Como está sua auto-estima hoje?
Um novo ano está chegando e nada melhor do que cuidar de você para começar essa nova fase mais leve. A auto-estima é a forma como enxergamos a nós mesmos e ela melhora ou piora bastante a nossa vida, mesmo que não demos conta. A auto-estima expressa o quanto nos respeitamos e nos cuidamos e isso se reflete nas situações nas decisões que fazemos para nós mesmos e em nossa forma de lidar com as situações.
Para entender como está sua auto-estima, pense sobre como está sua vida nesse momento: suas atitudes são benéficas para você? Sua postura diante das situações é positiva? Você está feliz consigo mesma? Se as respostas não são positivas, seu amor próprio está prejudicado e você deve trabalhá-lo através da auto-ajuda. Cuidar da sua auto-estima depende apenas de você.
Ter auto-estima baixa influencia todos os campos da vida, embora muitas pessoas não acreditem. Se você não tem auto-estima ou tem auto-estima baixa, você não gosta muito de você e não se respeita, por isso faz escolhas ruins para si.
Por exemplo, em um relacionamento amoroso, uma pessoa com baixa auto-estima tem tendência a se envolver com pessoas que não estão disponíveis ou a tratam mal e em relações pessoais, esse tipo de pessoas busca amigos que não querem bem a ela e somente trazem más energias. Profissionalmente, uma pessoa com baixa auto-estima tem tendência a não evoluir, graças à falta de confiança no próprio potencial e à falta de coragem para tentar algo novo. É fácil detetar se uma criança ou adolescente tem baixa auto-estima pois geralmente essas pessoas não tiram dúvidas com o professor com medo do que os outros vão pensar. É importante nesse caso, ajudar essas crianças a desenvolverem amor próprio logo nos primeiros anos de vida, para que não cresçam se auto-sabotando.
A falta de auto-estima faz com que essas pessoas desistam no primeiro obstáculo.
Onde começa o problema?
Muitas vez o problema começa com a falta de auto-conhecimento e auto-imagem deturpada que faz com que a pessoa acabe se achando pior que as outras pessoas.
Caso você tenha filhos tente dar atenção e reconhecimento quando eles fizerem algo de positivo, pois você como mãe é a pessoa mais importante para eles e se eles sentirem que você lhes dá reconhecimento, serão crianças cheias de confiança.
Muitas vezes a falta de auto-estima começam na infância, devido ao pobre relacionamento das crianças com os pais ou criadores que não deram a ela referências de si mesma e por isso elas não conseguem desenvolver sua auto-imagem corretamente.
Um dos sintomas desse problema é que a pessoa cresce sempre se comparando com os outros, muitas vezes se perguntando se é melhor ou pior do que alguém.
Quais os sintomas da falta de auto-estima ?
Os principais sintomas e consequências do problema são:
-
Falta de auto-confiança. Mesmo estando em uma relação ruim, a pessoa não faz esforços para sair dela, pois acha que não tem capacidade para conseguir estar com alguém melhor.
-
Intolerância à frustração. Pessoas com baixa auto-estima se afetam com criticas pois tem pouco confiança em si mesmas. O problema é que pessoas dão bastante importância para o que as outras pessoas falam e pouco importância ao que realmente elas acham que está certo.
-
Sentimento de insegurança. Esse é outro sintoma da falta de auto-estima. A pessoa tem muita dúvida na tomada de decisão.
-
Excesso de auto-crítica. Isso acontece quando a pessoa começa só enxergando seus defeitos e ignorando suas qualidades.
-
Tendência a relacionamentos destrutivos. Mesmo sem se aperceber, a pessoa acha que não merece nada de bom e acaba se relacionando com pessoas ruins, que lhe fazem mal.
-
Permissividade. É difícil para a pessoa com baixa auto-estima colocar limites nas outras pessoas, pois ela tem medo de desagradar os outros, deixando que façam o que quiserem com ela.
-
Dificuldade em aceitar elogios. Sempre que alguém à elogia ela estranha, como se não fosse merecedora deles. Isso acontece porque a pessoa não reconhece seu próprio valor e desconfia quando o outro reconhece algo de bom nela.
-
Grande vulnerabilidade emocional leva a pessoa à dependência afetiva.
-
Sentimento crônico de insatisfação. Outro problema é que nunca está satisfeita com sua vida, tendo sentimentos de angústia e ansiedade constantemente e pensamentos pessimistas.
-
Sentimento de inferioridade. A pessoa se sente como se toda a gente fosse melhor do que ela não reconhecendo o seu valor.
-
Necessidade de aprovação. A pessoa sempre pergunta para outra pessoa se aquela roupa fica bem, se o que ela fez está bem pois tem dificuldade de se auto-avaliar.
Como podemos ver, a auto-estima condiciona e muito a vida das pessoas, por isso, que tal começar já trabalhando a sua e começar esse novo ano cheia de boas energias?