Planeje o que você quer ser!

Planeje o que você quer ser quando crescer!

Planeje o que você quer ser!
Planeje o que você quer ser!

Planeje o que você quer ser, seja qual for a sua idade, pensar em como deseja ser no futuro é uma reflexão normal, saudável e necessária. Pois uma vida sem objetivos é uma vida sem sentido, sem estímulos para seguir adiante, dia a dia. Você já se sentiu assim alguma vez na sua vida? Sem rumo?

Se você está nesse momento com a sensação de estar andando para trás, de não conseguir chegar a lugar algum, talvez esteja na hora de parar e se autoavaliar. Planeje o que você quer ser, pois, quando a vida aponta para caminhos diferentes e você não sabe para onde ir é sinal que está faltando PLANEJAMENTO.

Você sabe o que é PLANEJAR?

Planejar é o ato de fazer planos. É a soma de: intenção de realizar algo + organização das ações necessárias para alcançar esse objetivo. Se houver só a intenção de nada irá adiantar, pois sem as ações, esse planejamento será apenas um plano sem ação, que nem chegará a sair do nível das ideias para ser colocado em prática. Por outro lado, não há como existir ações para atingir uma meta se esta não foi definida, planeje o que você quer ser! Intencionada anteriormente seria como seguir um caminho sem saber para onde está indo, sem as diretrizes necessárias para saber aonde se quer chegar.

Portanto, para ter um planejamento completo é preciso a ideia – o objetivo, a meta – mais as ações para conseguir chegar lá! Planeje o que você quer ser. O resultado dessa soma é o sucesso na obtenção da conquista. Mas como organizar um planejamento?

Aprenda a fazer um planejamento

Para começar, você precisa saber que existem três tipos de planos em relação ao tempo de realização:

  1. Planeje o que você quer ser a curto prazo – Quando você planeja ir a praia no próximo Domingo, por exemplo;
  2. Planeje o que você quer ser a médio prazo – É aproveitar a época de final de ano para fazer planos de comprar um carro, usando o seu 13º salário como entrada;
  3. Planeje o que você quer ser a longo prazo – Pode ser algo como fazer planos para envelhecer ao lado de quem ama, dentro de um trailer, viajando sem destino.

Com esses exemplos dá para assimilar a diferença que o tempo pode causar em um planejamento. Por isso, esse é o primeiro passo para organizar o seu projeto: definir o seu tipo de plano.

Em seguida, reflita sobre o que realmente deseja conseguir e assuma esse objetivo como uma meta a ser alcançada. Defina as diretrizes e as ações que precisarão ser tomadas para conseguir chegar até o seu alvo. Pode parecer burocrático, desnecessário e até meio bobo sair planejando seus desejos de vida, mas tente fazer a experiência e poderá constatar o resultado de ver uma ideia ser concretizada em algo real!

Planeje o que você quer ser!

Se você já sabe o que quer conseguir, como: ter sucesso em algum empreendimento, por exemplo, ou evoluir em seu plano de carreira profissional, parta para a definição das outras etapas, a iniciar pelo ‘diagnóstico’, que é nada mais, nada a menos que fazer uma autoavaliação, detectando os pontos fracos e os pontos fortes, internos e externos, que podem afetar o resultado dos seus planos. Por exemplo, se você é uma pessoa com dificuldade em oratória e vê nessa habilidade um requisito para alcançar a sua meta, então comece por trabalhar esse ponto fraco, buscando alternativas para atenuar ou – melhor – solucionar essa sua fraqueza; um curso, treinamentos, práticas que melhorem sua prática de falar em público.

Ao buscar opções que otimizem seu trajeto até o alvo a ser alcançado, estamos ‘casando’ o seu planejamento com a estratégia, que é justamente fazer ações ‘de olho’ no que você quer conseguir com elas. Podemos dizer, portanto, que a estratégia é o olho do planejamento!

Defina cada fase do seu planejamento estratégico, assim:

  1. Diagnóstico – Analise o que falta para conseguir seu objetivo e quais as vantagens que você já possui que podem lhe ajudar nesse projeto. Assim como no exemplo de aquisição de uma casa própria: Tem crédito para financiamento? Tem algum capital guardado para investir? Não tem nada? Enfim, qual a sua situação para viabilização desse sonho?
  2. Estabeleça as diretrizes – Aqui é o momento de definir a importância desse sonho para que possa usar essa razão como incentivo e norte a seguir no trajeto da conquista de sua meta;
  3. Formulação de estratégias – Conhecendo seus pontos fracos e fortes e sabendo quais são as suas diretrizes, monte suas estratégias para conseguir chegar aonde quer. Precisa ir ao banco conversar com o Gerente e sondar as melhores opções de financiamento? Precisa pedir na empresa que trabalha uma carta de referência para ajudar na liberação de crédito? Enfim, quais as alternativas que podem lhe conduzir ao seu alvo?
  4. Implemente a sua estratégia – É nessa fase que muita gente “morre na praia”… Já ouviu essa expressão? “Nadou, nadou e morreu na praia”? É o que acontece se você não consegue colocar em prática todo o planejado. Para dar certo é preciso que a etapa da Formulação da Estratégia esteja ‘bem casadinha’ com a etapa da Implementação. Ou seja, formule pensando em como irá colocar na prática! Essa é a chave para o sucesso de seu planejamento estratégico!
  5. Controle o seu planejamento – Essa etapa é fundamental para o sucesso do seu projeto, pois vai sinalizar qualquer desvio do que foi proposto na estratégia, possibilitando adequações e correções em tempo hábil.

Realize o seu sonho fazendo um Planejamento Estratégico!

Unindo estratégia ao seu planejamento fica mais fácil conseguir chegar aonde você quer. Planeje o que você quer ser! Se o seu sonho no momento é de uma casa própria, por exemplo, organize um planejamento estratégico para conseguir as chaves tão desejadas e garantir sua estabilidade habitacional para o resto de sua vida. Se o seu desejo é fazer um tratamento de estética, desenhe todas as etapas de um planejamento que podem lhe conduzir até o seu alvo.

Conheça-se. Defina onde você está agora e aonde você quer chegar, a curto, médio e longo prazo. Defina o que você é agora e o que você quer ser daqui a algum tempo – quando crescer mais um pouco… Não viva sem rumo, planeje a sua vida estrategicamente e seja o que você quiser ser!

Planeje o que você quer ser!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.