Auto-conhecimento e sua importância na vida

A importância do auto-conhecimento

Auto-conhecimento
Auto-conhecimento e sua importância na vida

Já falamos várias vezes aqui sobre a auto-estima e em como ela condiciona nossa vida. Mas o que faz com que algumas pessoas sejam mais confiantes, mais estáveis emocionalmente enquanto outras tem menos auto-controle? O auto-conhecimento é o diferencial que faz com que cada pessoa consiga ter controle sob suas emoções.

Você se conhece bem? Muitas pessoas acham que se conhecem bem, mas na verdade se conhece muito pouco. Pense dessa forma: você confia em alguém que conhece pouco? Geralmente confiamos apenas em quem conhecemos muito bem! Então se você não se conhece como quer acreditar mais em si própria e em suas capacidades? Como quer ir em concretizar seus sonhos se não acredita em voce mesma? E por que não acredita que você é capaz? Porque não se conhece bem.

Por todos esses motivos, o auto-conhecimento é muito importante para fortalecer o amor por si mesma e fortificar a auto-estima. É muito difícil alguém se conhecer interiormente quando busca sempre algo nos outros, procure primeiro em si mesma e você vai se tornar capaz de coisas que nunca imaginou serem possíveis.

Cuide de si, da sua pele, cabelo, roupas, cuido do seu corpo, mas nunca esqueça que o mais importante esta dentro de você e deve ser alimentado: seu auto-conhecimento e sua auto-estima.

É fácil perceber quando alguém está bem consigo mesmo, pelo sorriso no rosto, pela calma e pelo brilho no olhar e não pela roupa que usa ou pelo carro que dirige.

Como alguém que está constantemente se culpando e se criticando, pode se amar e se sentir bem? E como podemos amar alguém sem nos amarmos em primeiro lugar? Essa é uma condição básica para elevar a auto-estima. Comece por identificar os fatores que estão te impedindo de aumentar sua auto-estima.

Algumas das características que nos fazem perceber que a nossa auto-estima esta baixa são a inadequação, insegurança, dúvidas constantes, perfeccionismo, incerteza de quem você é, sentir que você não é capaz, de não conseguir realizar o que se quer, medo de errar e ter uma necessidade extrema de agradar as outras pessoas, ser reconhecida e aprovada pelo que faz e nem sempre pelo que é.

Você se identificou com alguma dessas características? Se sim talvez você esteja precisando aumentar seu auto-conhecimento para conseguui elevar sua auto-estima.

Comece fazendo o seguinte exercício:

  • 1- Escreva duas listas. Uma com dez coisas que você gosta em si mesma e outra com dez coisas que você não gosta em si mesma ou que gostaria de mudar.
  • 2- Qual lista foi mais fácil de completar?

Muitas pessoas sentem mais dificuldade em completar a lista das coisas que não gostam em si mesma. Muitas vezes achamos que enumerar coisas boas sobre nós mesmas é ser egoísta, mas essa é uma ideia errada.

Se você quer se conhecer melhor, você precisa ter consciência de quem é de verdade, avaliando seus pontos positivos e negativos, pois só dessa forma será capaz de mudar aquilo que te faz sofrer e dar ais valor ao que tem de bom e que geralmente acaba por esquecer, graças a suas próprias críticas e cobranças.

Continuando o exercício:

  • 1- Observe as listas e coloque um “i” nas características internas, aquelas que apenas podem ser reconhecidas por você. E um “e” nas características externas, que podem ser reconhecidas por outras pessoas.
  • 2- Colocando as letrinha, o que você percebe? Há um equilíbrio entre elas?

Se nessa lista você tem mais características externas é natural que fique mais frágil à opinião dos outros e mais facilmente manipulável. Isso significa que você depende muito da aceitação dos outros e não da sua própria aceitação. Por isso toda vez que algo que dependa do mundo externo ou de outras pessoas falar, você se sentirá frustrada e sua auto-estima pode baixar ainda mais.

Seu valor dependerá sempre do que disserem sobre você e sua opiniões não será assim tão importante quando você perder seu emprego ou receber uma crítica. Todos esses fatores fazem com que você tenha tendência a se sentir frustrada e queira desistir dos seus sonhos e objetivos. Saiba que se você quer aumentar seu auto-conhecimento, terá de ter consciência de quem você é de verdade, avaliando os pontos negativos e positivos.

É importante tratar sua auto-estima se você está muito concentrada no lado externo, pois você esta sempre querendo fazer algo para as pessoas em busca de reconhecimento e aprovação e vai acabar se machucando muito facilmente. Essa tendência de depender do que os outros falam acaba virando um ciclo vicioso já que você fica cada vez mais insegura com a aprovação ou não dos outros e quer agradar sempre mais, voltando a se machucar.

Descubra quem você é realente e tente entender porque você tem sua auto-estima fragilizada. Não esqueça que a pessoa mais importante do mundo é você mesma.

Auto-conhecimento e sua importância na vida
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.