerada bonita ou perfeita? Sinceramente, eu não quero ser perfeita, afinal esse perfeição de quem tanto falam, não existe, eu quero me sentir bem e isso basta! Ou eu pertenço à outro mundo ou não sei mais distinguir o que realmente é beleza. Quer dizer que porque a mulher não conseguiu emagrecer depois de ter gerado seu tão sonhado filho, ela é considerada feia, por que está acima do peso? As “gordinhas” tão exuberantes, elas têm os rostos mais lindos e os cabelos mais invejáveis, já percebeu? E mais, inúmeras pesquisas revelaram que os homens gostam mesmo de carne, mulheres com curvas são o tipo ideal da maioria. Como diz a linda Sabrina Sato: “homens gostam de carne e não de colecionar ossos”. Eu concordo plenamente!

Sabe as lindas que já detonaram sua autoestima, não por intenção, mas por estamparem na mídia algo que elas não são com exatidão? Então, saiba agora que elas estão longe do patamar que você imagina. Como uma imagem vale mais do que mil palavras, talvez essas valham mais que um milhão. Aprecie sem moderação!

Quebre os paradigmas que lhe impuseram  durante sua caminhada, veja com os seus próprios olhos que não há nada de sobrenatural, todos viemos do mesmo lugar, cada um com suas características marcantes. Abra bem os olhos e veja que elas tem celulite assim como nós, estrias existem na pele delas sim, saiba que elas acordam como qualquer ser humano normal. Perceba que boa parte da beleza não passa de uma boa produção. Agora olhe para você, admire suas qualidades, veja o quanto você é uma mulher forte, batalhadora, guerreira, erga a cabeça e continue a sua caminhada leve, linda e “loira”.

Você: uma linda mulher!

Não pense que este artigo incita o comodismo, a pensar que agora se sabe o que difere uma famosa de você, não vá se sentar no sofá, assistir novela e esperar um milagre. Toda mudança exige esforço, a regra de ouro de uma mulher feliz é não se acomodar. Chegou a hora de libertar a diva que há dentro de você, de correr atrás dos seus objetivos, se é celulite que te incomoda, procure um nutricionista, mude totalmente a sua alimentação, faça exercícios, o que não dá pra aceitar é ficar se lamentando todos os dias e continuar esperando eternamente em berço esplendido, nada cai do céu, se você não está satisfeita com seu corpo, mude-o!

É fácil falar né? Mas imagine uma jornada infinita até alcançar o seu objetivo, o segredo da motivação é pensar em um dia de cada vez: se você venceu hoje, por mais que tenha sido difícil deixar a preguiça de lado, é possível vencer amanhã também. Aprendi que quando pensamos nossa vida a longo prazo, somos tendenciosos a desistir porque não nos achamos capazes o suficiente para passar a linha de chegada. Porém, quando analisamos a situação à curto prazo, a visão é outra e por isso a caminhada não parece tão longa e desestimuladora.

Já que os recursos utilizados pelas mulheres da telinha ainda não estão acessíveis à você, use os que estão ao seu dispor em qualquer momento e em qualquer lugar, como por exemplo, a internet. Hoje não são poucas as opções que ensinam como se sentir mais bonita, como fazer uma boa maquiagem, como se alimentar de forma correta, quais exercícios são mais eficazes. Seja inteligente, aproveite a internet para ficar ainda mais bonita, são milhares de tutorias de beleza que praticamente te oferecem um curso gratuito de maquiagem, compartilham dicas de moda, truques de cabelo, inclusive muitas técnicas e ferramentas que as celebridades utilizam.

Depois de ver essas imagens fica claro o que boa parte de nós já sabia: uma boa produção faz TODA a diferença. Se elas podem, porque você não? Recorra aos recursos que estão disponíveis, invista em maquiagens, cuide dos seus cabelos, da pele e do corpo. E não é preciso ser endinheirada para isso viu? Aqui no site nós oferecemos várias receitinhas caseiras e mostramos um monte de produtinhos em conta, pesquise!

Aqui no Patricinha Esperta, por exemplo, nós somos muito democráticas.  Disponibilizamos artigos e matérias para mulheres de todas as idades, todas as raças, todos os estilos e todas se encontram aqui com a intenção: melhorar a cada dia mais. Nosso papel é compartilhar opiniões, dicas, truques que possam facilitar a sua rotina e te deixar cada dia mais bonita. Agora sirva-se das ideias citadas nesse artigo, leve as que são aplicáveis à sua vida e seja a melhor versão de você mesma. Experimente colocar uma roupa na qual você se sente linda, fazer uma maquiagem, arrumar o cabelo, se olhar no espelho, gastar alguns segundos admirando a sua beleza e diga em alto e bom som que você é linda. Invista em você!

Espero ter ajudado vocês a enxergarem a verdade por trás dos holofotes e contribuído ao menos um pouquinho no aumento da sua autoestima.

Beijos amores,

Neny Bertini

Kemilly Bertini

Jornalista, comunicativa, pura energia. Apaixonada pelo universo feminino, dar dicas sobre beleza, moda, cabelos, maquiagem sempre foi seu maior hobby e ajudar mulheres a descobrirem a melhor versão de si mesmas é um dos seus prazeres.

Recent Posts

Shampoo Kérastase – Qual o melhor?

Shampoo Kérastase - um produto para diferentes tipos de cabelos Pode até parecer chover no molhado, mas na lavagem de…

16 horas ago

História das Calças Femininas

Há décadas atrás, os tecidos finos eram acessíveis apenas para mulheres ricas que poderiam comprá-los e mandá-los para as costureiras…

18 horas ago

Como Escolher Corretamente O Tamanho e a Taça do Soutien?

Você sabia que 70% das mulheres usam o tamanho errado do soutien? Pois é, por isso vamos te explicar: Como Escolher…

23 horas ago

MAC Velvet Mattes Batom Nova Coleção

Que aí ama um batom matte levanta a mão? Se você é como eu, não fica sem um batom, principalmente…

2 dias ago

Wella le beige: O que é? Como funciona?

Wella le beige A maioria das garotas no Brasil nascem morenas e até mesmo aquelas que nascem loiras acabam ficando…

2 dias ago

Como Decidir pelas Trancinhas no Cabelo Crespo

Como Decidir pelas Trancinhas no Cabelo Crespo A opção de mudar serve pra todas. Todo mundo já pensou em mudar…

2 dias ago